A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Pimentel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Pimentel"— Transcrição da apresentação:

1 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Pimentel pimentel@uniriotec.br http://www.uniriotec.br/~pimentel Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração

2 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel2 / 12 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

3 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel3 / 12 UNIRIO – DIA Departamento de Informática Aplicada Graduação (www.uniriotec.br)www.uniriotec.br –Bacharelado em Sistemas de Informação Mestrado (www.uniriotec.br/ppgi)www.uniriotec.br/ppgi –Sistemas de Informação Sistemas de Apoio ao Negócio Representação de Conhecimento e Raciocínio Redes e Distribuição Pós-graduação Lato-sensu (www.uniriotec.br/~np2tec)www.uniriotec.br/~np2tec –Qualidade de Software

4 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel4 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação Objetivos: Investigar o uso e promover o desenvolvimento de tecnologias de comunicação para Educação e Colaboração Objetos: –Ferramentas de comunicação: correio-eletrônico (email), fórum, lista de discussão, blog, bate-papo (chat), videoconferência, mensagem-instantânea (messenger), VoIP (comunicação de voz pela Internet) –Técnicas de trabalho em grupo: brainstorming, entrevista, workshop, storyboarding, roleplaying (p/ elicitação de requisitos [RUP]); seminário, debate, júri pedagógico, grupos de estudo (p/ educação online) Questões: –Como desenvolver uma ferramenta de comunicação para a realização de uma técnica de trabalho em grupo? –Como adequar uma técnica de trabalho em grupo para ser realizada através de uma ferramenta?

5 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel5 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Método de pesquisa Estratégia: 1.São investigados os problemas que ocorrem com o uso de uma ferramenta na aplicação de uma técnica 2.Visando resolver os problemas identificados, desenvolve-se uma nova versão da ferramenta ou, ocasionalmente, uma adequação da técnica 3.Um novo estudo de caso é executado para realimentar a pesquisa e o desenvolvimento Dados e procedimentos de análise: –Entrevistas com perguntas abertas (investigação exploratória) –Análise do discurso sobre os registros da comunicação (artefatos) –Análise da execução do processo: vídeos do uso da ferramenta com análise por métodos de IHC

6 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel6 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Estudo de Caso: Entreviste Entrevistado Entrevistadores - Moderador Entrevista Bate-papo Entrevist@ Tópico Perguntas e Respostas Baseado no trabalho de Enrique Pessoa, Projeto Final Bacharelado em Informática-UFRJ, 2000 Orientação: Cláudia Motta Co-orientação: Mariano Pimentel Modelo de Trabalho instanciado para o desenvolvimento da ferramenta Entreviste

7 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel7 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Técnica: entrevista não-moderada Tem a função de elaborar uma síntese da entrevista. No contexto educacional, pode ser desempenhado por 2 ou 3 alunos da turma, ou pelo próprio professor. Sintetizador Tem interesse nas informações do entrevistado, mas não tem a função de interrogá-lo (exceção pode ser feita no final da entrevista). No contexto educacional, este papel pode ser desempenhado pela maioria dos alunos da turma, ou então não ser desempenhado no caso em que todos os alunos atuam como entrevistador. Espectador Tem a responsabilidade de manter a ordem e o andamento da entrevista. Em casos de entrevista moderada, este papel também é responsável por selecionar as perguntas dos entrevistadores. No contexto educacional, este papel deve ser exercido pelo professor. Moderador Pessoa com a responsabilidade de obter informações do entrevistado. Deve possui domínio da técnica de interrogar: propor perguntas adequadas e reformular o questionamento em função das respostas. No contexto educacional, este papel deve ser exercido por um grupo selecionado de alunos ou mesmo por todos os alunos da turma. Entrevistador Atua neste papel quem possui informações de interesse e tem a responsabilidade de transmiti-las respondendo a perguntas dos entrevistadores. No contexto educacional, este papel deve ser exercido por um convidado ou pelo próprio professor. Entrevistado (Especialista) Habilidades e ResponsabilidadesPapel

8 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel8 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Ferramentas: análise comparativa PSIU.com entrevista CIDADE NEGRA Entrevista realizada em 22/03/2002 às 18 hs Bate-papo UOL entrevista CIDADE NEGRA Entrevista realizada em 21/03/2002 às 20 hs

9 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel9 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Problemas o texto do entrevistado se mistura com o dos entrevistadores, sem uma clara separação do diálogo; é difícil compreender, às vezes, a qual pergunta uma resposta se refere; com os vários entrevistadores, e sem um moderador, o entrevistado é abordado com um número excessivo de perguntas; sem um vídeo, a audiência fica desconfiada da identidade do entrevistado; quando o entrevistado digita frases longas, a audiência sente como se ele estivesse demorando a responder.

10 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel10 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Proposta de solução Respostas do entrevistado Perguntas dos entrevistadores

11 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel11 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Conclusão Modelo de Trabalho tem se mostrado útil para guiar a análise e o projeto das ferramentas groupware – Grupo – Técnica – Ferramentas Procedimentos usados no contexto do projeto ComunicaTEC têm se mostrados úteis para a pesquisa e o desenvolvimento de ferramentas para colaboração –Investigação técnica-ferramenta –Técnicas de investigação: análise do domínio, do discurso e entrevistas –Desenvolvimento de sucessivas versões da ferramenta buscando resolver problemas reais

12 ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel12 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Pimentel pimentel@uniriotec.br http://www.uniriotec.br/~pimentel Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração


Carregar ppt "ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Pimentel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google