A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
Técnico de Enfermagem, Técnico de Vigilância em Saúde, Curso de Aperfeiçoamento no Cuidar da Pessoa Idosa Técnico em Citologia(2 turmas pilotos). Estas áreas foram pactuadas à época,em uma conjuntura política de pouca aproximação da ETIS e a Gestão Estadual.Os debates junto ao COSEMS se deram num tempo exíguo dado os prazos para apresentação dos Projetos ao MS.

2 Situação atual Temos uma nova estrutura onde a ETIS tem maior proximidade da Gestão,e está possibilitando articulação e conhecimento das demandas e consequentemente adequações e alterações nas propostas apresentadas. O Projeto de Técnico de Citologia foi revisto e no momento estamos pactuando a possibilidade de substituição para Hemoterapia ou Radiologia. Considerando a conjuntura atual,identificamos a necessidade de amadurecimento das pactuações e sua adequação em relação aos recursos existentes e as ações necessárias para implantação do Curso.

3 Situação atual Estabelecer ações consonantes com as diretrizes legislação da Educação vigentes no Estado. Aproximação com o corpo técnico do CEE no sentido de facilitar a compreensão das especificidades da ETSUS/RJ.

4 Aspectos administrativos e pedagógicos
Necessidade de expansão e qualificação do quadro técnico-administrativo, Fortalecimento do quadro pedagógico Instituir Núcleo Estruturante Docente a partir da identificação e alocação de profissionais da própria rede de saúde que apresentem perfil de qualificação para atuação pedagógica. Estabelecer mecanismos em parceria com os SEGTES/SESDEC,CGRs,CIES,SMS,COSEMS e CES para garantir estruturas/espaços pedagógicos que estejam disponíveis para os alunos.

5 Sugestões Discutir politicamente dentro da SEGTES Fluminense a necessidade de articulação dos diferentes atores da Gestão (CGRs,CIES,SMS, COSEMS e CES )no sentido de identificar e atender as reais demandas dos Municípios. Iniciar a utilização dos recursos financeiros para implantação das turmas já pactuados e posterior adequação do Projeto às necessidades identificadas. Aumento de recursos financeiros de capital para fazer frente as necessidades de infra estrutura dos novos cursos. Desenvolver estratégias de ensino a distância via RETSUS para qualificação de docentes semi presencial.

6 Perspectivas/Desafios
Estreitar os laços de parceria entre as ET-SUS do estado do Rio, sendo que já existe uma ação concreta de desenvolvimento de material didático para os três módulos do curso de Agente Comunitário de Saúde. Portanto, se faz necessário a consolidação dessas parcerias e ampliação para outros campos de atuação.


Carregar ppt "Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google