A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Categorias da Narrativa Sistematização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Categorias da Narrativa Sistematização"— Transcrição da apresentação:

1 Categorias da Narrativa Sistematização
Texto Narrativo Categorias da Narrativa Sistematização

2 ACÇÃO é um conjunto de acontecimentos que se desenrolam num determinado espaço e num tempo mais ou menos extenso com a participação de personagens. A acção pode ser aberta, se permite ao leitor imaginar a continuação da história ou fechada se dá uma continuação definitiva à história, impedindo a sua continuação.

3 TIPOS DE ACÇÃO QUANTO À SUA IMPORTÂNCIA
Acção principal – integra o conjunto de sequências narrativas que detém maior relevo. Acção Secundária – relata acontecimentos menos importantes relativamente à acção principal.

4 Organização das sequências narrativas (segmentos narrativos com princípio, meio e fim)
Encadeamento – a sequência narrativa surge encadeada, segundo a sua ordem cronológica. Encaixe – uma sequência narrativa é introduzida numa outra que estava a ser narrada e que depois se retoma. Alternância – várias sequências narrativas vão sendo narradas alternadamente.

5 Personagens Relevo Personagem principal – desempenha um papel central na acção. Personagem secundária – assume um papel menos importante que o do protagonista, sendo, no entanto, importante no desenrolar da acção. Figurantes – têm um papel irrelevante na acção, tendo o papel de ilustrar um ambiente ou espaço social.

6 Personagens Composição
Personagem modelada – apresenta uma dinâmica interior profunda, capaz de alterar o seu comportamento e, por isso, pode evoluir ao longo da cena. Personagem plana – comporta-se de forma previsível ao longo da sequência narrativa, mantendo a maneira de ser de forma inalterada. Personagem tipo – representa um grupo social ou profissional. Personagem colectiva – é constituída por um grupo de indivíduos que age como se fosse animado por uma só vontade.

7 Personagens Caracterização Física e Psicológica
Autocaracterização – a própria personagem apresenta as suas características. Directa Heterocaracterização – a caracterização da personagem é-nos facultada pelo narrador ou por outra personagem. Indirecta o narrador põe a personagem em acção, cabendo ao leitor fazer a sua caracterização, a partir do seu comportamento ou das suas palavras.

8 Espaço Físico – é o espaço real que serve de cenário à acção.
Social – é o ambiente social em que decorre a acção. Psicológico – espaço interior das personagens, abarcando as suas vivências mais íntimas, os seus pensamentos e os seus sentimentos.

9 Tempo Tempo histórico – refere-se à época ou momento histórico em que a acção se desenrola. Tempo psicológico – é o tempo subjectivo que é vivido e sentido pela personagem. Tempo do discurso – resulta do tratamento ou elaboração do tempo feita pelo narrador.

10 Narrador Presença Não participante heterodiegético
Autodiegético (personagem principal) Participante - Homodiegético (personagem secundária)

11 Focalização Omnisciente – o narrador mostra conhecer toda a história, manipulando todas as categorias da narrativa. Interna – o narrador adopta o ponto de uma das personagens. Externa – o conhecimento do narrador limita-se ao que é observável do exterior. Nota Bem: O narrador pode apresentar uma atitude objectiva e subjectiva perante a narração.

12 Modos de Apresentação do discurso
Narração – apresentação de acções e acontecimentos que fazem avançar a história; Descrição – caracterização de personagens, objectos e espaços que nos permitem uma melhor compreensão da história, mas que normalmente retardam o avanço da acção; Diálogo – conversa entre as personagens, ganhado a história contada maior vivacidade

13 O FIM FIM


Carregar ppt "Categorias da Narrativa Sistematização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google