A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA ÉTICA

2 Segundo Maximiano (2002, p.416): “a ética é a disciplina...ideal”.
CONCEITO DE ÉTICA Segundo Maximiano (2002, p.416): “a ética é a disciplina...ideal”. De acordo com Nalini (2004, p.26): “ética é o ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado”.

3 ÉTICA X MORAL Ética vem do grego ethos que significa costume, ou seja, ética é a ciência dos costumes, que tem como objeto a moral. Moral vem do latim mores quem tem o mesmo sentido de costumes, apesar de uma ser considerada uma ciência.

4 A grande questão é a seguinte:
VALORES MORAIS A grande questão é a seguinte: Os valores morais de um grupo, de uma organização, enfim, de uma sociedade, devem ser definidos claramente para os indivíduos através de normas de conduta que mostra o que é ser ético para si e para os outros?

5 CONCEITO DE VALOR Conforme Saldanha (2002, p.5): “valor é o conjunto de qualidades, utilidades, finalidades, propriedades de diferentes ordens como física, funcional, emocional, social, atribuídos a uma realidade, situação ou condição de ordem pessoal ou coletiva”.

6 DILEMAS MORAIS Segundo Valle (2003, p.19): “os dilemas morais estão relacionados ao cotidiano de cada sociedade, o que nos permite afirmar que um mesmo comportamento pode ser visto por uma sociedade como desprovido de moral, enquanto aos olhos de outra sociedade pode ser considerado moralmente aceito”. Exemplo: Em alguns países, os homens podem e devem possuir muitas mulheres, não descumprindo nenhuma norma ou regra de conduta. Já no Brasil, o homem só pode se casar com apenas uma mulher, praticando dessa maneira a monogamia.

7 PRINCÍPIOS ÉTICOS Responsabilidade: o indivíduo deve procurar adotar um critério livre e imparcial na sua vida pessoal e profissional, evitando participar de conflitos de interesses, de discriminação, de situações injustas e desleais. Lealdade: o ser humano necessita utilizar como característica a lealdade em todas as situações pessoais e profissionais, os conflitos, as discussões quem possam interferir no seu comportamento. Respeito às pessoas: a cordialidade, a educação e o bom relacionamento com os outros é ponto primordial para que o indivíduo seja ético.

8 MORAL ABSOLUTA Afirma Nalini (2004, p. 30): “para a moral absoluta, a pessoa que é dotada de um mínino de consciência é dotado de uma bússola natural que o predispõe ao discernimento do que é certo e errado em termos éticos”.

9 ÉTICA RELATIVA De acordo com Nalini (2004, p.31): “os relativistas entendem não haver sentido falar em valores à margem da subjetividade humana, ou seja, o bom e o mau são palavras cujo conteúdo é condicionado por referenciais de tempo e espaço”. Exemplo: quando o vendedor faz a oferta de um preço mais baixo, desde que o comprador não exija Nota Fiscal. Quando se acredita que esse comportamento é correto, pois se acredita que existe alguma justificativa, é o enfoque da ética relativa.

10 FORMAS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA
Ética empírica, Ética de bens, Ética formal e Ética valorativa


Carregar ppt "ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google