A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Sociais e Obesidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Sociais e Obesidade"— Transcrição da apresentação:

1 Redes Sociais e Obesidade
Assortatividade Redes Sociais e Obesidade Bruno Coelho Lívia Vilaça

2 Roteiro Obesidade Obesidade nas redes sociais Assortatividade
O que é? No Brasil e no mundo Obesidade nas redes sociais Assortatividade Definição A Pesquisa Fonte de dados Análise da rede Resultados Conclusão

3 Obesidade Perigoso aumento da reserva natural de gordura
Ingestão alimentar é superior ao gasto energético. Acarreta outros problemas de saúde Diabetes Doenças cardiovascular  Fatores que podem levar a obesidade Sedentarismo Consumo excessivo de nutrientes Genética Doenças

4 Como é medida? Índice de massa corpórea – IMC
IMC = PESO / (ALTURA)² = kg/m² IMC Classificação < 18.5 Abaixo do Peso 18.5 a 24.9 Peso normal 25.0 a 29.9 Sobrepeso > 30.0 Obesidade

5 No mundo Qual o país com a maior densidade de obesos do mundo??
95% da população adulta está acima do peso 85% da população masculina adulta é claramente obesa Mas o maior número absoluto de gordos no mundo está na China (15% da população) e nos Estados Unidos (30% da população)

6 No mundo Top 5 - Homens Top 5 – Mulheres Nauru : 33,9
Estados Unidos : 28,5  Arábia Saudita : 27,9  Austrália : 27,6  Canadá : 27,5 Top 5 – Mulheres Nauru: 35  Egito: 30,1  Arábia Saudita: 29,6  África do Sul: 29,5  México: 28,7 

7 No Brasil Brasil é o 88º país mais obeso do mundo
11% da população adulta é obesa Porcentagem de obesos com mais de 20 anos 12,4% dos homens 16,9% das mulheres A proporção de adultos com IMC superior a 25 é de 50,5%

8 Obesidade em redes sociais
Qual a influência entre os indivíduos de uma rede social em relação ao ganho de peso?

9 Assortatividade Assortatividade corresponde a tendência de um nó se ligar com outros nós de graus similares. Coeficiente de assortatividade(A) pode variar entre -1 e 1. Coeficiente negativo significa que os nós tendem a se conectar com outros de graus diferentes. Coeficiente positivo significa que os nós tendem a se conectar com outros de graus parecidos.

10 Assortatividade Rede com coeficiente de assortatividade igual a 0

11 Assortatividade Rede com coeficiente de assortatividade discretamente positivo

12 Assortatividade Rede com coeficiente de assortatividade fortemente positivo

13 Pesquisa “The Spread of Obesity in a Large Social Network over 32 Years” (Nicholas A. Christakis, M.D., Ph.D., M.P.H., and James H. Fowler, Ph.D.) Motivada pelo aumento da obesidade nos Estados Unidos nos últimos 40 anos Avaliação de rede conectada durante 32 anos ( ) para analisar a disseminação da obesidade em redes sociais

14 Pesquisa Embora o ganho de peso seja fruto do comportamento pessoal e das próprias escolha, esse estudo visa mostrar que o ganho de peso é influenciado por outras pessoas da rede. Ter contatos obesos muda a tolerância sobre a obesidade e também influencia no estilo de vida (Fumar, praticar exercício, hábitos alimentares...).

15 Fonte de dados Usou dados da do estudo: “The Framingham Heart Study”
Iniciado em 1971 com 5124 indivíduos Esses indivíduos foram os chamados “egos” Indivíduos ligados aos “egos” são chamados “alters” No geral, 12.067 egos e alters estavam ligados em algum ponto durante o período de estudo.

16 A rede Coletas feitas em 1973, 1981,1985, 1989, 1992, 1997, e 1999
Retiradas informações completas Cônjuges Pais Filhos Irmão Amigos íntimos Informações altura peso endereço

17 A rede Identificação de amizade direcional
Amizade na percepção do ego Amizade na percepção do alter Amizade mútua 45% dos egos foram conectados através de amigos em comum Apenas pessoas com mais de 21 anos foram incluídas 53% dos egos eram mulheres idade média de 38 anos (faixa de 21 a 70) sua média de ensino de 13,6 anos (variando de nenhuma educação a ≥ 17 anos de educação)

18 Análise da rede Fatores observados para formação de clusteres
Homofilia Compartilhamento de experiências, eventos e atributos Indução

19 Análise da rede Status de obesidade do ego em instante (t + 1) em função de Idade Sexo Nível educacional Status de obesidade no tempo t Status de obesidade do alter no tempo t Status de obesidade do alter no tempo (t + 1)

20 Análise da rede Cada circulo representa uma pessoa.
Circulos com bordas vermelhas são mulheres. Circulos com bordas azuis são homens. O tamanho de cada circulo é proporcional ao IMC. O interior de cada circulo representa o status da obesidade: Amarelo => Obesa (IMC >= 30) Verde => Não obesa (IMC < 30) A cor da aresta representa o tipo de relacionamento entre os nós: Roxo => Amigo ou cônjuge Laranja => Familiar

21 Análise da rede

22 Análise da rede

23 Análise da rede

24 Análise da rede

25 Análise da rede

26 Análise da rede

27 Análise da rede

28 Resultados ocorrência de obesidade de um outro indivíduo
Aumento da Probabilidade de Obesidade na Grau de separação entre os indivíduos

29 Resultados ocorrência de obesidade de um outro indivíduo
Aumento da Probabilidade de Obesidade na Distância geográfica entre os indivíduos

30 Resultados

31 Resultados Aumento do risco de obesidade
De acordo com a distância social 45% para 1 grau de separação com um indivíduo obeso 20% para grau de separação 2 10% para grau de separação 3

32 Resultados Aumento do risco de obesidade
De acordo com o nível de amizade 117% se um amigo próximo se tornar obeso 57% se algum amigo se tornar obeso De acordo com o sexo 71% para amigos do mesmo sexo 100% para os homens 38% para as mulheres Para sexos diferentes o risco diminui

33 Resultados Aumento do risco de obesidade Para irmãos Para casais
Risco total 40% 55% para mesmo sexo 27% para sexos opostos 44% para homens 67% para mulheres Para casais 44% para os homens 37% para as mulheres

34 Conclusão Mesmo o ganho de peso ser muito ligado ao estilo de vida de cada pessoa, o estudo mostra como outras pessoas da rede influenciam fortemente no ganho de massa corporal. Outros fatores além dos relacionamentos também tem influencia no ganho de peso. O estudo apontou que parar de fumar tem forte influencia no ganho de peso. Obesidade deixou de ser apenas um problema clinico e passou a ser também um problema social.

35 Referências “The Spread of Obesity in a Large Social Network over 32 Years” Nicholas A. Christakis, M.D., Ph.D., M.P.H., and James H. Fowler, Ph.D. N Engl J Med 2007; 357: July 26, 2007 BURKE, Mary A.; HEILAND, Frank. The Strength of Social Interactions and Obesity among Women. Agent-based Computational Modelling, Boston, n. , p.1-33, 15 out Assortativity –Wikipedia, the free encyclopedia


Carregar ppt "Redes Sociais e Obesidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google