A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coluna vertebral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coluna vertebral."— Transcrição da apresentação:

1 Coluna vertebral

2 Coluna vertebral composta por vértebras;
funciona como uma haste forte e flexível; encerra e protege a medula espinal, sustenta cabeça ponto de fixação para as costelas, cíngulos do membro inferior e os músculos do dorso. composta de uma série de ossos denominados vértebras; funciona como uma haste forte e flexível que pode girar e mover-se para frente, trás e lados; encerra e protege a medula espinal, sustenta cabeça e serve como ponto de fixação para as costelas, cíngulos do membro inferior e os músculos do dorso.

3 Regiões da Coluna vertebral
número total no início é do desenvolvimento é de 33; depois algumas vértebras se fundem, região sacral e coccígea; coluna vertebral do adulto possui 26 ossos e 33 vértebras;

4 Regiões da Coluna vertebral
Cervical - 7 vértebras cervicais - convexas; Torácica - 12 vértebras torácicas - CÔNCAVA; Lombar - 5 vértebras lombares - CONVEXA; Sacral - 5 vértebras sacrais fundidas - côncavas Cóccix - 4 vértebras coccígenas fundidas Em relação a porção anterior do corpo (côncavo ou convexo) Cervical - curvatura cervical - formada por 7 vértebras cervicais - convexas; Torácica - curvatura torácica - formada por 12 vértebras torácicas - côncavas; Lombar - curvatura lombar - formada por 5 vértebras lombares - convexas; Sacral - curvatura sacral - formada por 5 vértebras sacrais fundidas = sacro (osso sagrado), côncavas Cóccix - (em forma do bico do cuco) - 4 vértebras coccígenas fundidas

5

6

7

8 Regiões da Coluna vertebral
as curvaturas: aumentam a resistência; ajudam a manter o equilíbrio na posição ereta; absorvem choques na deambulação e corrida; protegem as vértebras contra fraturas.

9 Curvaturas anormais Escoliose - curvatura lateral anormal que envolve, geralmente, vértebras torácicas. Quando grave pode comprometer respiração; Cifose - é uma curvatura torácica acentuada (corcunda); Lordose - curvatura lombar acentuada.

10 ESCOLIOSE

11 CIFOSE

12 LORDOSE

13

14 Vértebras Variam em tamanho, forma e detalhe, mas muito similares;
Podem ser: Móveis Imóveis Possuem discos intervertebrais; variam em tamanho, forma e detalhe nas diferentes regiões da coluna, mas muito similares; vértebras cervicais, torácicas e lombares são móveis; sacro e cóccix são imóveis; da segunda vértebra cervical até o sacro - discos intervertebrais;

15 Vértebras – discos intervertebrais
anel externo de fibrocartilagem (anel fibroso) anel interno mole/pulposo/elástico (núcleo pulposo); formam articulações fortes, permitem movimento e absorvem o choque vertical.

16 FOTO DO ANEL INTERVERTEBRAL
4 – disco intervertebral

17 Vértebras - estrutura corpo vertebral - é a porção anterior, espessa, em forma de disco - sustenta o peso da vértebra; arco vertebral - estende-se por trás do corpo da vértebra. Formado por dois precessos curtos e espessos, pedículos do arco vertebral, que se projetam para trás do corpo e se unem às lâminas do arco vertebral, parte plana do arco vertebral que terminam em uma projeção única, aguda e mais delgada, processo espinhoso.

18

19 2 – corpo da vértebra 8 – processo transverso 11 – processo espinhoso

20 3 – corpo da vértebra 4 – Processo articular superior 12 – Processo transverso 16 – Processo espinhoso 17 – Costela

21 Vértebras - estrutura o espaço entre o arco vertebral e o corpo vertebral contém a medula espinal - forame vertebral; os forames vertebrais em conjunto formam o canal vertebral; quando as vértebras estão empilhadas umas sobre as outras, há uma abertura entre vértebras adjacentes, nos dois lados da coluna - forame intervertebral - permite a passagem de um único nervo espinal.

22

23 Vértebras - estrutura Sete processos originam-se do arco vertebral;
processo transverso - no ponto em que lâmina e pedículo se unem, estendem-se lateralmente para ambos os lados; processo espinhoso - um único projeta- se da junção das lâminas; esses 3 tem ƒ(x) de pontos de fixação muscular.

24

25 Vértebras - estrutura os quatro restantes formam articulações com vértebras adjacentes superiores ou inferiores; processos articulares superiores - articulam- se com a vértebra adjacente acima; processos articulares inferiores - articulam- se com a vértebra adjacente abaixo; as superfícies articulares são chamadas de faces e são recobertas por cartilagem hialina.

26

27

28 vértebras cervicais

29

30 Atlas (c1) Primeira vértebra cervical; sustenta a cabeça
não tem corpo, nem processo espinhoso; superfície superior contém as faces articulares superiores que se articulam com o osso occipital do crânio (articulação do “sim”);

31

32

33 8 – côndilo occipital

34 Áxis (c2) segunda vértebra cervical;
possui corpo e um processo espinhoso; dente do áxis - processo em forma de dente - projeta-se através do forame vertebral do atlas - pivô para rotação entre atlas e axis (articulação do “não”)

35

36

37 6 – dente do áxis

38 c3 a c7 igual a descrita como vértebra típica;
C7 - chamada de vértebra proeminente - grande processo espinhoso. Da segunda à sétima vertebra o processo espinhoso é bifido

39 3 – Sétima vertebra cervical (C7) – vértebra proeminente

40

41 Vértebras torácicas T1 a T12; maiores e mais fortes que as cervicais;
possuem a característica distintiva de possuir fóveas - que se articulam com as costelas; movimentos limitados pela fixação das costelas no esterno.

42 3 – corpo da vértebra 4 – Processo articular superior 12 – Processo transverso 16 – Processo espinhso 17 – Costela

43 vértebras lombares L1 a L5; maiores e mais fortes da coluna;
projeções sãos curtas e espessas; processos espinhosos bem adaptados para a fixação dos grandes músculos do dorso.

44 Vértebra Lombar 3 – corpo da vértebra 4 – Processo articular superior 16 – Processo espinhoso 21 – Processo transverso 36 – Processo mamilar

45 Sacro osso triangular formado pela fusão das cinco vértebras sacrais (S1 a S5); fusão começa entre os 16 a 18 anos e está completa até os 30; forte fundação para o cíngulo do membro inferior; posicionado na porção posterior da cavidade pélvica, entre os dois ossos do quadril.

46 sacro lados posterior e anterior com 4 pares de forames sacrais;
continuação do canal vertebral é o canal sacral - abertura inferior chamada de hiato sacral; Forames sacrais – por onde passa nervos e vasos sanguineos Na mulher a superfície pélvica é mais reta nas 3 primeira Vertebras, no homem a curvatura é mais uniforme Mulher – sacro é mais largo, curto e reto (menos curvo) margem ântero-superior tem uma projeção - promontório da base do sacro - ponto de referência para medir pelve antes do parto.

47

48

49

50 Cóccix forma triangular;
Geralmente: fusão das 4 vértebras coccígenas (Co1 a Co4);

51

52 Perguntas sobre Coluna Vertebral
1) Cite 3 funções da coluna vertebral. 2) Quais são as funções dos forames vertebrais e intervertebrais? 3) Qual a estrutura de uma vértebra típica? 4) Que ossos permitem o movimento da cabeça para significar “não”? 5) Porque as vértebras lombares são as maiores e mais fortes da coluna vertebral?

53 Desenhos (faça um desenho esquemático…)
de toda a coluna vertebral, indicando suas regiões específicas e o número de vértebras em cada um deles de uma vértebra clássica indicando: Corpo vertebral Arco vertebral Pedículos do arco vertebral Lâminas do arco vertebral Processo espinhoso das vértebras do sacro com o cóccix

54


Carregar ppt "Coluna vertebral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google