A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?"— Transcrição da apresentação:

1 QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
RESENHANDO…

2 Na resenha acadêmica crítica, os sete passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa: Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar; Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado; Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”

3 RESENHA[1] CARITA, Ana et al. Como ensinar a estudar. Lisboa: Editorial Presença, 1997. Parte 1. Renato Gomes Neves[2] Carita et al. (1997) trabalham no Serviço de Psicologia e orientação (SPO) de uma escola de 3 º Ciclo e de Ensino Secundário na cidade de Lisboa, Portugal. As autoras desenvolvem um programa de desenvolvimento de competências de estudo. A equipe parte do seguinte pressuposto: [...] é fundamental ajudar os alunos na aquisição e/ou no desenvolvimento de um conjunto de competências básicas e de valor transversal que compõem o ofício de estudante e que são susceptíveis de optimizar o rendimento acadêmico (p.16). A nosso ver, a perspectiva que norteia o programa, como escrito no texto, assume um caráter holístico e ecológico, pois busca situar o problema na interação entre o indivíduo e o seu meio ou sistema. O que a equipe desenvolve é uma abordagem menos individualista e clínica (cada caso é um caso e cada um por si), mais dirigida à esfera total da vida do aluno e indivíduo e ao seu desenvolvimento. As autoras desenvolvem com os alunos a concepção e a percepção do que precisam saber e saber-fazer para aprender, e depois, favorecem esse processo com atividades de controle e operacionalização desse saber e saber-fazer para aprender. ____________________________ [1] Trabalho apresentado à Disciplina MTC, Profa. Dra. Elizabeth Teixeira. [2] Aluno da Turma 1TUV1, Matrícula


Carregar ppt "QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google