A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
“ A verdade é que a minha atroz função não é resolver e sim propor enigmas, fazer o leitor pensar e não pensar por ele.” Mário Quintana

2 REALIZAR INFERÊNCIAS TEXTUAIS / INFERIR
Ato ou efeito de inferir; conclusão (de um raciocínio lógico); dedução, indução. Inferência É necessário conhecimento prévio. Familiaridade com o tipo de texto focalizado e com as marcas lingüísticas que apresentam, na escrita, numa situação de diálogo.

3

4 COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão: elipse referência coesão lexical substituição conjunção Coerência textual: é a articulação entre partes de um texto, obtida através da organização lógica de idéias e significados. Um texto coerente é um texto que possui uma “unidade de sentido”.

5 da utilização adequada dos elementos gramaticais da língua;
Depende: da utilização adequada dos elementos gramaticais da língua; da utilização correta dos sentidos A coerência está relacionada ao contexto em que se dá a comunicação. Exemplo de texto incoerente: O gato comeu o peixe que meu pai pescou. O peixe era grande. Meu pai é alto. Eu gosto de meu pai. Minha mãe também gosta. O gato é branco. Tenho roupas muito brancas.

6 Exemplo de texto coerente:
Meu pai pescou um peixe enorme, quase do seu tamanho - e olha que ele é um homem bem alto! Só que, quando chegou em casa, depois da pescaria, ele esqueceu o peixão sobre a mesa e o nosso gato o comeu todinho. Não tem problema, meu pai é atrapalhado, mas agente gosta dele assim mesmo.

7 INFORMAÇÃO IMPLÍCITA E EXPLÍCITA
“ Era muito inteligente apesar de ser mulher.” A frase diz explicitamente que: a ministra é inteligente; A ministra é mulher. Implicitamente: As mulheres não são inteligentes. A informação implícita decorre do uso do conector apesar de antes do conteúdo explícito ser mulher.

8 Exemplo: “ Para que o Brasil se torne um pais de primeiro mundo será preciso privatizar as empresas estatais, abrir a economia ao ingresso de produtos estrangeiros e terminar com os direitos trabalhistas que oneram a folha de pagamento.” Conteúdo explícito: a) O ingresso do Brasil no primeiro mundo exigirá a privatização das empresas estatais. b) O ingresso do Brasil no primeiro mundo exigirá a abertura da economia aos produtos estrangeiros. c) O ingresso do Brasil no primeiro mundo exigirá o término dos direitos trabalhistas. Conteúdo implícito: a) O Brasil vai ingressar no grupo de países do primeiro mundo se preencher essas condições. b) No Brasil as empresas e o Estado são onerados pelos direitos trabalhistas

9 TEMA CENTRAL É o assunto sobre o qual se escreve. Na abordagem de um tema é preciso evitar dois erros básicos: a redução e a extrapolação. Obs: Não confundir tema com título.

10 MARCAS DA ORALIDADE As variedades lingüísticas revelam a história, as práticas culturais e não a incapacidade de se falar corretamente; o fato de se dominar as formas da língua padrão não significa, necessariamente, possuir uma boa expressão oral. É obrigação da escola proporcionar ao aluno o domínio da variedade padrão. Pode-se usar para sensibilizar o aluno, o confronto de textos com estruturas diferentes.

11 Receita Casera Minera de Môi de repôi nu ái e ói
Ingridienti: 5 denti di ái 1 cabeça di repôi 3 cuié di ói 1 cuié di mastumati Modi fazê: Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum sá quenta o ói na cassarola foga o ái socado no ói quenti pica o repôi beeemmm finim fogá o repôi no ói quenti junto cum ái fogado põi a mastumati mexi cum a cuié prá fazê o môi Sirva cum rôis e melete Dá prá dois cumê. ( Bão prá fazê no domingo.)

12 PAPO MINEIRO Sapassado, era desdezembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhano um kidicarne com mastumate pra fazê uma macarronada com galinhassada. Quascaí de susto, quandoví um barui vinde dendoforno, parecenum tideguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinha ispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, proncovô, oncotô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô.

13 ALGUMAS CAUSAS DA MÁ COMPREENSÃO DE UM TEXTO
1- O leitor não conhece os recursos lingüísticos utilizados, uma regência verbal. Exemplo: “ O discurso do governador foi de encontro às reivindicações dos grevistas.” 2- O leitor não compartilha com o produtor do texto o conhecimento de mundo. Exemplo: “ ... assim como Zeus humano, o cronista também arranca das entranhas de Cronos os filhos que ele quer devorar, na medida em que não deixa perecer no tempo a matéria fugaz da vida, registrando-a e salvando-a do esquecimento.”

14 3- O leitor deve conhecer as circunstâncias históricas em que o texto foi produzido, quais foram as reações que ele produziu quando foi publicado pela primeira vez. Exemplo: o poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira. 4- Se o texto lido exige conhecimento prévio de outro texto porque há uma relação de intertextualidade, o leitor precisa buscá-lo. Exemplo: As meninas da gare Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espáduas E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas Que de nós as muito bem olharmos Não tínhamos nenhuma vergonha. Oswald de Andrade

15 “Para compreender bem um texto não basta soletrar letras, ler palavras ou frases que o compõem. É indispensável a inserção cultural do leitor, por isso alfabetizar é um ato bem maior, não pode depender apenas da pequenez de uma cartilha.” Hélio Consolaro


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google