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PublicouJuliana Bruno Alterado mais de 10 anos atrás
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A construção de Saberes e as possibilidades de projetos pedagógicos nas escolas do campo
"Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades para as escolas públicas do campo" Encontro Estadual de Diretores das Escolas do Campo João Batista Begnami Belo Horizonte, 21 de agosto de 2013 Tel.: (61)
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SUMÁRIO 1 - CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
2 - NOVOS CONTEXTOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL 3 - CONCEITOS E TIPOLOGIAS DE ALTERNÂNCIA 4 - MARCOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA 5 - POSSIBILIDADES DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS
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1 – CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
1935 – Maison Familiale Rurale - MFR – França 1960 – Internacionalização – Europa e África 1968 – América Latina – Brasil - Argentina EFAs – MEPES – ES (1968) EFAs em Minas – AMEFA – (1984) CFRs – ARCAFAR SUL - PR (1987) CFRs – ARCAFAR Nordeste e Norte (1995) CEFFAs – Centros Familiares de Formação em Alternância – articulação política e pedagógica (a partir de 2001)
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2. NOVOS CONTEXTOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, APESAR DE SUA COMPLEXIDADE, GANHA VISIBILIDADE E É DISPUTADA NA SOCIEDADE BRASILEIRA É UMA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS CEFFAs PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
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2 - NOVOS CONTEXTOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA HOJE NO BRASIL
Escolas de assentamento no ES CEDEJOR Escolas Técnicas de São Paulo Projovem – SP Institutos Federais PRONERA (Cursos EJAs Ens.Fund., Cursos Técnicos de Nível Médio, Cursos superiores de graduação e pós) Licenciaturas do Campo – PROCAMPO – SECADI Projovem Saberes da Terra (EJA Ens.Fund.)
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3 - CONCEITOS DE ALTERNÂNCIA
“Um processo de educação integral com escolarização parcial”. “Um processo de formação contínua na descontinuidade de espaços e tempos.”
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ALTERNÂNCIA, UMA PEDAGOGIA DE RELAÇÕES ENTRE:
espaços e tempos; - ritmos apropriados à realidade do alternantes diferentes saberes; teoria-prática (metodologia) instituições – parcerias (Escola, Família, Comunidades, Associações, Sindicatos, Igrejas, Poder Público etc.) pessoas (alternantes como sujeitos, pais, educadores, profissionais do meio)
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Tipologias de alternância
Disjuntiva: Teoria e prática não interagem Associativa: Há uma ligação entre teoria e prática, mas a prática se resume na aplicação da teoria. Integrativa: Os espaços e tempos se integram
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4 - MARCOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA
LDB, ART. 23 – e escola pode organizar cursos em séries, ciclos e alternâncias. Parecer Nº 1132/97 do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, fala da alternância como forma de organizar do ensino e reconhece os dois espaços e tempos (escola – família) como letivos, desde que acompanhado e avaliados. Parecer Nº 01/2006 da CEB-CNE-MEC – Tempos letivos na escola e na família
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5 - POSSIBILIDADES DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA
Currículo contextualizado e integrado que inclua os diferentes saberes – Plano de Curso Adoção de métodos de ensino-aprendizagem que partam da realidade Dispositivo pedagógico específico (instrumentos e atividades pedagógicas, necessárias para uma alternância integrativa) Equipe docente com dedicação exclusiva Escola de tempo integral Envolvimento dos diversos sujeitos do campo: famílias, comunidades, organizações sociais, sindicatos etc.
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DISPOSTIVO PEDAGÓGICO
PLANOS DE ESTUDO A PARTIR DE TEMAS GERADORES CADERNO DA REALIDADE VISITAS DOS EDUCADORES ÀS FAMÍLIAS E COMUNIDADES ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO (TUTORIA) ATIVIDADES DE RETORNO NA FAMÍLIA E COMUNIDADE (PROJETOS) - Adotar algumas atividades pedagógicas que contribuam para integrar os espaços e tempos educativos...
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EFA Bontempo – Itaobim – MG Assembleia das famílias 2011
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OUSAR MUDAR, POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO!!!
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Obrigado! João Batista Begnami Consultor SAF/MDA - Assessor da UNEFAB
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