A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caracterização de um projeto didático

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caracterização de um projeto didático"— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização de um projeto didático
Parte-se de uma situação ou tema problema negociado com os alunos

2 Inicia-se um processo de pesquisa ou um percurso de busca:
O percurso é o trabalho de uma comunidade de investigação onde é valorizada a cooperação e o professor Discutem-se e selecionam-se estratégias de busca e diferentes fontes e tipos de informação

3 Desenvolve-se as atividades de busca planejadas, dividindo-se as tarefas entre o grupo
Examina-se e discute-se as informações coletadas Representa-se o processo de elaboração do conhecimento Levantam-se outras questões...

4 Interdisciplinaridade
Interdisciplinaridade: França e Itália meados da década de 60 (movimentos estudantis- contestação e reivindicação do ensino sintonizado com as grandes questões política, econômica) No Brasil: o conceito chega no final de 1960 Influência na LDB de 1971 e na LDB nº 9394/96 e nos PCN’s. Ganhou força nas escolas por meio dos projetos didáticos.

5 Parâmetros Curriculares Nacionais
definem a interdisciplinaridade como sendo uma concepção que questiona a segmentação entre as diferentes áreas do saber (visão compartimentada); Defende a inter-relação e a influência entre os diversos campos do conhecimento ou disciplinas.

6  Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.   

7 Parâmetros Curriculares Nacionais/ensino médio
“a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos” da educação básica.


Carregar ppt "Caracterização de um projeto didático"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google