A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos de Furação Tabela 6.1 demonstrou variações no tempo de execução de um furo de diâmetro 30 mm e profundidade 30 mm. Especificações dureza e usinabilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos de Furação Tabela 6.1 demonstrou variações no tempo de execução de um furo de diâmetro 30 mm e profundidade 30 mm. Especificações dureza e usinabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 Processos de Furação Tabela 6.1 demonstrou variações no tempo de execução de um furo de diâmetro 30 mm e profundidade 30 mm. Especificações dureza e usinabilidade do material; furação sólida ou alargamento; tipo: passante ou cego; dimensões: diâmetro e comprimento; tolerância dimensional e de forma: retilinidade, circularidade, concentricidade e batimento, localização; características especiais: rebaixo, rosca, chanfro, raio, etc.

2 Ferramentas podem ser dependentes da sua própria dimensão como: brocas helicoidais, brocas com insertos e alargadores ou dependentes da máquina como ferramentas de mandrilamento ou de fresamento. Algumas ferramentas podem abrir um furo em um sólido enquanto que outras podem somente alargar um furo pré-existente. A seleção das ferramentas corretas para a operação é a função a ser otimizada, pode-se trabalhar com três níveis de otimização: otimização individual do furo: neste estágio o melhor método de usinar um furo é obtido. otimização da linha de centro: em cada linha de centro vários diâmetros e features podem ser especificados, cada diâmetro foi otimizado no primeiro nível, neste estágio, otimização de todos os diâmetros e features na mesma linha é realizada, obtendo-se as ferramentas que minimizam o tempo de usinagem.

3 1o nível de otimização (cada diâmetro)
Otimização da peça: neste estágio os furos em todas as linhas de centro são considerados. 1o nível de otimização (cada diâmetro) considerando que cada passe deixa marcas amin e tem uma certa capacidade de tolerância amax. no último passe Dcmax=Dcmin=D no penúltimo passe: Dcmax= D -2amin ; Dcmin=D-2amax; 1o estágio: construir duas listas, uma lista das ferramentas que podem produzir o segmento acabado do furo (TLSM) e uma lista de todas as ferramentas que podem ser usadas no processo de furação (TLS). exemplos para uma furo de 20mm de diâmetro por 90 mm e Ra de 1,5 , broca com inserto não suporta a relação L/D, uma broca helicoidal não é compatível com Ra deve ser colocada na lista de todas ferramentas mas não na de acabamento e o alargador pode ser colocado nas duas listas.

4 2o estágio: A primeira entrada no TLSM é lida , esta ferramenta pode ser usada na última operação e se ela puder ser utilizada na primeira operação ela pode ser utilizada para iniciar e terminar a operação, caso não possa ser utilizada na primeira operação o seu correspondente amax é calculado e o amin da operação anterior é calculado, se amax>amin então esta ferramenta é selecionada senão a próxima é testada, se a penúltima ferramenta não pode iniciar o furo o procedimento se repete. 3o estágio: neste estágio são calculadas as condições de usinagem, tempo de usinagem e detalhes de todas operações utilizadas. Observações: furos pré fabricados por fundição considerar amin; marcas na base do furo; características da entrada do furo usinadas após a conclusão do furo.

5 2o nível de otimização - Vários diâmetros em uma linha de centro
estágio 1: selecione o menor diâmetro MDH; estágio 2: aplique os estágios 1 e 2 do 1o nível de otimização; estágio 3: se o MDH não for o último ou da base os furos deverão ser usinados por ferramentas MDD, no caso de furos passantes considerar condições econômicas e a relação L/D. estágio 4: calcular as condições de usinagem . 3o nível de otimização: Otimização a nível de péça todos os diâmetros em todas as linhas de centro são considerados, os intervalos de diametro de ferramentas são combinados para diminuir o número de ferramentas, MDD podem substituir TDD qdo for vantajoso.

6 Ferramentas para Furação
broca helicoidal, broca de centro; broca com inserto; broca de metal duro; broca para alargamento; alargador mandril fresa Tabela 13.1 Dados para determinação de amin e amax.


Carregar ppt "Processos de Furação Tabela 6.1 demonstrou variações no tempo de execução de um furo de diâmetro 30 mm e profundidade 30 mm. Especificações dureza e usinabilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google