A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)"— Transcrição da apresentação:

1 ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)

2 MOMENTO HISTÓRICO » no mundo Revolução Gloriosa (Inglaterra, 1688);
Revolução Industrial (Inglaterra, 1760); Independência dos EUA (1776); Revolução Francesa (1789); Progressivo descrédito das monarquias absolutas; decadência da aristocracia feudal; crescimento do poder da burguesia. » no Brasil Inconfidência Mineira (1789).

3 PENSAMENTOS DA ÉPOCA Iluminismo: O uso da razão como meio para satisfazer as necessidades do homem. Os movimentos pela independência do Brasil, como a Inconfidência Mineira, por exemplo, inspiraram-nas nas idéias iluministas. Laicismo: Estado e igreja devem ser independentes, e as funções do Estado, como a política, a economia, a educação, exercidas por leigos. Liberalismo: ideologia política que defende os sistemas representativos, os direitos civis e a igualdade de oportunidades para os cidadãos. Empirismo: corrente filosófica que atribui à experiência sensível a origem de todo conhecimento humano.

4 CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO
EXPRESSÃO ARTÍSTICA DA BURGUESIA A idealização da vida natural, em oposição à vida urbana; a humildade, em oposição aos gastos exorbitantes da nobreza; o racionalismo, em  oposição à fé; a linguagem simples e direta, em oposição à linguagem rebuscada do Barroco. O Arcadismo pode ser visto, sob o ponto de vista ideológico, como um arte revolucionária. Contudo, do ponto de vista estético, é uma arte conservadora, pois ainda se liga à tradição clássica, tanto tempo cultivada pelas cortes aristocráticas.

5 CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO
CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO LITERÁRIO A linguagem árcade é a expressão das idéias e dos sentimentos do artista do século XVIII. Seus temas e sua construção procuram adequar-se à nova realidade social vivida pela classe que a produzia e a consumia: a burguesia.  Outras características da linguagem árcade que merecem destaque:  - Arte ligada ao Iluminismo. Oposição ao absolutismo despótico e ao poder (barroco) da Igreja. -  Afirmação orgulhosa da racionalidade. Razão = Verdade = Simplicidade e clareza.   -  Culto da simplicidade. - Imitação dos clássicos gregos. Em especial, Virgílio e Teócrito, clássicos pastoris.  - Imitação da natureza campestre, isto é, da ordem e do equilíbrio que essa natureza apresenta, o que dá a mesma um caráter de paraíso perdido. Dois elementos decorrem da aproximação do árcade da natureza campestre:  - Bucolismo: adequação do homem à harmonia e serenidade da natureza.  - Pastoralismo: celebração da vida pastoril, cuidado, segurança.

6 QUADRO DE CARACTERÍSTICAS
      QUANTO À FORMA QUANTO AO CONTEÚDO Vocabulário simples Pastoralismo Frases em ordem direta Bucolismo Ausência quase total de figuras de linguagem       Fugere urbem       (fugir da cidade) Manutenção do verso decassílabo, do soneto e de outras formas clássicas Aurea mediocritas       (vida simples) Elementos da cultura greco-latina (deuses pagãos)       Convencionalismo amoroso (pseudônimos) Idealização amorosa       Racionalismo Idéias iluministas       Carpe diem       (viver o presente)

7 ARCADISMO NO BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO
Minas Gerais como centro econômico e político; A descoberta do ouro, na região de Minas Gerais, forma cidades ao redor; Vila Rica (atual Ouro Preto) se consolida como espaço cultural desde o Barroco (Aleijadinho); A corrida pelo ouro se intensifica; Influências das arcádias portuguesas nos poetas brasileiros; Conflitos com o Império (Inconfidência Mineira); O ciclo da mineração; A expulsão dos jesuítas do Brasil - (1759); MARCO INICIAL DO ARCADISMO NO BRASIL Publicação das Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa (1768); Fundação da Arcádia Ultramarina em Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO NO BRASIL História colonial muito valorizada; Início do nacionalismo; Início da luta pela independência - Tomás Antônio Gonzaga("primeira cabeça da inconfidência" segundo Joaquim Silvério, delator da Inconfidência Mineira); A colônia é colocada como centro das atenções.

8 ARCADISMO NO BRASIL Pseudônimo: Glauceste Satúrnio
      Cláudio Manuel da Costa Pseudônimo: Glauceste Satúrnio Nasceu nas proximidades da Vila do Ribeirão do Carmo,hoje cidade de Mariana (MG), em 1729 e faleceu em 1789, em Vila Rica, onde se encontrava preso por sua participação na Inconfidência Mineira. Escreveu poesia lírica (Obras Poéticas, 1768, com a qual inicia o Arcadismo no Brasil) e épica (Vila Rica, 1837). Sofreu influência do Barroco, como ele próprio afirma no prólogo das Obras, mas abraçou a causa árcade, ainda que em suas poesias os aspectos ligados à natureza fujam ao padrão europeu. Liderou grupo de poetas árcades brasileiros. Seus sonetos apresentavam notável afinidade com a lírica de Camões.       Obras Poéticas (1768) – Marco inicial do Arcadismo – poesia lírica Vila Rica (composto por volta de 1773) – poema épico falando sobre a história da cidade de Vila Rica.   

9 ARCADISMO NO BRASIL Tomás Antônio Gonzaga Pseudônimo: Dirceu
Nascido no Porto, em Portugal, de pai brasileiro, estudou na Bahia e formou-se em Coimbra. Jurista de rara habilidade, já em 1782 era designado Ouvidor de Vila Rica. Envolvido no processo da Inconfidência, é preso em 1789 e, em, 1792, condenado ao degredo em Moçambique, onde logo se casa com a rica herdeira Juliana Mascarenhas. Na África, recupera a fortuna e a influência perdidas, e morre, provavelmente em Embora tenha escrito alguns poemas antes da estada em Vila Rica e apesar de ter produzido algumas obras menores durante o exílio, como o poemeto épico A Conceição, foi durante o curto período vivido em Minas Gerais que Gonzaga produziu alguns dos mais significativos poemas do arcadismo luso-brasileiro. Apaixonado pela jovem Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, Gonzaga dedicou-lhe os poemas líricos de Marília de Dirceu, em que se retrata como Dirceu e à amada como Marília. O estudioso Rodrigues Lapa provou serem dele também as Cartas Chilenas, conjunto de poemas anônimos que satirizavam o governador Luís da Cunha Menezes, seu desafeto. Obra lírica: Marília de Dirceu A obra se divide em duas partes (há uma terceira, cuja autenticidade é contestada por alguns críticos):

10 ARCADISMO NO BRASIL       1ª parte: contém os poemas escritos na época anterior à prisão de Gonzaga. Nela predominam as composições convencionais: o pastor Dirceu celebra a beleza de Marília. Em algumas liras, entretanto, as convenções mal disfarçam a confissão amorosa do amor: a ansiedade de um quarentão apaixonado por uma adolescente; a necessidade de mostrar que não é um qualquer e que merece sua amada; os projetos de uma sossegada vida futura, rodeado de filhos e bem cuidado por suas mulher etc.       2ª parte: escrita na prisão da ilha das Cobras. Os poemas exprimem a solidão de Dirceu, saudoso de Marília. Nesta segunda parte, encontramos a melhor poesia de Gonzaga. As convenções, embora ainda presentes, não sustentam o equilíbrio neoclássico. O tom confessional e o pessimismo prenunciam o emocionalismo romântico. Obra satírica: Cartas Chilenas (principal obra satírica do século XVIII, atribuída a Gonzaga) Cartas Chilenas são poemas satíricos, em versos decassílabos brancos, que circularam em Vila Rica poucos anos antes da Inconfidência Mineira, em Revelando seu lado satírico, num tom mordaz, agressivo, jocoso, pleno de alusões e máscaras, o poeta satiriza ferinamente a mediocridade administrativa, os desmandos dos componentes do governo, o governador de Minas e a Independência do Brasil. São uma coleção de treze cartas, assinadas por Critilo (Tomás Antônio Gonzaga) e endereçadas a Doroteu (Cláudio Manuel da Costa), residente em Madri. Critilo é um habitante de Santiago do Chile (na verdade Vila Rica), narra os desmandos despóticos e narcisistas do governador chileno Fanfarrão Minésio (na realidade, Luís da Cunha Menezes, governador de Minas até a Inconfidência Mineira).

11 ARCADISMO NO BRASIL Obras épicas
      O Uraguai (1769) – José Basílio da Gama. Melhor realização no gênero épico no Arcadismo Brasileiro. Temática: Luta dos portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas que, instalados nas missões jesuíticas do atual Rio Grande do Sul, não queriam aceitar as decisões do Tratado de Madri.       Caramuru (1781) – Frei José de Santa Rita Durão. É considerado um poema inferior a O Uraguai e, de certa forma, um retrocesso do ponto de vista temático e estilístico. Temática: Poema narra as aventuras, em parte históricas, em parte lendárias, do náufrago português Diogo Álvares Correia, o Caramuru. Em meio às aventuras do protagonista, o autor aproveita para fazer uma longa descrição das qualidades da terra.


Carregar ppt "ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google