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Avaliação de Usabilidade de Interfaces Humano-Computador

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Apresentação em tema: "Avaliação de Usabilidade de Interfaces Humano-Computador"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
Walter de Abreu Cybis Dezembro, 2003 Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina

2 Usabilidade A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradável. (ISO 9241) 2

3 Problema de Usabilidade
... um aspecto do sistema e/ou da demanda sobre o usuário que torna o sistema desagradável, ineficiente, oneroso ou impossível de permitir a realização dos objetivos do usuário em uma situação típica de uso. (Lavery et al, 1997) 3

4 Descrição de um Problema de Usabilidade
Contexto : situação de uso em que o problema pode ser verificado/diagnosticado Efeito sobre o usuário : sobrecarga cognitiva, desorientação, hesitação Efeito sobre a tarefa : trabalho adicional, perda de dados, perda de tempo Causa : aspecto do sistema Re-design possível : alteração no projeto 4

5 Tipos de Problemas de Usabilidade (1/4)
Perspectiva da NATUREZA do problema Barreira na qual o usuário esbarra sucessivas vezes e não aprende a suplantá-la. Obstáculo no qual o usuário esbarra algumas vezes, mas acaba por a suplantá-lo. Ruído que causa uma diminuição de seu desempenho na tarefa. 5

6 Tipos de Problemas de Usabilidade (2/4)
Perspectiva da TAREFA Problema Principal: compromete a realização de tarefas freqüentes ou importantes. Problema Secundário: compromete a realização de tarefas pouco freqüentes ou pouco importantes 6

7 Tipos de Problemas de Usabilidade (3/4)
Perspectiva do USUÁRIO Problema Geral: atrapalha qualquer tipo de usuário durante a realização de sua tarefa. Problema Preliminar: atrapalha o usuário novato ou intermitente durante a realização de sua tarefa. Problema Especial: atrapalha tipos de usuários especiais (pessoas com necessidades especiais) 7

8 Tipos de Problemas de Usabilidade (4/4)
Perspectiva do projeto Problema Falso: um aspecto da interface que, apesar de quebrar padrões para o projeto, não representa um obstáculo à interação. Problema Novo: um aspecto da interface que representa um obstáculo, que é introduzido no projeto como fruto de uma revisão de usabilidade. 8

9 Oportunidades de uma Avaliação de Usabilidade
Propor correções em projetos em desenvolvimento. Propor revisões/ajustes/customização em produtos acabados. Definir a aceitação ou não, de projetos encomendados. Comparar o desempenho efetivo de softwares interativos ..... Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 9 36

10 Técnicas de Avaliação de Usabilidade
Técnicas Prospectivas baseadas na opinião do usuário sobre a interação com o sistema Questionários/pesquisa de satisfação Técnicas Diagnósticas baseadas no conhecimento / competência do avaliador Modelos preditivos Checklists e normas Avaliações heurísticas Técnicas Definitivas baseadas na observação da interação Ensaios de interação Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 12 36

11 Qualidades das Técnicas de V&V de Usabilidade (cont.)
Adequabilidade adequar com os objetivos da avaliação Validade/Poder de Previsão prever obstáculos efetivos Completitude/Abrangência prever o maior número de obstáculos efetivos Sistematização repetir/reproduzir resultados

12 Qualidades das Técnicas de V&V de Usabilidade
Facilidade de uso ser aplicada facilmente Poder de Persuasão convencer os projetistas a realizar mudanças Poder de Desobstrução Produzir sugestões de mudanças que eliminem barreiras à usabilidade

13 Confronto entre Técnicas de V&V
Questionários de satisfação Pistas e indicações de problemas sob a perspectiva do usuário aplicação por pessoal de marketing Avaliação Heurística (melhor custo benefício) Diagnóstico de muitos problemas de todos os tipos possibilidade de introduzir novos problemas aplicação por especialistas em usabilidade

14 Confronto entre Técnicas de V&V (cont.)
Listas de Verificação muitos e repetidos problemas intermediários e menores aplicação por programadores Ensaios de Interação problemas sérios e intermediários (obstáculos reais) aplicação por especialistas em usabilidade

15 Estabelecimento de um Plano de V&V - ISO 14598
Análise de requisitos identificar metas e objetivos da avaliação recursos a serem empregados dados e informações a serem produzidas Projeto - Plano de avaliação seleção das técnicas de avaliação adequadas configuração da(s) técnica(s) procedimentos e controles detalhados

16 Estabelecimento de um Plano de V&V - ISO 14598
Implementação da Avaliação realização da avaliação Descrição da Avaliação elaboração de relatório Verificação e Validação da Avaliação confronto entre especificado e realizado

17 Estratégia de Validação & Verificação Ergonômica
34

18 Técnicas de Avaliação de Usabilidade
Técnicas Prospectivas baseadas na opinião do usuário sobre a interação com o sistema Questionários/pesquisa de satisfação Técnicas Diagnósticas baseadas no conhecimento / competência do avaliador Modelos preditivos Checklists e normas Avaliações heurísticas Técnicas Definitivas baseadas na observação da interação Ensaios de interação Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 12 36

19 Técnicas Prospectivas
Questionários para avaliar a satisfação do usuário ISONORM baseado nos princípios da norma ISO (Prumper, 1999) QUIS Questionaire for User Interaction Satisfaction - U. Maryland (Norman, 1989) SUS System Usability Scale da Digital Equipment Corp 67 36

20 Técnicas Preditivas baseadas em modelos
Modelos Preditivos KLM (Keystroke Level Model) tempo da interação física GOMS (Goals, Operators, Methods & Selection rules) tempo da interação física e cognitiva 67 36


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