A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back"— Transcrição da apresentação:

1 Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back
Universidade Federal de Santa Cataria Departamento de Informática e Estatística INE 5607 – Organização e Arquitetura de Computadores Prof Mário Dantas CONDOR Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back

2 Introdução Cluster Conjunto de computadores, interligados em rede, dedicados ou não, que se comunicam através de um sistema para que possa haver cooperação entre estes a fim de serem executadas aplicações específicas de uma organização. De uma maneira geral, são compostos por computadores pessoais convencionais pertencentes à uma única entidade. A escalabilidade é ponto forte dos clusters, pois a configuração cresce à medida que se dispõem de mais recursos. Sistema Distribuído Coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente [Andrew Stuart Tanenbaum]. Desta maneira a computação distribuída visa unir o poder computacional de diversos computadores interligados por uma rede para processar conjuntamente uma tarefa de forma coerente e transparente.

3 Introdução Middleware
É a camada de software que se localiza entre as aplicações e o sistema operacional. Sua função é tanto facilitar o desenvolvimento de aplicações quanto esconder detalhes das camadas inferiores e a heterogeneidade entre os diferentes sistemas operacionais.

4 Motivação Utilização de recursos computacionais que seriam desperdiçados. HTC (High-Throughput Computing) Necessidade de processamento por longos períodos (dias, semanas, meses...). Utilizar tempo ocioso para processamento de tarefas HTC.

5 Motivação Sem necessidade de programação especial
Necessidade de processamento do usuário muito maior que a capacidade de sua máquina Baixo custo de implementação

6 A Tecnologia Desenvolvido na Universidade de Winconsin-Madison desde 1986 Disponível para diversos sistemas operacionais (Solaris, Windows, Linux entre outros) Derivado do projeto Remote Unix

7 A Tecnologia O Condor é um middleware de aproveitamento de ciclos ociosos de um conjunto de estações de trabalho em uma rede institucional (chamado de Condor Pool). Funciona como um sistema de gerência de carga de trabalhos de computação intensiva.

8 A Tecnologia O Condor possui mecanismos de enfileiramento, política de programação, esquema de prioridade e monitoração e gerência dos recursos. Completamente responsável pela localização dos recursos necessários para execução de uma tarefa.

9 A Tecnologia Os usuários submetem seus jobs à fila, o Condor os enfileira e decide quando e onde estes serão executados, monitora o progresso e informa ao usuário quando estão finalizados. - Programas sem interação com o usuário - Pode-se especificar recursos, se necessário Permite que diversos jobs sejam submetidos ao mesmo tempo, assim uma grande quantidade de computação pode ser efetuada com pouca intervenção do usuário.

10 Áreas de Utilização Renderização de imagens 3D Codificação de vídeo
Busca por padrões no genoma humano Processos de simulação (edificações, automóveis, circuitos, etc) Tarefas que não exijam interação com o usuário em geral

11 Bibliografia http://www.cs.wisc.edu/condor/


Carregar ppt "Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google