A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aglomerados de Galáxias O Universo é bem maior do que você imagina... Por Eslley Scatena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aglomerados de Galáxias O Universo é bem maior do que você imagina... Por Eslley Scatena."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Aglomerados de Galáxias
O Universo é bem maior do que você imagina... Por Eslley Scatena

4 O que é uma galáxia ? ga.lá.xia sf (gr galaxías) 1 Astr Cada um de bilhões de grandes sistemas de estrelas, que incluem não só estrelas mas nebulosas e matéria interestelar e constituem o universo. 2 V Via-Láctea. 3 Festa que se celebrava em Atenas em louvor de Hera, a mãe dos deuses galáxia. Sistema estelar isolado no espaço cósmico contendo mais de 100 bilhões de estrelas, nebulosas, aglomerados, poeira e gás. As galáxias tem as mais diversas formas e tamanhos. Existem, entretanto, três tipos principais : elípticas, espirais e barradas. Algumas galáxias não tem forma especial, sendo chamadas de irregulares; nebulosa extragaláctica, sistema extragaláctico, universo-ilha.

5 A Via-Láctea

6 Com o que se parece a Via-Láctea ?
Messier 83

7 A estrutura da Via-Láctea
DISCO BOJO HALO

8 Um pouco de números ... Número de estrelas : 400 bilhões incluindo o nosso Sol ! Diâmetro : aproximadamente anos-luz Distância do Sol ao núcleo : anos-luz “Big-Bang” : entre 13 e 15 bilhões de anos. Formação das galáxias : a partir de 1 bilhão de anos depois.

9 Outras galáxias Além de galáxias como a nossa, existem outros tipos de galáxias : a) Espirais Barradas b) Elípticas c) Irregulares

10 O Grupo Local de Galáxias
As galáxias se “organizam” em grupos. A Via-Láctea pertence ao chamado Grupo Local de Galáxias. Pertencem ao grupo local cerca de 41 galáxias. Andrômeda e a Via-Láctea são as maiores galáxias do grupo. Grupos de galáxias : Conjunto de galáxias onde pelo menos 12 delas são mais luminosas que mag. absoluta -16 e estejam dentro de um raio mínimo de 1Mpsc = 3,26 milhões de a.l.

11 Como se distribui o Grupo Local ?

12 Como estudar as galáxias ?
• Observando a evolução completa de uma galáxia, desde o seu nascimento; • Analisando e comparando várias galáxias ; Fazer os dois juntos

13 Aglomerados de Galáxias
O Grupo Local de galáxias é um tipo de aglomerado de galáxias. Além disso, podemos ter grupos ainda maiores. Aglomerado de Galáxias. Um agrupamento de galáxias. Os aglomerados podem formar grupos muito pobres, como o Grupo Local, com 10 a 100 galáxias, ou ricos, como os grandes aglomerados com cerca de galáxias.

14 Como é um Aglomerados de Galáxias ?

15 Olhando para o espaço profundo...
Telescópio Espacial Hubble - Deep Field • 10 dias de exposição • 5 a 10 bilhões de anos-luz

16 Observações importantes sobre aglomerados de galáxias ...
• Todas as galáxias de um aglomerado se encontram aproximadamente à mesma distância de nós, portanto, se uma galáxia parece ser 2 vezes mais brilhante que outra no mesmo aglomerado, ela realmente é ; • Sabemos hoje que o Grupo Local está caindo em direção ao aglomerado rico mais próximo de nós, que fica na direção da constelação de Virgem ;

17 Observações importantes sobre aglomerados de galáxias ...
• Como se distribuem os aglomerados? • Ricos : De forma esférica • Pobres : Na maioria das vezes de forma irregular, mas podem aparecer de forma “achatada”.

18 O Aglomerado de Virgem •Quantidade de membros : 2 000 galáxias
•Velocidade das galáxias : km/s

19 Colisões Galácticas! • O ambiente denso dos aglomerados é responsável em parte pela evolução das próprias galáxias que dele fazem parte. Nos aglomerados, a colisão entre as galáxias é muito mais freqüente do que nas regiões menos densas do Universo.

20 Colisões Galácticas! •As colisões podem alterar as galáxias.
•Duas galáxias espirais podem colidir e formar uma galáxia elíptica!

21 As galáxias cD •Somente em aglomerados encontra-se um tipo especial de galáxia chamada de cD. Trata-se de elípticas gigantes que sempre se encontram na região central dos aglomerados.

22 Simulações feitas em computadores

23 A Via-Láctea e Andrômeda
A Via-Láctea vai colidir com Andrômeda! Daqui a 3 bilhões de anos...

24 A escala do Universo

25 Fim! Para ver um mundo em um grão de areia,
E o céu em uma flor selvagem : Segure o infinito na palma de sua mão, E a eternidade em uma hora. - Blake ( ) To see a world in a grain of sand, And the heaven in a wild flower : Hold infinity in the palm of your hand, And eternety in an hour Fim!

26 Bibliografia e Sites da Internet
Agradecimentos Equipe CDA; Nestlé. Bibliografia e Sites da Internet Livros : The Decade of Discovery in Astronomy and Astrophysics - National Research Council; Cosmic Enigmas - Joseph Silk. Sites:


Carregar ppt "Aglomerados de Galáxias O Universo é bem maior do que você imagina... Por Eslley Scatena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google