Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Curso: Superior de Tecnologia
em Marketing Apresentação 3 A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e o Balanço Social Daniella Amaral
2
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Considerações iniciais: Muitos investem de forma pontual na responsabilidade social apenas para obter uma imagem positiva. Daniella Amaral
3
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Considerações iniciais: A RSE exige coerência de valores e atitudes. Isto vai além de uma mera estratégia de marketing – é um compromisso ético com a sociedade. Daniella Amaral
4
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Considerações iniciais: De um lado, a RSE amplia a competitividade de uma empresa, do outro, é uma forma de exercício da cidadania e da ética empresarial. Daniella Amaral
5
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Considerações iniciais: Hoje as empresas desenvolvem ações socialmente responsáveis não somente para beneficiar a sociedade, mas por motivos econômicos. Daniella Amaral
6
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Considerações iniciais: Elas podem ser lucrativas, como ações desenvolvidas por empresas que utilizam métodos racionais de exploração dos recursos, o chamado ecobusiness. Daniella Amaral
7
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
O crescimento da RSE no Brasil e no mundo Daniella Amaral
8
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Alguns dados: O mercado de energia eólica cresce 20% ao ano no mundo; O mesmo vale para a venda de alimentos orgânicos nos EUA; Daniella Amaral
9
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Alguns dados: O investimento em tecnologia voltada para recursos renováveis triplicou desde 1999; Já são vendidos nos EUA automóveis híbridos; Daniella Amaral
10
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Alguns dados: 36% dos consumidores brasileiros preferem produtos ecologicamente corretos; 73% sentem-se motivados a consumir produtos orgânicos. Daniella Amaral
11
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
O ecobusiness: É hoje reconhecido pelo consumidor no momento da compra:o valor agregado do produto torna-se maior, bem como o posicionamento frente à concorrência. Daniella Amaral
12
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Ações do Grupo Pão de Açúcar: A rede comercializa aqui e no exterior a produção de pequenas comunidades caracterizada pelo manejo sustentável. Daniella Amaral
13
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Ações do Grupo Pão de Açúcar: Seus resultados são o aumento da inclusão social, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Daniella Amaral
14
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Balanço Social Daniella Amaral
15
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Definições e conceitos básicos: “É a expressão mais evidente e inequívoca da cidadania empresarial” - Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial Daniella Amaral
16
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Definições e conceitos básicos: Através dele são divulgadas ações de responsabilidade social, o que o torna um instrumento de comunicação com os públicos de interesse (stakeholders). Daniella Amaral
17
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Definições e conceitos básicos: Ele demonstra o grau de cidadania empresarial, o que representa o nível do compromisso com a busca de soluções para questões socioambientais. Daniella Amaral
18
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Ações que o compõem: 1)Ações voltadas para os empregados e seus familiares: Remuneração e benefícios Educação Saúde Segurança no trabalho Daniella Amaral
19
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Ações que o compõem: 1)Ações voltadas para a sociedade : Educação e cultura Esporte e Lazer Inclusão social Meio Ambiente Daniella Amaral
20
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Balanço social e legislação: Não há legislação específica que obrigue as empresas a apresentarem um balanço social, ainda que muitas já incluam esta prática em suas atividades. Daniella Amaral
21
Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Balanço social e legislação: Muitos apresentam sua ações através de relatórios sociais, outros seguem o modelo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Daniella Amaral
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.