Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Seres vivos, ambiente e energia
ORGANISMOS, RECURSOS E RESÍDUOS - recursos do ambiente – luz, matéria orgânica, sais minerais, água, gases e abrigo Resíduos – urina, fezes e gás carbônico ADAPTAÇÃO às condições ambientais dentro de certos limites de variação) E TOLERÂNCIA - TODOS OS SERES VIVOS TÊM UM LIMITE DE TOLERÂNCIA (adaptados)
2
Energia no ecossistema Classificação dos seres vivos no ecossistema
Autótrofos: Produtores – Algas e plantas, bactérias fotossintetizantes e quimiossintetizantes; Heterótrofos: Consumidores:Herbívoros, carnívoros e onívoros Decompositores
3
Cadeia Alimentar e Teia alimentar
Cadeia: Sequência linear de seres vivos em que um serve de alimento para o outro Teia :Várias cadeias que se relacionam formando uma complexa rede de transferência de matéria e energia
5
Cadeia alimentar
6
Cadeias Alimentares
8
Teia alimentar Decompositores
9
Teia alimentar
10
TEIA ALIMENTAR
12
NÍVEIS TRÓFICOS Cada posição ocupada pelos seres vivos na sequência alimentar de um ecossistema 1° Nível – Sempre do Produtor, o autótrofo;(atenção) Níveis seguintes ocupados pelos consumidores.
13
Níveis Tróficos As transferências de matéria e energia dos produtores aos sucessivos níveis de consumidores no seio de um ecossistema são acompanhadas de perdas significativas. . Os organismos heterotróficos armazenam apenas uma pequena parte da energia que consomem.
14
Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria
15
Fluxo de Energia
16
FLUXO DE ENERGIA
17
Fluxo de Matéria e Energia
A quantidade de energia diminui à medida que é transferida de um nível trófico para outro. Em um ecossistema, a matéria é cíclica; a energia não. Quanto mais afastado dos produtores, menor é a energia disponível. A matéria apresenta um ciclo; a energia um fluxo unidirecional.
18
Pirâmides Ecológicas As transferências de matéria e energia podem ser representadas graficamente por diagramas, designados por pirâmides ecológicas. Cada degrau da pirâmide corresponde a um nível trófico. Os produtores formam a base e os sucessivos níveis de consumidores conduzem ao vértice.
19
Existem três tipos de pirâmides ecológicas: pirâmides de números, pirâmides de biomassa e pirâmides de energia.
20
Pirâmide de Número
21
PIRÂMIDES ECOLÓGICAS PIRÂMIDES DE NÚMEROS COBRA PARASITAS PARDAL
CUPINS GAFANHOTO CAPIM ÁRVORE PIRÂMIDE DIRETA PIRÂMIDE INVERTIDA
22
PIRÂMIDES ECOLÓGICAS PIRÂMIDES DE BIOMASSA ZOOPLÂNCTON= 20g/m² BOI=1t
HOMEM=7OKg ZOOPLÂNCTON= 20g/m² BOI=1t FITOP.=4g/m² ALFAFA=8t PIRÂMIDE INVERTIDA PIRÂMIDE DIRETA
23
NÃO EXISTE PIRÂMIDE INVERTIDA
PIRÂMIDES ECOLÓGICAS PIRÂMIDE DE ENERGIA ENERGIA DISSIPADA EM FORMA DE CALOR CONS.SEC. CONS. PRIM. PRODUTOR NÃO EXISTE PIRÂMIDE INVERTIDA NESTE CASO. OBSERVAÇÃO:
24
Transferência de Energia
25
Produtividade PPB – Produtividade Primária Bruta
PPL – Produtividade Primária Líquida. PPL = PPB - Respiração
26
Bibliografia Google : Imagens Uno – Sistema Uno de Ensino
Bio –Sônia Lopes - Ed. Saraiva
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.