A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Construir e Desenvolver os Princípios de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Construir e Desenvolver os Princípios de"— Transcrição da apresentação:

1 Como Construir e Desenvolver os Princípios de
Convivência Democrática na Escola As idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, furte-as de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria? Dale Carnegie, In. Hunter, 2004. HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

2 Desafiando velhos paradigmas
O que é um PARADIGMA? São simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

3 Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidades de mudança, e deixarmos que eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no correr da vida. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós.(p.42) HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

4 Velhos Paradigmas O mundo é plano Os negros são inferiores
O Sol gira em torno da Terra As mulheres não podem votar As monarquias devem governar as pessoas A salvação virá se você for uma boa pessoa Cabelos longos e brincos são somente para mulheres HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

5 As pessoas têm muita dificuldade em mudar
A mudança nos desinstala, nos tira da nossa zona de conforto e nos força a fazer as coisas de modo diferente, o que é difícil. Quando nossas idéias são desafiadas, somos forçados a repensar nossa posição, e isso é sempre desconfortável. A natureza nos mostra claramente que ou você está vivo e crescendo, ou está morrendo, morto, ou declinando. (p.44) HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

6 Liderança É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Sem confiança é difícil senão impossível conservar um bom relacionamento. A confiança é a cola que gruda os relacionamentos. HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

7 A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento. HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

8 Autoridade e Liderança Amor e Liderança
Honesto, confiável Bom modelo Cuidadoso Comprometido Bom ouvinte Mantém as pessoas responsáveis Trata as pessoas com respeito Incentiva as pessoas Atitude positiva, entusiástica Gosta de pessoas Paciência Bondade Humildade Respeito Abnegação Perdão Honestidade Compromisso HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

9 Amor e Liderança Paciência Bondade Humildade Respeito Abnegação Perdão
Honestidade Compromisso Resultados: Serviço e sacrifício Mostrar autocontrole Dar atenção, apreciação, incentivo Ser autêntico,sem pretensão, orgulho ou arrogância Tratar as pessoas como se fossem importantes Satisfazer as necessidades dos outros Desistir de ressentimento quando enganado Ser livre de engano Sustentar suas escolhas Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros HUNTER, J.C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

10 Convivência Democrática e o Projeto Político da Escola
Uma ESCOLA que promova pessoas É missão da escola criar oportunidades para o desenvolvimento de relações interpessoais, cognitivas, afetivas e estéticas pelo processo de construção e reconstrução de conhecimentos. Uma ESCOLA que intervenha na socialização de seus alunos É dever da escola desenvolver o sentido da individualidade e da identidade do aluno, o que se faz por meio da participação no processo social, na assimilação cultural e no desenvolvimento de valores e atitudes.

11 Convivência Democrática e o Projeto Político da Escola
Uma ESCOLA inserida no mundo do trabalho A escola deve formar e capacitar os estudantes para a aquisição de novas competências, em função de novos saberes que surgem e que exigem um novo tipo de profissional. Uma ESCOLA que ensine que é preciso aprender sempre A escola deve promover uma educação universal, que provoque nos estudantes de todos os níveis e de todas as idades a motivação para aprender e a disciplina do aprendizado permanente.

12 Convivência Democrática e o Projeto Político da Escola
Michael Useem, da Universidade da Pensilvânia, selecionou nove histórias reais de pessoas que lideram grupos em diversas situações, com êxitos e fracassos. Dessas experiências, ele retirou lições que agora você vai conhecer com as devidas adaptações ao nosso caso.

13 Princípios que devem orientar o trabalho do gestor
1 Para que sua liderança seja bem sucedida, é necessário que você se conheça, compreenda os seus próprios valores, aonde quer chegar e os caminhos que deve percorrer. 2 Você precisa desenvolver seu potencial de liderança combinando sua visão com a da sua escola. O desafio consiste em identificar a oportunidade certa, escolher o momento adequado e fazer a mudança correta.

14 Princípios que devem orientar o trabalho do gestor
3 Procure manter um comportamento coerente com a autoridade que o cargo lhe confere e exija senso de responsabilidade dos outros dentro de sua escola. 4 Prepara-se para ter sua liderança questionada sempre que tiver de tomar decisões problemáticas que contrariam pessoas, grupos ou entidades..

15 Princípios que devem orientar o trabalho do gestor
5 Sempre que você for assumir novas responsabilidades, procure informar-se com antecedência sobre as estratégias que deram certo no passado, assim como sobre as ações necessárias ao desempenho das funções. Informe-se sobre as reações que outras pessoas tiveram aos desafios que você enfrenta agora. A partir daí decida-se, porque a indecisão pode ter o mesmo resultado desastroso das ações incorretas. 6 Aprenda a reconhecer as situações e a agir com independência.

16 Forme criteriosamente as suas equipes
Líderes não nascem feitos; a liderança se desenvolve. O seu trabalho de gestor exige que você conquiste a confiança de seus parceiros, colaboradores e subordinados para os possíveis momentos difíceis e espinhosos, quando precisará do apoio, muitas vezes, até de seus opositores mais ferrenhos. Isso poderá definir seu sucesso ou fracasso. Uma o que existe de melhor nas pessoas, mesmo aquelas que possuem convicções opostas. Para tanto, mantenha em sua escola boas vias de comunicação, compreensão mútua e obrigações compartilhadas. Um sentido claro de propósito comum e uma camaradagem bem formada são ingredientes essenciais para assegurar a criação de uma cultura sólida e que sua equipe tenha um desempenho satisfatório


Carregar ppt "Como Construir e Desenvolver os Princípios de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google