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Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global

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Apresentação em tema: "Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global"— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global
 boa perspectiva para Etanol Vantagens Brasileira na produção Etanol: extensão territorial, clima tropical Brasil: Etanol obtido por Fermentação cana EUA: Etanol obtido do milho. Produção do Etanol (i) Fermentação cana: álcool com alto teor de água (ii) Destilação (remove parte da água): Álcool Hidratado usado em motores a Álcool e motores Flex. (iii) Processos Adicionais: Álcool Anidro usado como mistura na gasolina (até 25%) (iv) Eliminação impurezas: Álcool Neutro usado na indústria (ex: bebidas) Mercado Interno: Álcool Hidratado, Anidro e Neutro Mercado Externo: Álcool Anidro e Neutro

2 Desenvolvimento do Mercado de Etanol
Produção Brasileira Etanol – 4 etapas 1ª: período colonial – 1975: Álcool usado na indústria 2ª: : Pró-alcool 1ª fase ( ): mistura Etanol à gasolina para diminuir importações petróleo (choque 74) e fornecer alternativa para produtores de açucar em crise. 2ª fase ( ): produção veículos movidos a alcool  forte crescimento produção Etanol 3ª: : Diminuição preço petróleo, aumento preço açucar  crise produção Etanol. 4ª: após 2004: surgimento motores flex  forte aumento demanda Etanol.

3 A demanda Futura de Etanol
Mercado externo: aquecimento global  Adição Etanol à gasolina  aumento exportações a partir de 2004. Perspectiva crescimento 5% a.a. até Incerteza: escassez de petróleo e álcool de celulose Mercado Interno: Demanda Industrial: pequena participação (5%) Álcool Combustível (80%): 3 subsegmentos Carros a Álcool: paralisação produção carros Álcool 1992 redução 50% frota até 2015 Carros a Gasolina: Mistura de Álcool a gasolina (25%) gera 1/3 da demanda total de Álcool. Redução 20% frota até 2015 Carros Flex: 90% das vendas recentes de automóveis e comerciais leves. Todos veículos leves a partir 2008 devem ser flex. Crescimento 7% a.a. da frota. Aumento vendas Álcool depende dos preços relativos do Álcool e da Gasolina

4 Preços Etanol Expectativa: aumento da capacidade de oferta semelhante ao crescimento demanda  não deve ocorrer grande queda preço Mesmo se houver queda passageira preços: empresas capazes de se adaptar. Preço futuro Etanol dificil prever: tende a se atrelar mais ao preço Petróleo e menos ao preço açucar. Curto-prazo: expectativa aumento moderado preço etanol.

5 Panorama da Produção de Biodiesel no Mundo
Europa: 80% mercado mundial Biodiesel: cotas obrigatórias (2% até 2001, 5,75% até 2010, 20% até 2020), subsídios para produção (óleo Canóla) Lideres: Alemanha, França EUA: alto preço petróleo, incentivos federais  aumento produção Biodiesel (óleo Soja) Ásia: grandes produtores de óleos vegetais: Índia, China, Tailândia, Malásia e Austrália estão investindo na produção.

6 O processo de Produção do Biodiesel

7 Biodiesel no Brasil Brasil: extensão territorial, clima e solo favorável  alta potencialidade Biodiesel Inserção Internacional Limitada: restrições técnicas e proteção do mercado na Europa e EUA. Europa/EUA: custo produção Biodiesel 50% maior que Diesel mineral Brasil: recursos terra/clima favoráveis  custo mais baixo Espera-se que avanço programa resulte em redução custos com uso oleaginosas que estão a margem do agronegócio (pinhão, dende, caroço algodão, babaçu...) Produção óleo em grande escala: custo óleo é cerca de 85% do custo do Biodiesel  Preço Biodiesel depende preço óleo Óleos Vegetais: aumento preço até 2003, queda 20% preço internacional após 2003.  Produtores buscam clientes nacionais.

8 Marco Regulatório no Brasil
2004: MDA elabora selo Combustível social, receita define incentivos fiscais, BNDES define incentivos crédito, ANP define normas qualidade e regulação comercialização. Dez/2004 anunciado o Programa Nacional de Uso do Biodiesel. Lei 11097/05 : Mistura 2% de Biodiesel no Diesel facultativa até 2007 e obrigatória em 2008, mistura de 5% obrigatória em 2013. Compradores potenciais receosos de misturar Biodiesel no Diesel. Risco de chegar em 2008 sem capacidade produtiva para atender 2% obrigatório Leiloes públicos compra biodiesel ANP Condições importantes para inicio mercado Biodiesel: selo combustível social, Regime tributário, financiamento BNDES, Leiloes Públicos.

9 Formação do Mercado de Biodiesel
O selo combustível social 2005: ministério desenvolvimento agrário define critérios obter selo combustível social: Capacitação/aquisição insumos de pequenos produtores (50% NE, 30% SE e S, 10% N e CO) Vantagens para detentores selo: diminuição alíquota PIS, Cofins; acesso crédito privilegiado no BB, BNDES, BNB, BASA; acesso leiloes ANP; uso selo como Marketing. Regime Tributário Alíquotas diferenciadas PIS/Confins, Isenção IPI. Alíquota ICMS Biodiesel (inferior ao Diesel), alguns estados tem ICMS biodiesel ainda mais baixo.

10 Formação do Mercado de Biodiesel
Financiamento 2005: BNDES, BB, BNB, BASA lançam linhas especificas para Biodiesel. Objetivos do programa BNDES: (i) apoiar todas etapas da cadeia, (ii) apoiar aquisição máquinas, (iii) apoiar investimentos em subprodutos (glicerina), (iv) apoiar agricultura familiar Condições Financeiras privilegiadas para selo social Leilões de Compra de Biodiesel Nov 2005: 1º leilao com entrega para 2006 (70 mil m3) Dificuldade Entrega: ANP exigiu melhoria processo produtivo vendedores. 2006 realizados 2º, 3º, 4º leiloes. Preço alto, regularidade leiloes  investimentos na produção biodiesel, baixo preço internacional Soja  uso para Biodiesel. Petrobras (diretamente ou por meio controlada Refap): único comprador.

11 Projetos de Biodiesel no Brasil
Marco Regulatório: importante mas insuficiente. Leilões, incentivos fiscais  aumento capacidade instalada para produção biodiesel. Carteira projetos BNDES: 11 projetos capazes de atender os 2% obrigatórios em 2008 (1,1 bilhão litros) Carteira projetos do MME: 2,1 bilhões litros. Concentração 4 estados: SP, RS, GO, MT.  Expectativa possível atender 5% obrigatórios 2013. Necessário mercado com 2% mistura funcione para que o programa seja ampliado. BR combustível: pretende produzir toda sua demanda obrigatória (31% distribuição): Limita mercado para outros produtores


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