A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicomotricidade ROSANA FACHADA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicomotricidade ROSANA FACHADA."— Transcrição da apresentação:

1 Psicomotricidade ROSANA FACHADA

2 PSICOMOTRICIDADE CIÊNCIA PSICOPEDAGÓGICA QUE PROCURA ESTUDAR O HOMEM, O CORPO EM MOVIMENTO, E ATRAVÉS DISSO ENTENDER AS RELAÇÕES QUE ELE FAZ CONSIGO MESMO E COM O MUNDO EXTERNO.

3 CAMPO DE ATUAÇÃO EDUCAÇÃO- Psicomotricidade Funcional
Psicomotricidade Relacional REEDUCAÇÃO TERAPIA

4 VERTENTES DA PSICOMOTRICIDADE
REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA TERAPIA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL RELACIONAL FINALIDADE DAS FUNÇÕES PSICOMOTORAS TRATAR PATOLOGIAS: AFETIVAS, RELACIONAIS E COGNITIVAS SANAR PROBLEMAS MOTORES, MELHORAR AS APRENDIZAGENS COGNITIVAS E O COMPORTAMEN-TO DA CRIANÇA DESENVOLVER AS POTENCIALIDADES RELACIONAIS DA CRIANÇA UTILIZANDO A AÇÃO DO BRINCAR

5 LA EDUCACION PSICOMOTRIZ COMO TERAPIA “BRUNO”
ÁREA DE BASE BIOMÉDICA NEUROPSIQUIATRIA INFANTIL PSICANÁLISE PSICOPEDAGOGIA AUTORES DE BASE DUPRÉ WALLON ROGERS PIAGET WINNICOTT VIGOTSKY PRINCIPAIS AUTORES GUILMAIN DEFONTINE EMPINET E DARRAULT AJURRIAGUERRA LEVIN LE BOULCH PICQ E VAYER AUCOUTURIER LAPIERRE NEGRINE OBRAS E PUBLICAÇÕES MANUAL DE REEDUCAÇÃO PSICOMOTRIZ 1º., 2º. E 3º. ANO LA EDUCACION PSICOMOTRIZ COMO TERAPIA “BRUNO” A CLÍNICA PSICOMOTORA A EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E RETARDO MENTAL SIMBOLOGIA DO MOVIMENTO APREND E DESENV. INFANTIL VOLS 1,2 E 3.

6 Procedimentos didáticos
REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA TERAPIA PSICOMOTORA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL RELACIONAL RELAÇÃO ADULTO/CRIANÇA COMANDO, NÃO INTERAGE ESCUTA, AJUDA, INTERAÇÃO E DISPONIBILIDADE CORPORAL COMANDO E DIREÇÃO, É O MODELO DA CRIANÇA AJUDA, ESCUTA, ESTÍMULO, INTERAÇÃO E INTERVENÇÃO COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS GRUPOS PEQUENOS INDIVIDUAL GRUPOS DE UM MESMO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO GRUPOS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZAÇÃO E PROPOSIÇÃO DA PRÁTICA PROGRAMAS DE SESSÃO DE EXERCÍCIOS CONFORME A NECESSIDADE DA CRIANÇA ATIVIDADES EM QUE OBJETOS E O CORPO DO TERAPEUTA SE TORNEM O DEPÓSITO DAS EMOÇÕES DA CRIANÇA ATIVIDADES PRÉ-PROGRAMADAS, FAMÍLIAS DE EXERCÍCIOS RITUAL DE ENTRADA; ATIVIDADES LIVRES DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO; RITUAL DE SAÍDA DESENVOLVIMENTO DAS ROTINAS MÉTODO DIRETIVO MÉTODO NÃO DIRETIVO AVALIAÇÃO/ ACOMPANHAMENTO BATERIA DE TESTES QUE DETERMINAM O PERFIL PSICOMOTOR AVALIAÇÃO CONFORME A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA CORREÇÃO DO ERRO, PADRÃO DE MOVIMENTO CERTO E ERRADO DESPERTAR DE ZONAS PROXIMAIS NA CRIANÇA POSTURA CORPORAL DIANTE DA CRIANÇA NÃO OCORRE CONTATO CORPORAL OCORRE CONTATO CORPORAL RARAMENTE OCORRE CONTATO

7 Procedimentos didáticos
REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA TERAPIA PSICOMOTORA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL RELACIONAL RELAÇÃO ADULTO/CRIANÇA COMANDO, NÃO INTERAGE ESCUTA, AJUDA, INTERAÇÃO E DISPONIBILIDADE CORPORAL COMANDO E DIREÇÃO, É O MODELO DA CRIANÇA AJUDA, ESCUTA, ESTÍMULO, INTERAÇÃO E INTERVENÇÃO COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS GRUPOS PEQUENOS INDIVIDUAL GRUPOS DE UM MESMO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO GRUPOS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZAÇÃO E PROPOSIÇÃO DA PRÁTICA PROGRAMAS DE SESSÃO DE EXERCÍCIOS CONFORME A NECESSIDADE DA CRIANÇA ATIVIDADES EM QUE OBJETOS E O CORPO DO TERAPEUTA SE TORNEM O DEPÓSITO DAS EMOÇÕES DA CRIANÇA ATIVIDADES PRÉ-PROGRAMADAS, FAMÍLIAS DE EXERCÍCIOS RITUAL DE ENTRADA; ATIVIDADES LIVRES DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO; RITUAL DE SAÍDA DESENVOLVIMENTO DAS ROTINAS MÉTODO DIRETIVO MÉTODO NÃO DIRETIVO AVALIAÇÃO/ ACOMPANHAMENTO BATERIA DE TESTES QUE DETERMINAM O PERFIL PSICOMOTOR AVALIAÇÃO CONFORME A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA CORREÇÃO DO ERRO, PADRÃO DE MOVIMENTO CERTO E ERRADO DESPERTAR DE ZONAS PROXIMAIS NA CRIANÇA POSTURA CORPORAL DIANTE DA CRIANÇA NÃO OCORRE CONTATO CORPORAL OCORRE CONTATO CORPORAL RARAMENTE OCORRE CONTATO

8

9 Psicomotricidade Alterações na atividade neural
Mudanças na comunicação neural Novas redes neurais Nova estrutura cerebral Novo modo de funcionamento.

10 Dependências as condições de vida
Aparato Biológico; Meio Ambiente; Tarefas a serem realizadas. Emergência do Comportamento: Resultado dessa tríade sobre os circuitos neurais

11

12

13

14

15 SL CC conduta E.Ext. emoção ativação Tálamo HIPOT motivação SN SE
E.Int.

16 SISTEMA PSICOMOTOR HUMANO
TONICIDADE EQUILIBRAÇÃO LATERALIDADE NOÇÃO DO CORPO (somatognosia) ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO - TEMPORAL PRAXIA GLOBAL PRAXIA FINA

17 TONICIDADE TONICICIDADE EM LÚRIA - Alerta e de Vigilância que exige a mobilização de uma certa energia essencial `a ativação dos sistemas seletivos de conexão, sem os quais nenhuma atividade mental pode ser processada mantida e organizada. Aquisições Neuromusculares, conforto Tátil e integração de padrões motores antigravídicos ( 0 aos 12 meses)

18 EQUILÍBRIO Para Lúria, só haverá a equilibração corporal se a manutenção cortical acompanhar o desenvolvimento da criança. Equilíbrio : “É a capacidade de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo, através de uma combinação adequada de ações musculares e sob a influência de forças externas”. (Mello, 1980); As impressões : Labirínticas; Cinestésicas e as Visuais. Equilíbrio: Estático; Dinâmico e Recuperado.

19 LATERALIDADE A dominância lateral é baseada em fatores neurológicos e sociais; Observar as tarefas que exijam força, precisão para saber a dominância de olho, ouvido, pé e mão; Lateralidade :Homogênia; Cruzada, Ambidestra; Influi na construção do Esquema Corporal e do Espaço

20 ESQUEMA IMAGEM VERBO TER; MEMÓRIA CURTA; ASPECTO NEUROLÓGICO;
ORGANISMO EXTERNO VERBO SER; MEMÓRIA LONGA; ASPECTO PSICOLÓGICO; ORGANISMO INTERNO

21 ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
É A ORIENTAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO DO MUNDO EXTERIOR REFERINDO-SE AO SEU REFERNCIAL E DEPOIS A OUTROS OU PESSOAS EM POSIÇÃO ESTÁTICA OU EM MOVIMENTO; Conhecimento das noções; Orientação espacial; Organização espacial; Compreensão das relações.

22 ORIENTAÇÃO TEMPORAL A capacidade de situar-se em função dos acontecimentos; Ordem e Sucessão; Duração dos Intervalos; Renovação cíclica de certos períodos; Rítmo

23 GLOBAL FINA PRAXIA MACROMOTRICIDADE
Cinestésico;visual;tátillabiríntico e vestibular que ocorrem numa relação espaço temporal; Melhora o comando nervoso e o refinamento percptivo-sensorial. MICROMOTRICIDADE OROMOTRICIDADE GRAFOMOTRICIDADE Independência ao equilíbrio e a lateralidade; Repetir o gesto sem mudar a precisão; Adaptação ao esforço muscular, a relação sensório-motora e saber exatamente a imagem do gesto.

24 Não Lhe Posso Dar O Que Já Existe Em Você Mesmo.
Não Lhe Posso Atribuir Outro Mundo De Imagem, Além Daquele Que Há Em Sua Própria Alma. Nada Lhe Posso Dar A Não Ser A Oportunidade, O Impulso, A Chave. Eu Ajudarei A Tornar Visível Seu Próprio Mundo. É Tudo. Herman Hesse


Carregar ppt "Psicomotricidade ROSANA FACHADA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google