A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas I e II Metodologia da Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas I e II Metodologia da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

2 As Diferentes Formas do Saber
O saber espontâneo: Mito Tradição Autoridade O saber racional: Filosofia Ciências Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

3 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica
O Saber Espontâneo Nossas afirmações mais comuns partem do saber espontâneo, afinal, não estamos 24 horas do dia proferindo afirmativas científicas ou filosóficas. O cotidiano é permeado pelas atitudes que internalizamos, oriundas do saber espontâneo. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

4 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica
Mito Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

5 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica
Tradição Encontramos desde a região norte ao sul do país uma infinidade de folclores que expressam a forma como as pessoas se comportam e exprimem seu modo de viver. No entanto, convivemos com afirmações advindas também do senso comum. São saberes oriundos do acúmulo de informações herdadas por antepassados e que não questionamos a sua validade, simplesmente nos apropriamos desses saberes. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

6 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

7 Paradigmas de Pesquisa
São arranjos comuns de idéias e compreensões, partindo da visão de mundo e de uma análise teórica sobre esta visão, sujeita à interpretação feita pelo pesquisador, podendo assim se diferenciar para um mesmo fato. A produção científica baseia-se em três paradigmas: Paradigma Empírico - Analítico Paradigma Fenomenológico - Hermenêutico Paradigma Crítico - Dialético Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

8 Paradigma Empírico - Analítico
Descreve a relação causa - efeito entre variáveis, sendo verificada por experimentos e testes, de forma quantitativa, nos quais o pesquisador e a pesquisa se mantêm isentos de críticas de ordem social. têm como base: o intenso rigor metodológico; o tratamento estatístico dos dados coletados através do experimento, foco central de investigação. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

9 Paradigma Fenomenológico - Hermenêutico
O eixo principal da ação desse tipo é a interpretação dos fatos e/ou fenômenos, a análise interpretativa dos O que são paradigmas? São simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapa que usamos para navegar na vida. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

10 Paradigma Crítico - Dialético
Esse tipo tem em vista a transformação de realidade social onde o pesquisador e a pesquisa são agentes transformadores e/ou construtores de uma nova realidade, sendo o homem analisado dentro do contexto sócio-histórico. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

11 As Teorias Filosóficas que Fundamentam Esses Paradigmas
Positivismo Fenomenologia Marxismo Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

12 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica
Positivismo O termo positivismo foi adotado por Augusto Comte para designar toda uma diretriz filosófica marcada pelo culto da ciência e pela sacralização do método científico. O positivismo expressa um tom geral de confiança nos benefícios da industrialização, bem como um otimismo em relação ao progresso capitalista, guiado pela técnica e pela ciência. Admite, como fonte única de conhecimento e critério de verdade: a experiência os fatos positivos os dados sensíveis. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

13 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica
Fenomenologia A fenomenologia, as idéias e as coisas estão indissoluvelmente ligadas entre si, constituindo um único fenômeno, pois as idéias só existem porque são idéias sobre as coisas. Atinge-se a essência mesma das coisas descrevendo a experiência tal como ela se processa, de forma que a realidade surja exatamente como ela é. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

14 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica
Marxismo O marxismo é uma análise a partir da realidade social. Diante do cenário que marcava a sociedade nas primeiras décadas do século XIX. Karl Marx formulou suas idéias pelo: materialismo histórico materialismo dialético Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

15 Materialismo Histórico
Materialismo Dialético Insiste na necessidade de considerarmos a realidade socioeconônica de determinada época como um todo articulado, atravessado por contradições específicas, entre as quais a luta de classe. Materialismo Histórico É a explicação da história por fatores materiais, ou seja, econônúcos e técnicos. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

16 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica
Crise dos Paradigmas Heisenberg apresenta o conceito de probabilidade. A função da probabilidade combina entre si os elementos: objetivos - conseqüência da descrição, independem do observador; subjetivos - se referem ao nosso conhecimento incompleto do mundo; incertezas - nunca vemos as coisas realmente como são. Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica

17 Profa. Rita Borges - Metodologia da Pesquisa Científica


Carregar ppt "Aulas I e II Metodologia da Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google