A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIDROTERAPIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIDROTERAPIA."— Transcrição da apresentação:

1 HIDROTERAPIA

2 CONCEITOS INICIAIS HIDROTERAPIA – É a utilização da água internamente ou externamente em qualquer um dos seus estados (Líquido, Sólido e Gasoso), com finalidades Terapêuticas (Preventiva ou Curativa). Exemplos: Liquido - Banhos Sólido – Crioterapia Gasosa – Sauna, Inalação

3 CONCEITOS INICIAIS HIDROCINESIOTERAPIA – É o tratamento que utiliza o movimento do ser humano dentro da água. PROCESSOS HIDROTÉRMICOS – É o processo que utiliza o movimento da água com sua variação de temperatura. Ex: Banhos, Compressas, Pedilúvios. PROCESSO HIDROCINÉTICO – É o processo que utiliza o movimento da água, com finalidade terapêutica. Ex: Turbilhão, Tanque de Hubbard, Duchas e Borrifo.

4 INDICAÇÕES Lesões Ortopédicas;
Seqüelas Neurológicas de Acidente Vascular Cerebral; Traumatismo Raquimedulares; DORT; Parkinson; Entre outros...

5  suprimento sangüíneo;  FC;  metabolismo;  FR;
EFEITOS FISIOLÓGICOS  temperatura;  suprimento sangüíneo;  FC;  metabolismo;  FR;  a sensibilidade das terminações nervosas sensitivas;  tônus;

6 EFEITOS TERAPÊUTICOS Alivio da dor e do espasmo muscular. (E.T)
Relaxamento. (E.F) Manutenção ou aumento da amplitude de movimentos.(E.T) Reeducação dos músculos paralisados.(E.T) Fortalecimento muscular.(E.T) Reforço do moral do paciente.(E.T)

7 Efeitos Fisiológicos da Imersão
Efeitos da pressão Hidrostática Pulmão Coração Rins Termólises Condução Convecção

8 CALOR É uma modalidade comum prescrita na
Fisioterapia. Existem vários tipos de calor que atuam sobre os tecidos. A divisão mais importante trata do calor superficial e do calor profundo. Calor superficial (Compressas, Banhos, Almofadas Térmicas). Calor Profundo (Ondas curtas, Ultra-Som, Micro Ondas).

9 Transferência de Calor
O calor também pode ser dividido de acordo com a transferência para o interior dos tecidos Transferência de Calor Condução. É o calor transmitido através do contato de objetos aquecidos. Conversão. É o calor conseguido através da passagem de alguma forma de energia. Convecção. O calor é transmitido por circulação de líquidos, gases ou lâmpadas.

10 ALTERAÇÕES LOCAIS CALOR
Hiperemia superficial (Cutânea). Vasodilatação Hiperemia Profunda (Visceral). Aumento do Aporte Sanguíneo (Aumento de O2, Aumento de leucócitos). Aumento do Metabolismo. Relaxamento Local. Ação analgésica.

11 FRIO Aplicação local do frio apresenta uma finalidade preventiva e / ou terapêutica. Quando aplicada sobre a pele remove o calor dos tecidos. Um dos efeitos fisiológicos de maior importância decorrente da exposição ao frio é a vasoconstricção (diminuição da luz nos vaso).

12 ALTERAÇÕES LOCAIS Alivio da dor Reduz edemas Facilita a contração
Reduz hematoma Evita ulcera de decúbito (feridas) Anestesia e analgésica.

13 SENSAÇÕES EXPERIMENTADAS
Resfriamento. Dor ou queimação (região deixa de ser oxigenada). Analgesia e/ou Anestesia.

14 TESTES ESPECIAIS BARUCH Arranha-se o tórax do paciente, se o tórax ficar branco e logo depois ficar vermelho a resposta é boa. Se o tórax ficar branco e demorar muito tempo para ficar vermelho resposta e duvidosa.

15 TESTES ESPECIAIS ANTEBRAÇO Enrola-se uma toalha molhada com água fria no antebraço e em seguida se faz uma fricção durante 20’’, se ficar branco e logo depois vermelho a resposta é boa, mas se ficar branco e demorar muito para ficar vermelho a resposta é duvidosa.

16 PROCESSOS HIDROCINÉTICOS
Recursos terapêuticos que utilizam a água e o seu movimento. Pode ocorrer em função das Propriedades Físicas da água, da temperatura e ainda da ação mecânica proporcionada por micro massagem

17 TIPOS COMUNS Turbilhão Tanque de Hubbard Duchas Borrifo

18 TURBILHÃO Recipiente de aço inoxidável ou de fibra de vidro, para membros superiores e inferiores. Se utiliza da água turbilhonada. Possui efeito analgésico e relaxante.

19 TURBILHÃO

20 INDICAÇÕES Artralgia Artrite Anquilose Contusões.
Lesões musculares (contraturas, estiramentos distensão, ruptura).


Carregar ppt "HIDROTERAPIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google