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Marcas
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O que é marca? De acordo com a American Marketing Association, a palavra marca é definida como um nome, sinal, símbolo, design ou um termo, ou um conjunto de todas essas palavras, com o intuito de diferenciar um produto ou serviço de um grupo de fornecedores.
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Um pouco de história Vivendo num mundo perigoso e hostil, o homem primitivo deixava marcada nas paredes das cavernas a sua experiência. Sua habilidade para expressar, por meio de símbolos, os conceitos e ocorrências mais comuns de sua vidas, era um guia para a sobrevivência de sua família ou de sua tribo. Nicho Policrômico - Toca do Boqueirão da Pedra Furada - Serra da Capivara - PI
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Um pouco de história Até a Idade Média (século XIII), os símbolos encontrados em objetos não eram os dos seus criadores, a maioria das vezes escravos, mas sim dos seus senhores. Somente a partir dessa época é que artesãos, artistas e comerciantes começaram a alterar esses costumes, passando a assinar seus trabalhos e possessões. Com o emprego dos primeiros símbolos, aconteceram também as primeiras falsificações, que já davam, desde aquela época, lugar a uma ação civil (actio injuria ou actio doli).
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Um pouco de história Na Idade Média, reis e cavaleiros usavam como identificação símbolos (heráldicos) e cores institucionais. Almeida Barbosa Barros Araújo
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Marca e Valor Valorizamos tudo o que desejamos. Quanto Maior o desejo, maior o valor. Os projetos de identidade visual têm como principal objetivo diferenciar para os consumidores quais sua marcas de valor entre milhares de outras. Os ícones criados, logotipo e símbolo, sintetizam e transferem para produtos e serviços toda a informação ou experiência que tenhamos tido com eles. Tornam-se sinalizadores da confiança que depositamos nas marcas.
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Logotipia LOGOTIPO É a particularização da escrita de um nome. Sempre que vemos um nome representado por um mesmo tipo de letra, isso é um logotipo. Toda marca tem um logotipo. Um logotipo sempre tem letra. SÍMBOLO É um sinal gráfico que, com o uso, passa a identificar um nome, idéia, produto ou serviço. Nem todas as marcas têm símbolos. É importantes não confundir signo com símbolo. Os desenhos usados nas placas de sinalização viária são signos, pois têm um significado específico, destituído de emoção. Já um símbolo nos desperta uma série de informações e experiências que tenhamos armazenadas sobre uma marca.
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SÍMBOLO Podemos classificar os símbolos em dois grandes grupos: os abstratos e os figurativos. SÍMBOLOS ABSTRATOS Nada representam à primeira vista. Seus significados devem ser aprendidos. Reebok Nike Umbro Adidas
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Os figurativos podem ser de três naturezas.
SÍMBOLOS FIGURATIVOS Os figurativos podem ser de três naturezas. . Os baseados em ícones. Aqueles cujos desenhos são bastante fiéis ao que pretendem representar. Os baseados em fonogramas. Aqueles formados apenas por letras e que não são logotipos, porque não são escrita das marcas que representam. Os baseados em ideogramas. Aqueles cujos desenhos representam idéias ou conceitos.
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Evolução de logomarcas
Antigamente, os elementos institucionais das marcas eram, quase sempre, desenhados por seus donos e, com o tempo, se os produtos ou serviços fornecidos eram bons, acabavam por fixar-se nas mentes dos compradores. Hoje em dia, a concorrência é de tal ordem que não há mais espaço para improvisos ou capital para se desperdiçar. A criação de uma identidade visual deve ser feita por designers gráficos.
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Exemplos de logos ruins
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Cor padrão As pessoas podem não saber descrever o logotipo ou o símbolo das marcas mais conhecidas, mas certamente serão capazes de dizer quais são as suas cores. Uma ou mais cores, que, sempre nos mesmos tons, são usadas nas identidades visuais, São chamadas cores padrão. A cor de um logotipo corporativo pode ter enorme impacto na percepção do público, no sucesso de seus produtos e até mesmo na cultura do local de trabalho de seus funcionários.
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Cor padrão A Coca-Cola é vermelha e branca . A Pepsi, azul e vermelha. A BR é verde e amarela, a Shell, vermelha e amarela e a Ipiranga azul e amarela. Estas cores estão intrinsecamente relacionadas às empresas que representam, fazem parte de sua personalidade visual, podendo ser reconhecidas a grandes distâncias. Imagine o logotipo de Virgin, por exemplo, em um verde outonal em lugar do vermelho vivo. O que agora pensamos ser uma empresa impetuosa e inovadora, sem dúvida teria uma imagem completamente diferente.
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Como analisar se um logotipo é bom?
Contemporaneidade – O desenho será ainda bom daqui a uns 5 ou 10 anos ou está relacionado a algum modismo gráfico? Uso – O desenho é compatível com as aplicações pretendidas em termos de processos e custos? Conceito – O desenho é compatível com o conceito que deve ser transmitido? Legibilidade – O desenho tem características óticas perfeitas? Personalidade – Ele é original? Irá se destacar em meio à sua concorrência? Pregnância – É fácil sua memorização.
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