A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE

2 SAÚDE OMS (1948): “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças ou enfermidades“. A presença de enfermidade não deverá significar de maneira alguma que o indivíduo seja incapaz ou desprovido de potencialidades. Saúde é também qualidade de vida e, deste modo, produto que resulta do acesso a emprego, renda, educação, habitação, serviços de saúde, cidadania, lazer, etc. NEVES (2007).

3 DOENÇA Falta ou supressão da saúde; moléstia, mal, enfermidade (VIANNA, 2000). Transtorno da função ou estrutura de qualquer parte, órgão ou sistema do organismo. Reação a uma lesão; moléstia ou enfermidade (BLAKISTON, 1998).

4 Escala de saúde e doença
Saúde ótima Saúde subótima ↔ enfermidade real doença ou incapacidade declarada próximo da morte morte DELIBERATTO (2002).

5 PIRÂMIDE DE INTER-RELAÇÃO HOSPEDEIRO- AGENTE-AMBIENTE
AMBIENTE AGENTE DELIBERRATO (2002).

6 PIRÂMIDE DE INTER-RELAÇÃO HOSPEDEIRO- AGENTE-AMBIENTE
Hospedeiro: idade, sexo, constituição corporal, genética e imunológica; nível educacional, ocupação, hábitos e costumes, estado psicológico e de humor, outros. Agente: fatores biológicos, físicos, químicos, mecânicos, genéticos e nutricionais. Ambiente: fatores físicos, biológicos, psicológicos, socioeconômicos, culturais e políticos. DELIBERRATO (2002).

7 PROMOÇÃO DA SAÚDE OMS (1948): promoção da saúde é o processo que permite às pessoas aumentar o controle e melhorar a sua saúde. 1°: atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando seus estilos de vida no seio das famílias e, no máximo, no ambiente das culturas da comunidade em que se encontram (educativo). 2°: fatores relacionados com a qualidade de vida: padrão adequado de alimentação e nutrição, de habitação e saneamento; boas condições de trabalho; oportunidades de educação ao longo de toda a vida; ambiente físico limpo; apoio social para famílias e indivíduos; estilo de vida responsável; e um espectro adequado de cuidados de saúde. Participação da população é essencial. BUSS (2000); NEVES (2007)

8 PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se; precaução; cautela; preconceito; disposição prévia (MORAIS, 1995). Ação de intervenção antecipada (CZERESINA; FREITAS, 2003).

9 PROMOÇÃO X PREVENÇÃO Prevenção (ação de intervenção antecipada orientada para evitar o surgimento de doenças específicas) Ex: lesões tendinosas. Promoção (conceito mais amplo, que se refere a medidas que não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho). (CZERESINA; FREITAS, 2003).

10 Níveis de prevenção (ROUQUARIOL;GOLDABAUM)
PREVENÇÃO PRIMÁRIA Promoção da saúde: é realizada através de medidas de ordem geral Moradia adequada Escolas Áreas de lazer Alimentação adequada Educação em todos os níveis Ex: palestra de orientação sobre o uso de cinto de segurança, AIDS, tabagismo, vacinação infantil.

11 Prevenção primária B) Proteção específica Imunização Saúde ocupacional
Higiene pessoal e do lar Proteção contra acidentes Aconselhamento genético Controle de vetores EX: análise das condições do trabalho, orientações posturais, uso de colete cervical em acidentes de carro,exercícios laborais, métodos de transferência de decúbito, etc.

12 Níveis de prevenção PREVENÇÃO SECUNDÁRIA Diagnóstico precoce
Inquéritos para descoberta de casos na comunidade Exames periódicos, individuais, para detecção precoce de casos Isolamento para evitar a propagação das doenças Tratamento para evitar a propagação da doença Ex: avaliação postural, correção de posturas durante o trabalho, exercícios laborais, avaliação do DNPM, estimulação essencial, psicomotricidade.

13 Níveis de prevenção PREVENÇÃO SECUNDÁRIA B) Limitação da incapacidade
Evitar futuras complicações Evitar seqüelas Ex: exercícios laborais, mudanças de decúbito para evitar escaras, estimulação precoce, psicomotricidade.

14 Níveis de prevenção PREVENÇÃO TERCIÁRIA
Reabilitação (impedir a incapacidade total) “Fisioterapia” Terapia Ocupacional Emprego para o reabilitado

15 Níveis de prevenção (KOTTKE; LEHMANN, 1994)
Nível/ Classificação Primário Secundário Terciário Leavell e Clark (1976) Promoção da saúde Proteção específica Diag. Precoce Tto adequado Limitação da incapacidade - Reabilitação Columbia University - Limitação da incapacidade Itoh e Lee Reabilitação Assistência a custódia

16


Carregar ppt "PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google