A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Botulismo alimentar e a toxina botulínica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Botulismo alimentar e a toxina botulínica"— Transcrição da apresentação:

1 Botulismo alimentar e a toxina botulínica

2 O que é o botulismo ? É um tipo de intoxicação alimentar.
Podem ocorrer também o botulismo com origem em feridas e colonização intestinal. É causado por uma potente neurotoxina de origem proteica. Seu principal produtor é o Clostridium botulinum.

3 É adquirida por meio de alimentos contaminados, principalmente em conservas.
Em feridas, o contagio é feito através da exposição do ferimento ao agente causador. É uma doença grave e de rápida evolução, levando a óbito 30-60% dos casos.

4 Agente Etiológico É um bacilo Gram-positivo. Anaeróbico obrigatório.
Produtor de esporos encontrados com frequência no solo, legumes, verduras, frutas, sedimentos aquáticos e fezes humanas. Os esporos de Clostridium botulinum é um dos mais resistentes encontrado entre os agentes microbianos.

5 São descritos sete tipos de Clostridium botulinum, possuindo então sete tipos de neurotoxinas (A-G).
São extremamente potentes, sendo necessários um grama de toxina para matar trinta milhões de camundongos. A dose letal da toxina tipo A em um homem de 70kg é igual a 0,09-0,15µg, por via intravenosa ou intramuscular, de 0,70-0,90µg por inalação, ou ainda de 70µg por via oral. Essa toxina perde sua atividade quando submetida a temperaturas elevadas.

6 Clostridium botulinum em microscopia eletrônica

7 Clostridium botulinum em microscopia de luz

8 patogenia A toxina botulínica atinge a corrente sanguínea e é levada até os neurônios sensíveis. Não atingem o sistema nervoso central devido a barreira hematoencefálica, estando o paciente consciente durante a evolução do quadro. A toxina atua nas junções neuromusculares, provocando a paralisia funcional, porém sem a perda da sensibilidade.

9 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
O período de incubação varia de doze horas a três dias, dependendo da quantidade de toxina que foi ingerida. A toxina atua nas sinapses dos nervos periféricos bloqueando a liberação da acetilcolina, provocando a paralisia muscular. A paralisia caracteriza-se primeiramente na área do bulbo, descendo para os músculos da cabeça, face, boca e garganta.

10 Os primeiros sintomas são:
Disfagia : dificuldade de deglutição Diplopia: visão dupla. Vômitos Podendo evoluir para: Paralisia descendente dos membros. Morte devido a falência dos músculos respiratórios.

11 Botulismo infantil É a forma mais letal do botulismo.
Bactérias crescem no trato gastrointestinal da criança e produzem a toxina. Crianças menores de um ano de idade são mais susceptíveis devido à imaturidade da flora intestinal.

12 O alimento mais comumente envolvido é o mel
O alimento mais comumente envolvido é o mel. Pesquisas microbiológicas em todo o mundo têm encontrado esporos de Clostridium botulinum entre 4 e 25% das amostras. Fonte: Imagens. Argentina, 2007. Esporos de Clostridium botulinum Fonte: Bermudéz (2007), Botulismo, Santa Elena Laboratórios S.A

13 O intestino infantil imaturo é colonizado, devido a:
Um elevado pH (falta de ácido biliar). Falta de uma microbiota competidora. Então a toxina botulínica é liberada e prontamente absorvida pela mucosa intestinal. O botulismo infantil é caracterizado por letargia , fraca sucção e choro, e até mesmo a apnéia. Porém o sintoma mais evidente é a letargia.

14

15 PROFILAXIA Esterilizar os potes de conserva antes da preparação.
Acidez da conserva, não se desenvolve em pH < 4,6. Os esporos são muito resistentes ao calor, conservas não ácidas devem ser esterilizadas (121⁰C). Nas conservas de carne, o nitrito (200 mg/Kg) é utilizado como inibidor: salsichas, mortadelas, etc.

16 Ao comprar alimentos enlatados, observar as condições de higiene e de conservação da lata.
Não utilizar mel nos alimentos das crianças. Limpeza da ferida contaminada com soro fisiológico.

17 tratamento Existem antitoxinas que visam a neutralização das toxinas A, B e E. A recuperação requer que as terminações nervosas se regenerem, ocorrendo então lentamente. Pode ocorrer também uma assistência respiratória prolongada.

18 Toxina Botulínica

19 São conhecidos oito tipos de toxinas botulínicas sorologicamente distintas e altamente potentes (de A a G). Tipo G: Admite-se estar relacionado com alguns casos de morte súbita

20 UTILIZAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA
Toxina botulínica do tipo A, é a mais potente e por isso a mais utilizada. Uso estético: Relaxamento de músculos faciais para a diminuição das rugas por desenervação química temporária.

21 UTILIZAÇÕES TERAPÊUTICAS
Alguns exemplos de problemas a serem tratados com a toxina botulínica tipo A : Espasmos distônicos. Torcicolo Distonia cervical. Gagueira. Distonia faríngea. Tiques. Cãibra. Lesões esportivas Espasmo palpebral Síndrome miofacial. Bruxismo. Tremores Cefaléia Estrabismo.

22 UTILIZAÇÃO TERAPÊUTICA CONTRA ESPATICIDADE
Uma condição clínica que caracteriza-se por: Aumento do tônus muscular Aumento dos reflexos miotáticos Movimento muscular flexor exagerado Espasmos musculares Causada por lesões nos neurônios superiores, que são comuns em: -Acidentes vasculares Traumatismos raquimedulares Traumatismos cranianos, Inflamações da medula

23 Caracterizada pela liberação excessiva de acetilcolina no entroncamento neuromuscular.
Em uma unidade neuromuscular normal, um impulso nervoso dá início à liberação de acetilcolina, que faz com que o músculo se contraia.

24 A Toxina botulínica age seletivamente no final do nervo, inibindo a liberação de acetilcolina e provocando desenervação química reversível. O efeito da toxina inicia-se 48 a 72 horas após a aplicação e tem efeito máximo em 1 a 4 semanas. A duração é em média de seis semanas a seis meses podendo aumentar com sucessivas aplicações.

25 COMPLICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES
Normalmente a toxina botulínica tipo A não apresenta complicações, porém, pode ocorrer reações. Como contra-indicações: infecções ou inflamações nos locais da aplicação, alergia a droga, gestantes ou lactentes, por falta de estudos a respeito O maior fator limitante do uso da toxina botulínica tipo A ainda é o preço das doses. Por ser elevado, não é acessível a todas as classes sociais.

26


Carregar ppt "Botulismo alimentar e a toxina botulínica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google