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PROFA. MARILDA TODESCAT

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Apresentação em tema: "PROFA. MARILDA TODESCAT"— Transcrição da apresentação:

1 PROFA. MARILDA TODESCAT
MODELOS DE GESTÃO PROFA. MARILDA TODESCAT

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12 DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES
Administração das organizações num ambiente global; Projeto de estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais; Melhoria da qualidade, da competitividade e do empowerment; Aumento da velocidade e reação às mudanças; Administração ética e moral das organizações.

13 Tendências Atuais da Administração
Gestão do Conhecimento

14 Sociedade do Conhecimento

15 O que devemos fazer para entrarmos nesta nova Sociedade?

16 Tendências da Nova Sociedade
Crescimento Econômico: produtos de maior valor agregado; Globalização da Economia: blocos econômicos; Recursos Naturais e meio-ambiente: produção auto-sustentável; Mudanças Demográficas: êxodo rural e urbanização crescente; Novo Papel do Estado: de provedor à regulador Customização da Produção: produtos em massa sob medida; Fenômeno Ásia; Infocomunicação: TI + telecomunicações + multimídia Internet de Banda Larga: voice web Convergência Digital Evolução do Capitalismo: + justiça social, + distribuição de riqueza; Gestão Empresarial: tecnologias de gestão; Conhecimento: inteligência competitiva.

17 Sociedade do Conhecimento= Economia da Abundância
Sociedade Industrial: Dois homens caminham por uma estrada, cada um carrega um pão. Quando se encontram e trocam os pães, cada um vai embora com UM pão. Sociedade do Conhecimento: Se os dois mesmos homens caminham na mesma estrada, cada um carregando uma idéia, quando se encontram e trocam as idéias, cada um vai embora com DUAS idéias.

18 O que é Conhecimento

19 Conhecimento: O novo fator de produção

20 Lógica Capital X Lógica do Conhecimento

21 O que é Gestão do Conhecimento

22 Gestão do Conhecimento
é a gestão dos ativos intangíveis baseados, sobretudo, na competência dos profissionais de uma determinada organização.

23 De fato, os ativos intangíveis, conhecidos também como capital intelectual, estão disseminados por toda a organização. Além das competências das pessoas, deve-se considerar, também, as suas redes de relacionamentos.

24 Rede de relacionamentos internos Rede de relacionamentos externos
Ativos Intangíveis Rede de relacionamentos internos Competências Rede de relacionamentos externos

25 A Gestão do Conhecimento nas Organizações

26 Organização do Conhecimento
Ativo Tangível Ativo Intangível

27 CapitalFinanceiro (o que se vê) Capital Intelectual (o que assegura o futuro)

28 Competência Pessoal Conhecimento Conhecimento Explícito Tácito Rede de
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Rede de relacionamento Interno Rede de relacionamento Externo Sistemas Administrativos Imagens Patentes Clientes Marcas Cultura Organizacional Fornecedores Sistemas Computacionais

29 Ativos intangíveis > Ativos Tangíveis
Funcionários com alta qualificação A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Converte informações em conhecimento Ativos intangíveis > Ativos Tangíveis

30 A transformação da Gestão:
A natureza do trabalho do gerente está se modificando com a ascensão do trabalhador do conhecimento; O trabalho baseado no conhecimento não pode ter sua gestão fundamentada em números, como o trabalho mão-de-obra; Ao contrário, a atividade deste trabalhador tem semelhanças com a do profissional liberal: a avaliação é pelo resultado alcançado e não pela atividade realizada;

31 A gestão do tipo comando e controle está se tornando desnecessária;
Saber mais do que os chefes, ter mais sensibilidade e estar mais próximos dos clientes são características comuns aos administradores das organizações do conhecimento; Os gerentes vêm se agrupando em torno de uma linguagem que engloba termos como valores, visão, trabalho em equipe, facilitador e empowerment;

32 Na economia da era industrial, o Ser Humano trabalhava para a máquina;
Hoje, no entanto, as partes mais valiosas das atividades que exercemos na era do conhecimento são, essencialmente, humanas – sentir, julgar, criar, desenvolver relacionamentos; As ferramentas e o produto de seu trabalho, o trabalhador do conhecimento leva consigo: o seu cérebro.

33 Quem já passou por uma dessas situações?
Ter que refazer um trabalho que um colega acabou de fazer e você não sabia? Procurar uma informação que seu colega de outro departamento possui e você não sabia? Precisar de um documento ou de uma pessoa com um conhecimento, mas nem o documento e nem a pessoa estão mais na organização? Descobrir que a pessoa que mais conhecia um determinado assunto se aposentou e levou o conhecimento embora...

34 NECESSIDADES... Conservar os conhecimentos essenciais concentrados nos profissionais mais experientes. Obter maior valor agregado nos produtos gerados pelo conhecimento organizacional Antecipar oportunidades detectadas no ambiente; Antever mudanças políticas, jurídicas e de fiscalização, que possam afetar os segmentos de negócio em que a instituição atua; Identificar e proteger seus conhecimentos essenciais e estratégicos; e, principalmente, Reduzir o tempo de resposta aos desafios institucionais.

35 Para que serve? GC Reduzir os silos de informação Prover
Relevante Obter e disseminar conhecimento externo GC Identificar quem sabe o quê Aumentar grau de colaboração Ganhar produtividade Preservar a memória da organização Reutilizar soluções Melhorar o processo de inovação

36 Tendências Atuais da Administração
Organizações de Aprendizagem

37 Organizações de Aprendizagem (Peter Senge – 1995)
Organização com capacidade para criar, adquirir e transferir conhecimento. Características: Solução sistemática de problemas; Experimentação de novas abordagens; Aprendizagem por meio de sua própria experiência e história; Aprendizagem por meio da experiência e prática dos outros; Transferência rápida do conhecimento.

38 Organizações de Aprendizagem (Peter Senge – 1995)
As 5 Disciplinas: Domínio Pessoal: esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal e concentrar nossas energias; Modelos Mentais: pressupostos que influenciam nossa forma de ver o mundo; Visão Compartilhada: imagens de futuro compartilhadas;

39 Organizações de Aprendizagem (Peter Senge – 1995)
Aprendizagem em Equipe: diálogo, pensar em conjunto; Pensamento Sistêmico: integrar todas as outras.

40 Organizações de Aprendizagem (Peter Senge – 1995)
Como criar uma organização que aprende? Estimular um ambiente que conduza à aprendizagem; Estimular a ampla troca de idéias; Eliminar as barreiras de comunicação.

41 Novos Conceitos Profissionais do Conhecimento; Teletrabalho;
Jornadas Flexívies; Organizações Virtuais; Redes de Organizações; Equipes Multidisciplinares; Comunidades de Práticas; Inovação....

42 MUITO OBRIGADA! Profa.Marilda Todescat, Dra marildat@gmail.com
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