A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações
Agenda O que é “Produção” ? Modelo Input-Output Função Produção na Empresa Atividades dos Gerentes de Operações Tipos de Operações

2 O que é Produção? Operações ou Sistema de Produção ou Produção – Maneira pela qual as organizações produzem bens e/ou serviços É a reunião de recursos destinados à produção de produtos ou serviços Gestão da Produção: Atividades, decisões e responsabilidades dos “gerentes de produção” que administram a produção e entrega de produtos e serviços

3 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
O que é Produção? Modelo Input - Output Recursos de Entrada a serem Transformados Input Output Materiais Informações Consumidores Saída de produtos e Serviços PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Recursos de Entrada de Transformação Instalações Pessoal

4 Função Produção na Empresa
3 Funções Centrais na Empresa: Função Marketing/Vendas: Comunica os produtos ou serviços de uma empresa para seu mercado, de modo a gerar pedidos Função Desenvolvimento de Produto: Cria ou modifica produtos / serviços Função Produção: Satisfaz às solicitações dos consumidores por meio da produção e entrega de produtos ou serviços

5 Função Produção na Empresa
...2 Funções de Apoio Função Contábil/Financeira: Administra os recursos financeiros necessários Função Recursos Humanos: Recruta, treina, desenvolve e administra os funcionários da organização Outras funções : TI, Suporte Técnico,...

6 Função Produção na Empresa
RH TI DP Produção Mktg Finanças Outras Suporte

7 Atividades dos Gerentes de Operação
Responsabilidades Diretas Entendimento dos objetivos estratǵicos de produção Desenvolvimento de estratǵia para produção Projetos dos produtos, serviços e processos de produção Planejamento e Controle da Produção Melhoria do desempenho da operação

8 Atividades dos Gerentes de Operação
Responsabilidades Indiretas Interface com Marketing, DP, RH, Finanças e outras áreas de suporte Qualidade, Responsabilidade Ambiental e Social Gestão do Conhecimento Consciência tecnológica Entendimento do mercado globalizado

9 Tipos de Operação Pode-se classificar as operações quanto a: Volume de Output Variedade de Output Variação na Demanda do output Contato com consumidor (Visibilidade)‏

10 Volume Variedade Visibilidade Tipos de Operação Alto Baixo Baixa Alta
Baixa Repetição Alto custo unitário Processos mais “humanos” Alta repetividade Especialização Capital Intensivo Baixo Custo Unitário Volume Baixo Alto Flexível Completo Alto custo unitário Atende aos consumidores Rotineira Definida Padronizada Baixo custo Unitário Variedade Baixa Alta Capacidade variável Flexibilidade Alto custo unitário Estável Rotineira Previsível Alta Utilização Baixo Custo Unitário Variação Demanda Alta Baixa Percepção consumidor Alto contato com consumidor Tempo entre produção e consumo Padronização Alta utilização de funcionários Visibilidade Baixa Alta

11 Bibliografia Utilizada
Slack, N.;Chambers, S.;Johnston, R. Administração da Produção. 2a.edição. São Paulo:Ed.Atlas, Capítulo 1


Carregar ppt "Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google