A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos."— Transcrição da apresentação:

1 Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos

2 Grupo de Pesquisa: Cidade, Trabalho e Técnica (CITTEC) Projeto de pesquisa: Resgate, Análise, Atualização e Divulgação dos Dados e Resultados dos Congressos de História da Região do Grande ABC (1990-2009): A busca de uma regionalidade

3 Pesquisadores Profa. Dra. Terezinha Ferrari (coord.) (Ciências Sociais) Prof. Ms. Carlos Cesar Almendra (Ciências Sociais) Profa. Dra. Cecília Cardoso Teixeira de Almeida (Geografia) Eduardo Galvão Lernic (Ciências Sociais) Glauce Lorena Oliveira (Ciências Sociais) Eduardo Souza (Ciências Sociais)

4 Apresentação Esta pesquisa consiste em resgatar, analisar, atualizar e divulgar dados e resultados dos congressos de história da região do Grande ABC Paulista realizados no período de 1990 a 2009.

5 Congressos realizados I Santo André (1990) I Santo André (1990) II São Bernardo do Campo (1992) II São Bernardo do Campo (1992) III Santo Caetano do Sul (1994) IV Diadema (1996) IV Diadema (1996) V Mauá (1998) V Mauá (1998) VI Ribeirão Pires (2000) VI Ribeirão Pires (2000) VII Rio Grande da Serra (2002) VIII Santo André (2004) IX São Bernardo do Campo (2007) X São Caetano do Sul (2009)

6 Objetivos Possibilitar a aproximação, a comunhão de metodologias e propósitos entre: a pesquisa acadêmica, o esforço dos técnicos governamentais, as fontes orais, populares e espontâneas. Atualizar os debates sobre : as recentes transformações produtivas, as propostas políticas para a região, os prognósticos expressados há vinte anos pelos congressistas Sintetizar as contribuições acumuladas sobre a especificidade da região do ABC.

7 Colaboradores externos Museu de Mauá Universidade Metodista Livraria Alpharrabio Departamento de Cultura da Prefeitura de São Bernardo do Campo Diário do Grande ABC Museu de Santo André Fundação Pró-memória de São Caetano do Sul Grupo Independente de Pesquisa e Memória – GIPEM

8 Metas Acompanhamento do IX Congresso em 2011 Levantamento do material dos dez congressos Ampliação de contatos e parcerias Busca de financiamento em agências de fomento Elaboração de relatório crítico-analítico Apresentação dos resultados no XI Congresso em 2011

9 Atividades relacionadas 1- Coordenação da mesa de depoimentos: Cidade do Trabalho em 29 de agosto de 2009. Evento de comemoração do aniversário da cidade de São Bernardo e como parte do Seminário Memória de São Bernardo promovido pelo Departamento de Ações Culturais da Prefeitura de São Bernardo. 2- Participação em mesa de encerramento prevista no X Congresso de História do ABC em São Caetano do Sul em novembro de 2009 para divulgação da pesquisa e preparação de apresentação dos resultados no XI Congresso a ser realizado em Diadema em 2011. 3- Painel de Felipe Roman sobre as greves de 1978-1980 e o papel do Diário do Grande ABC no período no X Congresso de História do ABC em novembro de 2009 e na sala temática: Convite à Pesquisa. 4- Painel de Walmor Francisco Neto sobre as greves de 78-80 e o papel do Sindicato dos Metalúrgicos no X Congresso de História do ABC em novembro de 2009 e na sala temática: Convite à Pesquisa.

10 Considerações finais Utilizar resultados para futuras pesquisas regionais; Incluir o CUFSA como entidade vinculada a outras cujo fim é a integração na área de memória, história e intervenção prática na região do ABC paulista; Projetar o CUFSA em níveis estaduais e nacionais - o ABC é pólo catalisador de um território econômico que ultrapassa em muito as sete cidades que o compõem, tanto pela influência de seu parque produtivo quanto pela sua importância política nacional.


Carregar ppt "Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google