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EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.

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1 EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008

2 Professores envolvidos no Projeto
Responsáveis: Prof°. Drª. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC) Profº. Dr. Ricardo Moretti (UFABC)

3 Participantes: Profª. Marineide Lago Salvador dos Santos (CUFSA) Profº Carlos A. Kantor (CUFSA) Profª Carmem Silvia Vidigal de Moraes (USP) Profª Sonia Maria Portella Kruppa (USP) Profº Daniel Pansareli (UFABC)

4 Apoiadores Incubadora Tecnológica do Centro Universitário Fundação Santo André (ITCP/FSA) Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (ITCP-USP) Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania Centro Vereda

5 Objetivos 1. Formar educadores, coordenadores e gestores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na Economia Solidária - Curso de Especialização 2. Produzir material pedagógico-formativo e de apoio didático para EJA, contemplando a Economia Solidária. 3. Elaborar e publicar a experiência de Educação de Jovens e Adultos realizada.

6 Pólos e Escolas envolvidas no projeto
Santo André: 2 Escolas Municipais São Bernardo do Campo: 2 Escolas Municipais Suzano: 2 Escolas Municipais São Paulo: Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA - Campo Limpo e CIEJA Butantã

7 Público alvo direto e indireto
Sujeitos envolvidos Pólo São Paulo -zona sul Pólo São Bernardo do Campo Pólo Santo André Pólo Suzano TOTAL Escolas 2 8 Professores-alunos 24 5 3 37 Gestores e coordenadores 13 Alunos de EJA beneficiados indiretos 1400 125 1775

8 (pedagógica e administrativa)
Coordenação Geral (pedagógica e administrativa)

9 Coordenação de Pólo/Regional

10 Metodologia Pretende-se reforçar nesta proposta curricular os espaços que proporcionem aos participantes a vivência dos princípios que norteiam o processo educativo através de práticas coletivas e solidárias: Em todos os momentos valoriza-se participação e envolvimento, exercício da democracia, busca conjunta de soluções para os problemas, construção do coletivo. As equipes dos pólos e demais integrantes do projeto definem conjuntamente duas temáticas dos “Projetos Articuladores”.

11 Metodologia O aprofundamento das temáticas no curso deve possibilitar a preparação do material didático correspondente. Parte das atividades didáticas acontece nos pólos Encontros semanais aos sábados, alternadamente na UFABC e nos pólos Paralelamente está prevista orientação à preparação da monografia de curso

12 Projetos articuladores aventados
Construção civil: Ferramentas, componentes e sistemas para racionalização dos sistemas construtivos e apoio à auto-construção; Leitura e interpretação de desenhos e projetos de obras civis; Regularização fundiária; Jardinagem; Horticultura e agricultura orgânica; Carpintaria e estruturas de madeira; Marcenaria e projeto de móveis; Aproveitamento da energia solar; Defesa civil e identificação de situações de riscos associadas ao uso e ocupação do solo; Reciclagem de resíduos E outros

13 Composição da carga horária no curso de especialização
Disciplina: Economia Solidária horas Dois “projetos articuladores” horas Orientação monografia horas Implementação do projeto e preparação do material didático horas reuniões mensais (3h) nos pólos e semanais (1,5 h) nas escolas Visitas técnicas horas

14 Resultados esperados Material pedagógico-formativo a partir da sistematização dos Seminários de formação (em texto escrito e em material áudio-visual); Material didático de apoio a professores elaborado a partir do desenvolvimento do projeto nas escolas, das atividades de formação e das ações desenvolvidas nas escolas. Publicação a partir da sistematização das experiências realizadas nos diferentes pólos do projeto(em texto escrito e áudio-visual); incorporando a Publicação dos TCCs elaborados pelos cursistas.


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