A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:"— Transcrição da apresentação:

1 Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno: Paulo Vinícius Di Stefano Pereira Orientadora: Profa. Lílian Kátia de Oliveira

2 INTRODUÇÃO O estudo da teoria de filas é utilizado para otimizar uma quantidade certa de atendentes e uma quantidade de clientes que procuram por determinado serviço. As filas ocorrem freqüentemente no cotidiano das pessoas, podendo-se citar, por exemplo: Pacientes em um consultório médico, esperando por uma consulta; Consumidores em um supermercado, esperando o atendimento nos caixas; Aviões esperando para decolar em um aeroporto, etc.

3 OBJETIVO O objetivo deste trabalho consiste em um estudo que visa à minimização das filas de um pronto socorro localizado no município de Santo André, utilizando o software Arena. Para atingir este objetivo, deverão ser realizados: Estudos dos principais conceitos de Teoria de Filas; Estudos do software Arena; Pesquisar o sistema de saúde da Região do ABC, bem como definir o objeto do estudo de caso; Realização de uma coleta de dados; Análise de dados obtidos na simulação computacional e se possível, propor melhorias do processo.

4 TEORIA DE FILAS A formação de filas ocorre por que a demanda pelo serviço é maior do que a capacidade do sistema em atendê-la (Arenales et al., 2007). Há duas razões pelas quais os gerentes dos estabelecimentos e o poder público não aumentam suas capacidade de atendimento: inviabilidade econômica e limitação de espaço.

5 TEORIA DE FILAS Usualmente, duas técnicas de pesquisa operacional são utilizadas para o estudo de sistemas de filas: A técnica da teoria das filas, que é baseada na construção de modelos analíticos para a análise do sistema. A técnica da simulação, que utiliza-se de um modelo computacional para representar o sistema em estudo.

6 TEORIA DE FILAS O estudo da teoria de filas trata da representação do tempo de espera em uma fila, usando alguns indicadores, que condicionam a operação dos sistemas, tais como: Tamanho da Fila; Modo de chegada; Disciplina da fila; Estrutura do sistema.

7 SISTEMA DE SAÚDE Muitos hospitais recebem em média um número maior de pessoas em um pronto socorro, do que eles mesmos podem atender, gerando assim reclamações de clientes que precisam de atendimento urgente. Algumas queixas comuns em um pronto socorro são: Os altos tempos para atendimento; Filas extensas; Emergências que não são atendidas; Médicos mal preparados.

8 ARENA O ARENA é ao mesmo tempo, uma linguagem de simulação e um ambiente de trabalho e experimentação, que pode ser usado para testar o modelo e fazer a apresentação de seus resultados, através de avançados recursos de animação. O processo de modelagem nada é mais do que “explicar” ao ARENA como funciona o sistema. Essa explicação é feita por meio de uma linguagem de fácil entendimento,semelhante a um fluxograma.

9 ESTUDO DE CASO O estudo de caso está sendo realizado no pronto socorro de um hospital e maternidade no município de Santo André. Este hospital possui atendimento para visitas de pacientes internados, possui um pronto-socorro, há também atendimento somente para casos específicos, clínica de pediatria, entre outros. A coleta de dados corresponderá a um processo de amostragem, ou seja, uma amostra serão valores retirados da população, para assim obtermos um estudo estatístico do estabelecimento.

10 ESTUDO DE CASO Para um bom estudo de caso, é preciso que ocorra mais de uma coleta de dados no estabelecimento, principalmente em horários e dias diferentes, pois com isso, consegue-se chegar mais próximo de uma solução ideal para que o sistema como um todo funcione sem problemas.

11 LAY OUT DO HOSPITAL

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARENALES, M.; ARMENTANO, V.; MORABITO, R.; YANASSE, H. Pesquisa operacional. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CHWIF, L.; MEDINA, A. Modelagem e Simulação de eventos discretos. 2 ed.: Bravarte, 2007 PRADO, D. Usando o ARENA em simulação. 2. ed. Nova Lima, MG: INDG, 2004.


Carregar ppt "Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google