A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta de Carvalho Co-orientador: Prof Dr. Ismael D. C. Guerreiro da Silva 2009

2 INTRODUÇÃO CÂNCER OVARIANO Câncer ginecológico de maior letalidade; Fatores ambientais e genéticos; Câncer x polimorfismos gênicos.

3 INTRODUÇÃO CITOCROMO P450 E O GENE CYP 2C19 Os CYPs P450 constituem uma superfamília de genes como mais de 500 isoenzimas Envolvidas na biossíntese e metabolização de inúmeras substâncias CYP 2C19: metabolização de progesterona / testosterona Polimorfismos nesse gene poderiam estar correlacionados a alguns tipos de cânceres

4 METODOLOGIA CASUÍSTICA E MÉTODOS Amostras de DNA de mulheres com câncer de ovário (casos) e mulheres sem histórico dessa doença (controles); Amplificação por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) da região a ser estudada utilizando primers alelo específicos Ensaio utilizando a técnica de RFLP para detecção de sítio polimórfico Análise estatística dos resultados.

5 RESULTADOS PADRONIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS Testes para padronização da técnica de PCR já foram realizados Testes para padronização dos ensaios de restrição pela técnica de RFLP estão em andamento Os testes ainda estão em andamento pois os materiais demoraram para chegar.

6 PERSPECTIVAS Alterações no projeto inicial se tornaram necessárias em função da não-reprodutibilidade dos ensaios descritos na literatura científica; Novos testes de padronização estão em andamento com a utilização de novas condições para os experimentos necessários para a conclusão do projeto. As novas condições nos permitem agora, realizar o trabalho com êxito nos próximos meses.


Carregar ppt "ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google