A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de medicamentos por técnicas instrumentais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de medicamentos por técnicas instrumentais"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de medicamentos por técnicas instrumentais
Análise de medicamentos por técnicas instrumentais. Aplicação de metodologia desenvolvida às aulas práticas. Prof. Dr. Ricardo Ferreira de Andrade

2 Determinação do fármaco captopril em amostras comerciais por titulação condutométrica
Aluna: karen Cristine Bergamo Navarro O Captopril 1-[(2S)-3-mercapto-2-metilpropionil]-L-prolina, (figura 1), faz parte do grupo de anti-hipertensivos classificados como Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ACE ou ECA). Representam um grande avanço no tratamento da hipertensão.

3 Fig.1. Estrutura do captopril

4 OBJETIVOS Desenvolvimento de metodologia de análise do medicamento Captopril através de titulações condutométrica e potenciométrica. Determinar a quantidade de captopril em formulações comerciais por titulação condutométrica utilizando NaOH como titulante. Determinar a quantidade de captopril em formulações comerciais por titulação potenciométrica utilizando NaOH como titulante.

5 Resultados preliminares
A precisão de ambos os métodos foi avaliada através do cálculo de desvio padrão e coeficiente de variação, conforme Tabela 1.

6 Análise comparativa entre pilhas “piratas” e comerciais regularizadas: um aspecto da cultura ambiental dos alunos do nível médio Co-orientador: Prof. Julio Cesar F. Lisboa

7 Produção de material áudio-visual para divulgação.
Alunos: Denner Antunes de Moraes Flávia Mello Costa Leandro Pereira Rodrigo Ferreira da Silva Tatiana Boschin Estudo e divulgação dos impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas comerciais e pilhas “piratas”. Realizar testes experimentais em laboratório visando obter os produtos gerados no descarte de pilhas e identificá-los. Aplicar questionário a alunos do nível médio sobre o tema buscando identificar o seu comportamento frente a questões como descarte e utilização de pilhas. Produção de material áudio-visual para divulgação.

8 Metodologia Amostras de pilhas comerciais e pilhas “piratas” foram cuidadosamente abertas e terão seus componentes identificados. Em seguida, alguns exemplares foram colocados em recipientes com terra e deixadas expostas à ação intempérica. As amostras serão recolhidas a cada 15 dias a fim de se verificar possíveis vazamentos e resíduos eliminados no solo. Esta ação visa a uma simulação do que ocorreria com estes dispositivos descartados em aterros de lixo doméstico em decorrência de seu acúmulo no meio ambiente.

9 Em seguida, esses resíduos serão recolhidos e efetuados testes qualitativos em laboratório visando sua identificação. Após a realização dos testes, serão avaliados os possíveis riscos de contaminação desses resíduos. Realizou-se uma entrevista com estudantes do ensino médio, onde foi aplicado um questionário com alternativas contendo perguntas a respeito do descarte de pilhas, a diferença entre pilhas “piratas” e pilhas regularizadas e os impactos gerados ao meio ambiente. O questionário foi aplicado aos alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Após o recolhimento dessas informações, analisamos as respostas e avaliamos o conhecimento desse segmento sobre o assunto.

10 ELABORAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO ÁUDIO-VISUAL Através da coleta de resultados obtida nas pesquisas com os alunos de nível médio, resultados dos testes em laboratório e entrevistas com membros da comunidade, pretende-se a elaborar um documentário que servirá para a divulgação dos resultados do projeto. O roteiro dependerá dos resultados obtidos. Os recursos a serem utilizados são câmara fotográfica e filmadora, disponíveis no colegiado de Química.

11 OUTRAS ATIVIDADES Trabalho enviado ao CONIC-SEMESP 2010: “Avaliação e aplicação dos métodos potenciométrico e condutométrico na determinação de captopril em amostras comerciais” Trabalho apresentado no CONIC-SEMESP 2009: Análise da paisagem e qualidade ambiental da Bacia do Tamanduateí nos municípios de Mauá e Santo André-SP_

12 Outras atividades Seminário : Rio Tiête: Despoluição e Qualidade de vida . LOCAL: CRQ IV REGIÃO Elaboração do PARFOR – Curso de Química Organização da XXIII Semana de Ciências Orientações de TCC Comitê PIIC Membro do CADI (indicado pela FAFIL) Orientador SABINA


Carregar ppt "Análise de medicamentos por técnicas instrumentais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google