A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JESUS NO LITORAL FORMAÇÃO PARA EVANGELIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JESUS NO LITORAL FORMAÇÃO PARA EVANGELIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 JESUS NO LITORAL FORMAÇÃO PARA EVANGELIZAÇÃO
Falar mais dos temas a teoria dos temas e amanha mais sobre metodologia e abordagem.

2 Evangelização: Etapas do processo evangelizador: QUERIGMA X CATEQUESE
A Missão Jesus no Litoral é uma resposta ao mandato missionário da Igreja, que nos convida a sermos discípulos missionários e nos lança na Missão Continental. Dois passos consecutivos que se exigem mutuamente.

3 QUERIGMA CATEQUESE ETIMOLOGIA Kerigma (grego) Proclamar, gritar Katá-ekhéo (grego) Fazer eco, fazer ressoar. OBJETIVO Nascer de novo. Ter vida. Crescer em Cristo. Ter vida em abundância. CONTEÚDO Jesus: Morto, Salvador Ressuscitado, Senhor Glorificado, Messias. Doutrina da Fé, Moral, Dogma, Bíblia, etc. MÉTODO Proclama-se Jesus como a Boa Nova. Dirige-se, principalmente, à vontade - Testemunho pessoal Ensina-se ordenada e progressivamente. Dirige-se, principalmente, ao entendimento. - Fé da Igreja toda AGENTE Evangelizador - Testemunha cheia do Espírito Santo Catequista – Mestre cheio do Espírito Santo METAS Encontro pessoal com Jesus, pela fé e pela conversão, proclamação de Jesus como Salvador e Senhor Encontro com o Corpo de Cristo: a comunidade Santidade do povo de Deus RESPOSTA Resposta pessoal: - Meu Salvador; - Meu Senhor; - Meu Messias Resposta comunitária: - Nosso Salvador; - Nosso Senhor; - Nosso Messias e Mestre TEMPO Hoje A partir de hoje Entre querigma e catequese, existem profundas relações; mas ao mesmo tempo, existem diferenças lógicas que convém indicar para distinguirEste projeto é de primeiro anúncio do Evangelho, querigma, portanto.

4 Conteúdo do Querigma:

5 O AMOR DE DEUS O PECADO A SALVAÇÃO EM JESUS A FÉ E A CONVERSÃO O DOM DO ESPÍRITO SANTO A COMUNIDADE

6 AMOR DE DEUS Deus ama você pessoalmente, porque é seu Pai;
Deus ama você incondicionalmente, porque Ele é Amor; Deus quer o melhor para você, porque você é Seu filho; Deus tomou a iniciativa de amar você; Deus não te ama porque sejas bom, mas porque Ele é bom. Motivação: Não te pede que o ames, mas que te deixes amar por ele.

7 Evangelizador Canal do amor de Deus. Evangelizado Experimentar o amor misericordioso de Deus. Idéia central Deus lhe ama, hoje como você é. Motivação Deus não pede a você que o ame, mas que você se deixe amar por ele.

8 PECADO O pecado consiste em não confiar em Deus e não depender dele;
Impede que sintas o amor divino; Se Deus nos ama, por que não experimentamos esse amor? Lembre-te: usar sempre o pronome nós, sempre no plural, para não acusar de pecado e criar barreiras.

9 Evangelizador Deixar que o Espírito Santo convença do pecado. Evangelizado Reconhecer o pecado, incapacidade de salvar-se e necessidade de ser salvo. Idéia central Você não pode se salvar. Motivação Reconheça seu pecado diante de Deus!

10 É o centro do QUERIGMA! JESUS SALVADOR:
O tema da salvação em Jesus é fundamental. É o centro do QUERIGMA! O amor de Deus, geralmente tratado como o tema principal, culmina no envio de Jesus (cf. Jo 3,16). No centro da mensagem deste anúncio querigmático está a salvação em Jesus Cristo. (CNBB, Anúncio querigmático e evangelização) querigma e é a única etapa da evangelização querigmática que não pode ser deixada de lado.

11 Compreendendo que salvação é essa?
Que salvação é esta que Jesus veio nos dar? Qual a diferença de antes e depois de Jesus? COMPARAÇÃO: 1Cor 15,21-22 Dois modelos de homem: adâmico x cristão , um apanhado de pontos para compreender o papel de Cristo como revelador do amor de Deus aos homens. 1- O homem que vem de Adão está preso no ciclo do pecado. Por mais que tentasse por seus esforços e sacrifícios chegar a Deus e agradá-lo não conseguia estabelecer uma relação de amor, já que não sabia mais quem era Deus. o que não consegue compreender quem é Deus, que Deus é amor; desfigurado pelo pecado, ainda pensa que Deus é agradado pelos sacrifícios e não pela conversão de coração. Israel ainda não entende quem é Deus e não escuta a palavra dos profetas, abandonando-se aos ídolos como filhos de uma prostituta (Os 2,6). Os filhos de Adão estão presos ao pecado e não querem e não conseguem abandoná-lo. Mas a promessa de salvação e libertação sempre permanece no meio do povo: 2- Deus envia então seu Filho, como rosto humano da realidade divina, Deus se encarna, se faz homem, como verdadeiro sinal de amor. Cristo revela a face amorosa de Deus e inaugura também um novo tempo para a humanidade. Ele é fiel a Deus, fiel ao Amor e mostra aos homens que vale a pena amar, mesmo quando tudo caminha para a direção contrária. A vida no amor de Jesus é levada ao extremo. Paulo apresenta em contraponto ao homem adâmico o homem que vem de Cristo. Cristo não desiste de amar para mostrar para o homem que ele também é capaz de amar. Por isso a salvação de Jesus é tão fundamental na conversa do Querigma, porque devemos mostrar para a pessoa que ao conhecermos e aceitarmos este Jesus nossa vida é mais feliz porque experimentamos uma nova estrutura interior, cheia de amor. Que ele já venceu o pecado, mostrando para o homem que não há morte que seja maior que a vida, que não há miséria que seja não seja destruída pelo amor. LIVRES PARA AMAR!!!!!!!!!!!!

12 Cristão: Deus se encarna e se faz verdadeiro sinal de amor, Cristo mostra que o homem é capaz de amar, Adamico: Preso no ciclo do pecado, Imagem deturpada de Deus, Não conseguem estabelecer relação de amor.

13 Devemos mostrar para a pessoa que ao conhecermos e aceitarmos este Jesus nossa vida é mais feliz porque experimentamos uma nova estrutura interior, cheia de amor.

14 Evangelizador Proclamar a Salvação e testificar que é verdade. Evangelizado Encontrar pessoalmente com Jesus morto e ressuscitado. Idéia central Jesus é a única solução para você. Motivação Jesus não o salva. Já o salvou! Aceite-o!

15 FÉ FÉ E CONVERSÃO: CRER DEPENDER CONFIAR
Crer em Alguém, mais do que algo, confiando que seu caminho é melhor que o teu. Aceitar, acolher, abrir o coração para JESUS. Crer em ALGUÉM e não em algo.

16 CONVERSÃO: Converter-te é mudar tua vida pela vida de Jesus
CONVERSÃO: Converter-te é mudar tua vida pela vida de Jesus. Abre as portas do teu coração a Jesus que te chama.

17 Evangelizador Ajudar a decidir e animar a responder. Evangelizado Confessar Jesus como Salvador pessoal, único e suficiente. Proclamar Jesus Senhor de toda a vida. Idéia central Aceite e responda ao Dom da Salvação. Motivação Abra as portas de seu coração para Jesus que chama!

18 ESPÍRITO SANTO: É a presença da Salvação de Jesus em nós hoje. Capacita-nos a viver a Vida Nova- uma vida no amor.

19 Evangelizador Suscitar a sede da Água Viva no evangelizado. Evangelizado Pedir e receber de Jesus Messias uma nova efusão no Espírito Santo. Idéia central A promessa é para você hoje. Motivação Peça e receba o Dom do Espírito Santo!

20 COMUNIDADE: Não basta nascer: é preciso crescer na vida nova. O encontro com Cristo leva, necessariamente, ao encontro do irmão. Sinal visível de Deus hoje. a comunidade como verdadeiro sacramento da sua presença, sinal visível que ele ali está. Se Deus não está em matéria hoje (ele está em substância na Eucaristia) como podemos estar com Ele e vermos Ele hoje? Através de Sua presença no irmão, na comunidade. No amor que estabelecemos nas relações conseguimos encontrar este Jesus presente no outro. Se Deus é amor, o amor só pode acontecer nas relações. CORPO DE CRISTO. At 2: As pessoas ouvem o que Pedro fala, se encantam com a sua proposta, querem viver aquilo e perguntam O que temos que fazer? E ele diz para arrependerem-se (= reconhecer seu pecado e que precisam de Deus) e serem batizados (= ser introduzidos na comunidade). Se o querigma busca encantar a pessoa para um caminho, é na comunidade que ele vai ser trilhado, amparado, motivado. O querigma é início de um processo de seguimento que deve acontecer na comunidade. Estratégia com o Querigma: mostramos como é bom viver o que estamos propondo e provocamos a pessoa a vir buscar na comunidade o que apresentamos. Dinâmica do chocolate (provar um chocolate em frente as pessoas e perguntar se sentiram vontade de comer tbm. Então vem buscar!!!!!).

21 Se o querigma busca encantar a pessoa para um caminho, é na comunidade que ele vai ser trilhado, amparado, motivado.

22 Evangelizador Propor e mostrar o ambiente para viver a Nova Vida. Evangelizado Incorporar-se a uma comunidade para viver e perseverar na Nova Vida. Idéia central Jesus está nos irmãos da comunidade. Motivação Persevere com Jesus na comunidade!

23 Testemunho: O querigma é testemunho da visita de Deus à minha vida (shekkinah), proporcionando um tempo de graça e salvação (kayrós). O testemunho sempre precede o anúncio. O testemunho pessoal é o centro e a chave de uma evangelização eficaz. Se o evangelizador assegura que Jesus é o único Salvador é porque ele, pessoalmente, teve a experiência da Salvação em áreas muito concretas de sua vida. Como pode alguém afirmar com segurança e convicção que Jesus salva, se ele mesmo não o experimentou de alguma forma? Todas as coisas podem ser discutidas ATÉ A EXISTENCIA DE DEUS mas e experiencia de amor qe vcs viveu não pode ser contestada Vivencial e pessoal- não relacionado com que fazemos especialmente na missão, mas o que deus operou e opera em nos gerando alegria e uma vida de amor. Em um testemunho, manifesta-se não o que nós fizemos pelo Senhor, mas sim o que ele realizou em nossas vidas. Assim, o testemunho deve ser pessoal, escolhendo aquele que melhor se adapta ao momento do anúncio; encaixando-o no tema do querigma a que ele se refere

24 O TESTEMUNHO SEMPRE ESTÁ PRESENTE NO QUERIGMA!
A B C!

25


Carregar ppt "JESUS NO LITORAL FORMAÇÃO PARA EVANGELIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google