A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Dra. Eliana Marta Monaci

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Dra. Eliana Marta Monaci"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA CENTRO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL E PSICOLÓGICO COEPP
Profª Dra. Eliana Marta Monaci Profª Ms. Lígia Cecilia. Buso Sernagiotto Profª Dra. Maria Elena Villar e Villar Profª Ms. Marta Elisabete. Wentzcovitch Olivi 2009

2 HISTÓRICO - COEPP Colegiado de Pedagogia da FAFIL, década de 70, elaborou e encaminhou um projeto para a criação do Serviço de Informação, Estágio e Colocação, SIEC. UNESCO, início da década de 80, sugere que as universidades criem serviços de aconselhamento e orientação para os estudantes.

3 HISTÓRICO – COEPP 1983, instalação do Serviço de Assistência Psicopedagógica que funcionou até início de 1985, pelos professores José Tolentino Rosa e Ivete Pellegrino Rosa. 1996, proposta de Serviço de Orientação Educacional, pelos alunos Rosa Maria Gomes e Vicente Tornílio da Silva, orientados pelos professores Lígia Cecília Buso Sernagiotto, Marli Pinto Ancassuerd, Maria Elena Villar e Villar e Elmir de Almeida.

4 HISTÓRICO - COEPP De 1998 em diante, foram enviados à administração projetos de implantação de um Centro de Orientação Educacional e Profissional (COEP). 2000, o trabalho voluntário se iniciou com a professora Ivete P. Rosa e prosseguiu a partir de 2002 com as professoras Marta E.W.Olivi e Eliana M. Monaci, aos alunos da Pedagogia.

5 HISTÓRICO - COEPP Publicações:
Orientação Acadêmica. Uma proposta Interdisciplinar. III Simpósio Paranaense sobre Distúrbios de Aprendizagem em Curitiba, Paraná / Eliana Marta Monaci, Lígia Cecilia B.Sernagiotto, Marli P. Ancasuerd, Marta Elisabete W. Olivi. Avaliação do Equilíbrio Biopsicossocial dos Estudantes do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André. IV Congresso Nacional de Educação, São Paulo: CONAE, Marta Elisabete W. Olivi, Eliana Marta Monaci. Avaliação do equilíbrio biopsicossocial dos estudantes de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André. Marta Elisabete W. Olivi, Eliana Marta Monaci. Revista Fundação Santo André, ano 2, n.2, 87-96, 2003.

6 HISTÓRICO - COEPP 2009, reapresentação do projeto e aprovação pelo Conselho Universitário em portaria de nº 170/09 de 03/07/09. Ampliação da atuação para a área psicológica além da orientação educacional e profissional que se propunha historicamente, denominando-se doravante COEPP. 2009, palestra Visão de Mundo: Projeto de vida, reinicia os trabalhos do COEPP. 2009, em agosto insere-se no projeto de Capacitação de Funcionários da Prefeitura Municipal de Santo André atendendo aos objetivos que sustentam sua proposta.

7 Geral Objetivos - COEPP
oferecer condições que favoreçam o bem-estar biopsicosocial do alunado visando o ajustamento à profissão , à escola, à família e a sociedade em geral; Específicos possibilitar aos alunos, em sua formação, participação em atividades de orientação educacional com vistas a um melhor desempenho acadêmico; promover estudos, debates, palestras e pesquisas relevantes ao papel educacional e formador do professor, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem do alunado; Trabalhar em equipe multiprofissional;

8 Objetivos - COEPP desenvolver grupos de estudos reflexivos junto aos alunos de diferentes cursos; promover encaminhamento e reorientação nos casos de dificuldades psicológicas que interfiram no desenvolvimento escolar e profissional; assessorar docentes e coordenadores de cursos no qual for atribuição do COEPP; organizar banco de dados de alunos e ex-alunos; organizar um serviço de documentação em relação aos estudos e atividades desenvolvidas para que o trabalho tenha continuidade e possa criar novas condições de pesquisas;

9 PROGRAMAS- COEPP Atendimento psicoeducativo Enfoque: apoio psicoeducativo, dificuldades acadêmicas, relação professor/aluno, aluno/aluno, apoio psicológico breve, orientação e encaminhamento de casos que não são contemplados no COEPP, caracterização psicossocial dos alunos que procuram o COEPP. Procedimento: individual ou grupal. Público alvo: Alunos do CUFSA

10 Procedimento: individual ou grupal. Público alvo: Alunos do CUFSA.
PROGRAMAS - COEPP Orientação de estudos Enfoque: técnicas de aprendizagem, processo de ensino-aprendizagem, métodos de ensino. Procedimento: individual ou grupal. Público alvo: Alunos do CUFSA.

11 PROGRAMAS- COEPP Orientação profissional
Enfoque: papel profissional, escolha e desenvolvimento da profissão, equipe multiprofissional. Procedimento: individual ou grupal. Público alvo: alunos de escolas de ensino médio e ingressantes dos os cursos do CUFSA.

12 PROGRAMAS - COEPP Atendimento à sociedade em geral
Enfoque: Desenvolvimento de programas a Famílias, Crianças, Jovens, Nutrição, Álcool etc. Procedimento: grupal. Público alvo: comunidade acadêmica e da população em geral, incluindo alunos do Ensino Médio da região.


Carregar ppt "Profª Dra. Eliana Marta Monaci"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google