A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Kelly Magni 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Kelly Magni 2009."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Kelly Magni 2009

2 PARTICIPANTES Orientador: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Andrade.
Colaborador: Carina Alves da Silva – aluna do 4° ano do curso de Química da FSA

3 APRESENTAÇÃO O presente estudo tem por fim realizar um levantamento da qualidade ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Tamanduateí, na região de Capuava, que fica entre os municípios de Mauá e Santo André.

4 JUSTIFICATIVAS A escassez de informações sobre a região, justifica a necessidade de avaliar a contaminação por metais pesados, bem como a percepção ambiental do moradores. Favorecer o desenvolvimento de atividades multidisciplinares ligadas à pesquisa relacionadas à questão ambiental.

5 OBJETIVOS Determinação dos metais pesados por espectrometria de absorção atômica, nas águas do rio Tamanduateí, próximo ao pólo petroquímico. Realizar estudos de percepção ambiental com a população local.

6 PONTOS DE AMOSTRAGEM - COLETA
Proximidades do Rio junto ao Pólo Petroquímico. Região de provável contaminação de efluentes industriais. Ocupação humana às margens do rio.

7 FATORES FÍSICO – QUÍMICOS ANALISADOS
Medição de pH do meio via eletrodo de vidro; Medição de oxigênio dissolvido; Determinação da concentração de fenóis; Determinação de cloreto e ferro.

8 FATORES FÍSICO – QUÍMICOS A SEREM ANALISADOS
Determinação da concentração de metais pesados via espectrofotometria de absorção atômica.

9 Percepção Ambiental Elaboração de questionário a ser aplicado aos moradores da região. Objetivo: caracterizar as condições sócio- ambientais e a qualidade de vida dos moradores do entorno.

10 FONTES CONSULTADAS CETESB - COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Guia de coleta e preservação de mostras de água. São Paulo. 150p VALLE, M. A. Diagnóstico da relação indústria e meio ambiente no município de Santo André/SP, com ênfase nos recursos hídricos Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente). Instituto de Geociências, USP, 1997.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Kelly Magni 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google