A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Sônia Maria Portella Kruppa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Sônia Maria Portella Kruppa"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE EXTENSÃO “SOL em Santo André - Saber local em desenvolvimento”
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa Profª Marineide do L. Salvador dos Santos Profº Carlos Aparecido Kantor 2009

2 SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento
Origem Este projeto de extensão é decorrência das ações da pesquisa: “O Direito à Educação Básica – estudo da demanda social e do atendimento público em uma micro região urbana” que identificou os fenômenos que afetam a garantia efetiva do acesso e da permanência das crianças, jovens e adultos nas escolas públicas, na cidade de Santo André e avaliou as possibilidades e as dificuldades da trajetória da população infanto-juvenil e adulta ao longo da escolaridade, sob um duplo olhar: das escolas para a população e da população para as unidades educacionais.

3 SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento
Território A área de abrangência deste projeto é constituída pelo entorno do CUFSA, Vilas Sacadura Cabral e Palmares, especialmente núcleos urbanizados por ação do poder público municipal, com forte participação da população.

4 SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento
Recursos O projeto SOL contou com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no valor de R$ ,98, conforme Convênio Encomenda Vertical Ref. nº 0041/06, do qual restou uma parcela de R$ ,00, não liberada devido a problemas da FSA com a Receita Federal.

5 SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento
Objetivo Este projeto teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de atividades de geração de trabalho e renda para as comunidades do entorno da FSA. Desdobrou-se no projeto SAL (Saber Local em Desenvolvimento: um novo currículo escolar), visando o desenvolvimento local com a elevação de escolaridade.

6 SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento
Metas físicas alcançadas Incubar dois grupos produtivos; Fazer a formação inicial e continuada dos formadores; Desenvolver um currículo integrado de EJA e Economia Solidária junto a três escolas da região; Elaborar material de apoio às atividades de formação;

7 SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento
Metas físicas alcançadas Diagnosticar oportunidades de mercado; Fortalecer a ITCP pelo diálogo com outras incubadoras, em especial com a ITCP USP e participação na Rede Brasileira de ITCP´s; Organizar e fomentar a participação dos grupos em feiras e/ou eventos de Economia Solidária; Formar três agentes locais de economia solidária.

8 SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento
Metas físicas não atingidas Implantar e implementar o clube de troca; Implantar e implementar o Banco SOL; Acolher demandas de novos grupos e fomentar a regionalização da ITCP.

9 SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento
Divulgação e Publicação Revista Saber Local em Desenvolvimento – ITCP/FSA e Centro Universitário FSA (no prelo); Banners; Folders.

10 SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento
Reuniões e Eventos Reuniões mensais do Corredor Cultural e de Comercialização Inter-universitário da Economia Solidária, envolvendo, além do CUFSA, a Universidade Metodista, o IMES, a UFABC e as várias organizações da Economia Solidária; Reuniões semanais do Fórum Municipal de Economia Solidária (FOMTES); Reuniões semanais de formação;

11 SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento
Reuniões e eventos Encontros Regionais da Rede Universitária de ITCPs (Lavras-MG e Rio de Janeiro-RJ); Congressos Nacionais da Rede de ITCPs (Recife-PE e São Paulo-SP); Encontro Nacional da rede de ITCPs (Salvador-BA) Encontros Internacionais de Economia Solidária (USP – São Paulo); Seminário Nacional de Acompanhamento do PRONINC (Brasília-DF).

12 SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento
Reuniões e eventos Apresentação do projeto nas Universidades do Porto (Portugal), Reims (França), Tarragona (Espanha) e Ímola (Itália).

13 SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento
Considerações finais Este projeto permitiu realizar a função social do CUFSA, pelas consequências positivas que trouxe para a população local e também para o ensino, a pesquisa e a extensão. No âmbito acadêmico, os resultados se manifestam por meio da produção de Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação científica e dissertação de mestrado. Também se manifestam nas práticas de extensão universitária exercidas por estudantes de vários cursos da Instituição.

14 SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento
Considerações finais Como participante do Programa Nacional de Incubagem (PRONINC), que tem, em seu Conselho Gestor, vários órgãos públicos de nível federal e cerca de 80 universidades, em sua maioria públicas, a ITCP/FSA contribui para projetar o nome e o trabalho da FSA em todo o Território Nacional.

15 SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento
Professores e alunos participantes: Sonia Maria Portella Kruppa (FAFIL) Marineide do L. Salvador dos Santos (FAFIL); Carlos Aparecido Kantor (FAFIL); Cristiane Oliveira e Silva ( FEUSP); Camila Parra Dantas Coelho (Ciências Biológicas); Olinda Yumiko Morinishi (Administração); Maria Soares Ferreira (História); Neidiane Viera Ribas (Pedagogia); Simone Maria da Cunha (Pedagogia); Ana Paula Lemos Fonseca (História).


Carregar ppt "Profª. Sônia Maria Portella Kruppa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google