A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atenção Concentrada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atenção Concentrada."— Transcrição da apresentação:

1 Atenção Concentrada

2 Nome: Rafael Henrique Empresa: CIEEMG Consultor de Atendimento à Empresas

3 DINÂMICA Aplicar a teoria do tema Atenção concentrada em uma brincadeira

4 INTRODUÇÃO A atenção concentrada é importante porque facilita a comunicação e o relacionamento, ajuda no aprimoramento da memória, e aperfeiçoa o aprendizado.

5 O que tem a haver com o tema atenção ao trabalho?
O que é Atenção? A atenção é um filtro que usamos para determinar a qualidade de sua vida e do que faz. Exemplo: “Que trabalho chato”. “Faz de qualquer jeito ou faz do jeito que dá.” “Não te desgastas, é só trabalho.” O que tem a haver com o tema atenção ao trabalho? Sua relação é direta. Fazer de qualquer jeito considerar é ser desatento e quem é desatento está aplicando mal seu dom mais precioso: a Atenção.

6 Tipos de atenção: voluntária e involuntária
Voluntária: refere-se a casos onde o indivíduo parece ter liberdade e escolha na determinação do foco de sua Atenção. Involuntária ou espontânea: refere-se a casos em que a pessoa parece ter menos atuação sobre a escolha da direção de sua atenção. Alguns determinantes da Atenção involuntária estão relacionados ao afeto e sentimento dirigidos para o objeto.

7 Outros determinantes da atenção
Intensidade - o silvo da sirene do carro de bombeiros. Repetição - anúncios na televisão . Isolamento - uma única palavra, na página da revista. Movimento e mudança - o pisca-pisca no cruzamento da estrada . Novidade – o desenho exagerado do último modelo de carro . Incongruência - a mulher fumando um charuto.

8 Atenção sensorial Nossos cinco sentidos podem ser ativados conscientemente para focalizar a Atenção sobre um determinado estímulo. Exemplo: comida

9 Atenção motora A consciência está concentrada na execução de uma atividade física e muscular préprogramada. Consiste em privilegiar elementos automáticos. Exemplo: atividades musculares que devem responder a determinadas situações no sentido de favorecer a adaptação de uma rotina.

10 Atenção intelectual Representa o ato de reflexão e de atividade racional dirigido na resolução de qualquer problema conscientemente definido.

11 ATENÇÃO CONCENTRADA O que é?
É a capacidade de reagir aos estímulos do ambiente, sustentando o foco em um deles, com base em um determinado objetivo.

12 VIDEO 01

13 Os 3 D’s que dificultam a atenção:
desatenção, distração e dispersão

14 Desatenção Descuido Desatento Pouco persistente Desorganizado
Dificuldade em estabelecer prioridades Frequentemente atrasado Sofre ocorrência de BRANCOS.

15 Concentrado em outro lugar.
Distração: Concentrado em outro lugar.

16 Dispersão: Repetido deslocamento do foco atencional, que impossibilita a concentração.

17 Interferências sobre a atenção
Sobrecarga de informações Rotina tumultuada do ambiente Falta de objetivos Poluição visual e sonora Ansiedade (quando estamos ansiosos, a capacidade da memória diminui)

18 VIDEO 02

19 A importância da atenção concentrada
Facilita a comunicação e o relacionamento: Ajuda no aprimoramento da memória Otimiza o aprendizado Mantém o foco nos objetivos Colabora no estabelecimento de prioridades Melhora a qualidade de vida

20 A ARTE DE ESCUTAR Escuta eficaz: depende de quatro fatores: Ouvir
Prestrar atenção Entender (depende da inteligência e do discernimento do ouvinte) Responder (dar retorno ao interlocutor)

21 Conclusão Prestar atenção é muito importante para a vida pessoal e profissional. Passe à escutar com atenção as informações passadas. Desenvolva suas atividades com empenho, concentração e dedicação para melhorar o seu desempenho e seu ambiente organizacional. A atenção concentrada pode ser utilizada em qualquer momento e hora é só querer. Chegou seu dia de fazer as coisas com atenção. Pode ser hoje?


Carregar ppt "Atenção Concentrada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google