A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Tecnológica Tipos de Tintas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Tecnológica Tipos de Tintas"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Tecnológica Tipos de Tintas
Escola E.B. 2/3 Dr. José Jesus Neves Júnior Educação Tecnológica Tipos de Tintas Trabalho realizado por: Ana Bela Júlio 7º B Nº 1 Prof. José Inácio

2 A história da tinta É muito difícil estabelecer uma data para o surgimento da tinta. O homem não estava procurando criar ou inventar algo que embelezasse ou protegesse sua casa quando a tinta surgiu, mesmo porque, naquela época, ele ainda morava em cavernas. Foi graças à incessante necessidade do homem expressar os seus pensamentos, emoções e a cultura de seu povo que ela foi descoberta. Primeiramente, as tintas tiveram um papel puramente estético. Somente mais tarde, quando introduzidas em países do norte da América e da Europa, onde as condições climáticas eram mais severas, o aspecto "protecção" ganharia maior importância.

3 Os tipos de tinta mais comuns são:
Que tipos de tinta existem? Os tipos de tinta mais comuns são: - ESMALTE - A OLEO - A ÁGUA – CAIAÇÃO - A ÁGUA – PVA - A ÁGUA – ACRÍLICO - A ÁGUA – AQUARELA - A ÁGUA – GOUACHE - EPOXI

4 Os tipos de tintas As tintas à base de PVA (acetato de polivinila) vulgarmente denominadas LÁTEX, possui um ligante sintético que forma uma película muito dura e resistente e que pode ser lavada com frequência. As tintas acrílicas são muito parecidas com o látex mas são muito mais resistentes inclusive às intenpéries (sol e chuva) e são recomendadas para a pintura de partes externas e fachadas de prédios. As tintas aguarela e guache são indicadas para pequenas aplicações sendo utilizadas principalmente em pintura de quadros artísticos. As tintas epóxi possui um ligante baseado em 2 componentes que são vendidos em separado. Ao ser juntados, esses componentes reagem em algumas horas formando uma película extremamente resistente inclusive ao desgaste mecânico.

5 Como se faz a tinta As tintas são todas iguais. Todas possuem pigmentos, que é uma cor sólida , e um veículo, o líquido no qual a cor está contida. A produção de tinta iniciou-se como um meio de se decorar as paredes das cavernas com pinturas. Hoje em dia a tinta é também uma protecção. O tipo certo de veículo na tinta pode proteger da água e do tempo.

6 Tipos de tintas A tinta esmalte possui um ligante que fica extremamente duro e resistente e é indicada para superfícies que ficam expostas ao tempo como grades de ferro, gradil de jardins e portões de aço. A tinta a óleo possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, etc.) que dá um acabamento brilhante e muito bonito. É utilizada em pinturas que requerem grande beleza como móveis, janelas e portas. O óleo confere uma grande impermeabilidade à penetração de água, sendo portanto um protector muito bom para materiais como madeiras.

7 Tipos de tintas A caiação consiste na aplicação de hidróxido de cálcio sobre a superfície. A secagem do hidróxido de cálcio não se dá pela evaporação da água mas sim pela carbonatação do hidróxido que no contado com o gás carbónico do meio ambiente vai formar uma película muito resistente de carbonato de cálcio.


Carregar ppt "Educação Tecnológica Tipos de Tintas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google