A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Correspondência Oficial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Correspondência Oficial"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Correspondência Oficial
Correspondência Oficial (3ª parte)

2 Curso de Correspondência Oficial
: Curso de Correspondência Oficial Instrutoria: Maria Beatriz Bastos Cardoso Câmara

3 Curso de Correspondência Oficial
Correio eletrônico ( )

4 Curso de Correspondência Oficial

5 Curso de Correspondência Oficial
pode designar três coisas distintas: a própria mensagem (mandar um ); o serviço de entrega de mensagens (mandar por ); o endereço eletrônico do destinatário (mandar para o meu ).

6 Curso de Correspondência Oficial
A palavra " “ é a abreviatura da expressão inglesa "electronic mail", que significa correio eletrônico.

7 Curso de Correspondência Oficial
O correio eletrônico (“ ”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

8 Curso de Correspondência Oficial
Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial

9 Curso de Correspondência Oficial
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido tanto do destinatário quanto do remetente. de modo a facilitar a organização documental

10 Curso de Correspondência Oficial
Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.

11 Curso de Correspondência Oficial
Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

12 Curso de Correspondência Oficial
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

13 Curso de Correspondência Oficial
Em criptografia, a assinatura digital é um método de autenticação de informação digital tipicamente tratada como análoga à assinatura física em papel. Embora existam analogias, existem diferenças importantes. O termo assinatura eletrônica, por vezes confundido, tem um significado diferente: refere-se a qualquer mecanismo, não necessariamente criptográfico, para identificar o remetente de uma mensagem electrônica. A legislação pode validar tais assinaturas eletrônicas como endereços Telex e cabo, bem como a transmissão por fax de assinaturas manuscritas em papel.

14 Etiqueta na rede O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e profissionalismo.

15 Cuidados na redação do e-mail
A facilidade para escrever e enviar uma mensagem estimula a informalidade. Aproveite esse benefício sem cair no desleixo: dedique tempo para redigir s com clareza e objetividade se não quiser confundir (ou aborrecer) o destinatário. Tente ser objetivo e separar os assuntos com clareza

16 Sem excessos Mensagens longas e repetitivas dificilmente conseguem transmitir as informações desejadas com eficiência e rapidez.

17 Assunto Em vez de tentar resumir o conteúdo no título, escreva a mensagem primeiro, leia-a e depois elabore a identificação. Prefira usar poucas palavras, pois frases longas demais não aparecem inteiras na caixa de identificação de diversos programas de gestão de . Identifique o assunto com até 50 caracteres

18 Como responder Mantenha a mesma identificação do assunto (em uma resposta, ela virá precedida da sigla “Re:”), pois a medida facilita a organização por tema na hora de arquivar os assuntos. Para redigir a resposta, acrescente seus comentários no início do texto, insira algumas observações ao longo da mensagem e delete o que não tiver importância. Se cada pessoa que ler e devolver a mensagem adicionar um bloco de texto no início, o corre o risco de ficar imenso.


Carregar ppt "Curso de Correspondência Oficial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google