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ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz

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Apresentação em tema: "ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz"— Transcrição da apresentação:

1 ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓTICOS transparentes, translúcidos, opacos FENÔMENOS ÓTICOS reflexão, refração, absorção, dispersão. VISÃO E CORES DOS OBJETOS PONTO OBJETO E PONTO IMAGEM

2 PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA

3 PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA
PROPAGAÇÃO RETILÍNEA; REVERSIBILIDADE INDEPENDÊNCIA

4 PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA
Num meio, homogêneo e transparente, a luz se propaga em linha reta

5 PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA

6 A noite é a sombra da Terra sobre ela mesma!
FORMAÇÃO DE SOMBRAS A noite é a sombra da Terra sobre ela mesma!

7 Se a Lua passar na sombra da Terra, teremos um ECLIPSE DA LUA.

8 Visto de fora do sistema solar
(de cima) Visto da Terra

9 fases da Lua

10

11 Se a Terra passar pela sombra da Lua, teremos um ECLIPSE DO SOL.

12

13

14 imagem feita pela sonda MIR em 1999

15 Gustavo Killner

16 Y y H h H h y Y Gustavo Killner

17 Exercício 1 H H = 45m 1.5 60 2.0

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19 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
REVERSIBILIDADE A trajetória de um raio de luz não depende do sentido de propagação do feixe de luz Gustavo Killner

20 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
REVERSIBILIDADE A trajetória de um raio de luz não depende do sentido de propagação do feixe de luz Gustavo Killner

21 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
INDEPENDÊNCIA Gustavo Killner Um feixe de luz não altera a trajetória do outro

22

23 Velocidade da Luz (c) C = 300.000 km/s
A velocidade da luz no vácuo é a MAIOR velocidade possível de ser atingida no universo e sua medida não depende do referencial adotado. Ela vale aproximadamente C = km/s

24 Exercício 2 MILHÕES km Aproximadamente 8 minutos

25 1 ano = 365 dias e cinco horas e 57min = 365,2425 dias
Exercício 2 1 ano = 365 dias e cinco horas e 57min = 365,2425 dias ~Nove mil e quinhentos trilhões de metros.

26 CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓPTICOS
Gustavo Killner

27 CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓPTICOS Não alteram a trajetória da luz
TRANSPARENTES Não alteram a trajetória da luz Gustavo Killner

28 CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓPTICOS
TRANSLÚCIDOS Luz percorre trajetórias irregulares Gustavo Killner

29 CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓPTICOS
OPACOS Não permitem a passagem da luz Gustavo Killner

30 FENÔMENOS ÓTICOS

31 REFLEXÃO Gustavo Killner

32 A luz retorna ao meio de onde veio
REFLEXÃO A luz retorna ao meio de onde veio REGULAR DIFUSA Mantém a forma do feixe Altera a forma do feixe Gustavo Killner

33 REFRAÇÃO Gustavo Killner

34 A luz muda de meio de propagação
REFRAÇÃO A luz muda de meio de propagação Gustavo Killner

35 A luz é transformada em calor ou outra forma de energia
ABSORÇÃO A luz é transformada em calor ou outra forma de energia

36 A luz é transformada em calor ou outra forma de energia
ABSORÇÃO A luz é transformada em calor ou outra forma de energia

37 REFLEXÃO (vemos o iceberg)
FENÔMENOS ÓPTICOS REFLEXÃO (vemos o iceberg) REFRAÇÃO (a luz penetra na água) ABSORÇÃO (o gelo derrete) Gustavo Killner

38 DISPERSÃO

39 A luz branca é decomposta em cores “primárias”.
DISPERSÃO A luz branca é decomposta em cores “primárias”. A

40 VISÃO E CORES DOS OBJETOS
FENÔMENOS ÓPTICOS VISÃO E CORES DOS OBJETOS Gustavo Killner

41 VISÃO E CORES DOS OBJETOS
Gustavo Killner

42 VISÃO E CORES DOS OBJETOS
Absorve várias cores... ...reflete o AZUL Gustavo Killner

43 VISÃO E CORES DOS OBJETOS
Gustavo Killner

44 VISÃO E CORES DOS OBJETOS
Gustavo Killner

45 VISÃO E CORES DOS OBJETOS
Gustavo Killner

46 EXERCÍCIO 3 A B C D BRANCA VERMELHA AZUL VERDE LUZ ROUPA

47 Os raios de luz PARTEM do PONTO OBJETO e CHEGAM na superfície.
Ponto Objeto e Ponto Imagem Os raios de luz PARTEM da superfície e CHEGAM no PONTO IMAGEM.

48 PONTO OBJETO Formado pelos raios de luz INCIDENTES numa superfície
Prolongamento do raio INCIDENTE Prolongamento do raio INCIDENTE Gustavo Killner

49 Formado pelos raios de luz EMERGENTES de uma superfície
PONTO IMAGEM Formado pelos raios de luz EMERGENTES de uma superfície Gustavo Killner

50 Cruzamento EFETIVO de raios de luz INCIDENTES numa superfície
PONTO OBJETO REAL Cruzamento EFETIVO de raios de luz INCIDENTES numa superfície Ponto Objeto Real P.O.R. Gustavo Killner

51 PONTO OBJETO VIRTUAL Ponto Objeto Virtual
Cruzamento de prolongamentos dos raios de luz INCIDENTES numa superfície Ponto Objeto Virtual P.O.V. Gustavo Killner

52 PONTO OBJETO IMPRÓPRIO
raios de luz INCIDENTES numa superfície são paralelos Ponto Objeto Impróprio P.O.I. Gustavo Killner

53 Cruzamento efetivo de raios de luz EMERGENTES de uma superfície
PONTO IMAGEM REAL Cruzamento efetivo de raios de luz EMERGENTES de uma superfície Ponto Imagem Real P.I.R. Gustavo Killner

54 PONTO IMAGEM VIRTUAL Ponto Imagem Virtual
Cruzamento de prolongamentos dos raios de luz EMERGENTES de uma superfície Ponto Imagem Virtual P.I.V. Gustavo Killner

55 PONTO IMAGEM IMPRÓPRIO
raios de luz EMERGENTES de uma superfície são paralelos Ponto Imagem Impróprio P.I.I. Gustavo Killner

56 LIÇÃO DE CASA APOSTILA : ler pg. 30. Ex 4. Livro
ler e resumir: pg. 232 a 247 Propostas 1 a 10 Trazer livro


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