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PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO

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Apresentação em tema: "PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO

2 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
O QUE É? Conjunto de ações sistematizadas e rápidas que priorizam a avaliação e a decisão de cuidados sem prejuízo da segurança e da manutenção vital do assistido. BASE: Protocolos Internacionais de Atendimento Pré-Hospitalar PROTOCOLOS: Conjunto de regras e procedimentos ou atos normalizadores de aplicação obrigatória e que geram registros em relatório próprio. OBJETIVOS Controlar riscos Realizar cuidados e Suporte Básico de Vida com utilização do DEA, s/n. Garantia de acesso e ação segura por parte da equipe especializada ou de deslocamento seguro ao local da assistência Minimizar danos e/ou sequelas no assistido.

3 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
ASPECTOS LEGAIS DO ATENDIMENTO/ REFERÊNCIAS Art. 5º da Constituição Brasileira Todos são iguais perante a lei, sem distinção (...) garantindo-se o direito à vida (...) Art. 135 do Código Penal Brasileiro. Omissão de Socorro: “(...)Deixar de prestar socorro a quem não tenha condições de socorrer a si próprio ou de comunicar o evento a autoridade pública que o possa fazê-lo,quando possível(...). Função do agente de segurança (serviço operacional de segurança) Lei Municipal nº 9317/2007 e Decreto Municipal nº 12783/2007 IT nº CBMMG (Brigada de Incêndio). Código de Ética Profissional

4 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
DIREITOS DO ASSISTIDO Dar consentimento : formal ou implicito Ser tocada só quando permitir Ser cuidada sem discussões Zelo e sigilo CONCEITOS BÁSICOS Acidente x Incidente Prestador de socorro Urgência x Emergência x Não Emergência Suporte Básico x Suporte Avançado Partes principais do Corpo Humano BIOSSEGURANÇA NO ATENDIMENTO Ações para previnir, controlar, reduzir ou eliminar riscos associados às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e meio ambiente (riscos: sangue, secreções ou eliminações dos pacientes) Medidas : posicionamento, abordagem e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) (luvas de procedimentos e máscaras faciais descartáveis - uso obrigatório)- lavar as mãos antes e depois do atendimento – cartão de vacina atualizado.

5 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO

6 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
FASES DA ASSISTÊNCIA / ETAPAS 1 – Recebimento da solicitação/ deslocamento ao local 2 - Avaliação da situação/ocorrência (Dimensionamento e segurança de cena): - Aproximação ; - Verificar riscos: para si, a vítima e terceiros no local ; - Dimensionar recursos necessários/ chamada de apoio – DIVGES e equipes especializadas s/n; - Sinalização. 3 - Verificação do estado geral da vítima - Básico: é ocorrência clínica ou de trauma? vítima consciente ou não? - Checar sinais vitais e de apoio; - Atenção aos sintomas / “queixas”. Cuidados básicos emergenciais: (Protocolo “ABCDE” e Protocolos de Suporte Básico de Vida/ uso do DEA, s/n) 5 - Manutenção no local/ Remoção/ transporte pela equipe eterna especializada; Relatório/ Final (Identificar acompanhantes ou testemunhas no local e registrar relatos)

7 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
PROTOCOLO “ABCDE” D : DEFICIT DE CONSCIÊNCIA Verificação da responsividade da vítima e de seu estado geral A : ABERTURAS DE VIAS AÉREAS COM CONTROLE DA COLUNA CERVICAL B : BOA RESPIRAÇÃO Não? Obstrução Respiratória: O que é? O que fazer? Parada Respiratória: O que é? O que fazer? C : CIRCULAÇÃO Não Tem Pulso? Parada CardioRespiratória: O que é? SBV (Suporte Básico de Vida): Compressões x uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) Estado de choque: prevenir a hipotermia OBS:outros sinais vitais e de apoio E: Estabilização / Transporte (Monitoração continuada pela equipe especializada)

8 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO vias aéreas:Abertura e insuflações

9 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO CIRCULAÇÃO: Verificação e compressões TORÁCICAS

10 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO PARADA CARDIORESPIRATÓRIA: USO DO DEA.

11 PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO USO DO DEA-Desfibrilador Externo AUTOMÁTICO

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