A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses"— Transcrição da apresentação:

1 As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Galácia Éfeso Diretrizes para as igrejas primitivas que valem para as igrejas cristãs de hoje Filipos Colossos

2 Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses Estudo 07 “A Deus seja a glória” Texto bíblico: Efésios 3 Texto áureo: Efésios 3.20,21 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! ”

3 Este capítulo terceiro da carta de Paulo aos efésios é tão significativo que nós o colocamos para ser tratado isoladamente em uma lição única. Isto resulta do fato de que em nenhum outro momento o apóstolo foi tão categórico em defender a vontade de Deus para que os gentios se salvassem e, que, ele fosse chamado especialmente por Deus para exercer este ministério

4 A carta foi escrita para cristãos, principalmente os gentios convertidos ao Evangelho.
Quando Paulo pede que o Espírito habite neles, ele está mostrando que o Senhor deseja habitar no profundo do coração do crente. Ou seja, ele espera que cada um de nós sejamos crentes que se aprofundem no conhecimento de Cristo.

5 A pergunta que nos fica lendo um texto como este em que estaremos meditando é se nós, somos crentes assim, devotados e dedicados ao crescimento de nossa fé e conhecimento espiritual. Parece-nos que ele sabia que em todo o tempo, o crente estaria se voltando para uma vida cristã de superficialidade e aparência apenas.

6 Paulo nos revela nesta carta que só em Cristo, o Filho Amado, a vontade de Deus é revelada e se cumpre. Esta vontade suprema é que ele chama de “beneplácito” ou “o eterno propósito” do Pai. O que ele quer dizer é que só em Cristo é que somos salvos, abençoados, crescemos espiritualmente, servimos ao Senhor e testemunhamos dele.

7 Neste capítulo mais uma vez ele vai se referir a esta vontade se cumprindo como “o mistério” de Deus. Esta palavra com este sentido, ocorre no NT cerca de 25 vezes, sendo que 19 vezes, por Paulo, com o significado de algo que estava oculto em Deus no passado, mas que agora se revelou plenamente.  Deixando de ser segredo, o mistério de Cristo é a revelação de que “os gentios são co-herdeiros em Cristo”, por meio do Evangelho. Isto é um privilégio que nos alcança hoje, os gentios de dois mil anos depois dos tempos do NT.

8 Vamos abrir as nossas Bíblias no capítulos 3 da Carta aos Efésios
Vamos abrir as nossas Bíblias no capítulos 3 da Carta aos Efésios. Paulo estará nos pregando como acima o faz, por meio de seus escritos. O tema desta carta é um dos mais importantes para a igreja de Cristo e para os crentes em geral, os gentios de hoje.

9 O mistério da vocação dos gentios - Efésios 3.1-6
1. Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; 3. como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, 4. pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, 5. o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, 6. a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;

10 A vocação missionária do apóstolo Efésios 3.7-13
7. do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder. 8. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, 9. e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, 10. para que agora a multiforme sabedoria de Deus seja manifestada, por meio da igreja aos principados e potestades nas regiões celestes, 11. segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12. no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. 13. Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória.

11 A oração de Paulo pelos efésios Efésios 3.14-19
14. Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, 15. do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, 16. para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17. que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, 18. possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19. e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.

12 Efésios 3.20,21 Uma bênção especial
20. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21. a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

13 Conclusão Você se sente um gentio hoje, salvo pelo sangue de Cristo?
2) Você consegue alcançar a dimensão deste amor de Cristo? 3) Você compreende a extensão da vocação missionária de Paulo? 4) Você crê que o Senhor pode dar muito mais abundantemente?


Carregar ppt "As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google