A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses"— Transcrição da apresentação:

1 As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Galácia Éfeso Diretrizes para as igrejas primitivas que valem para as igrejas cristãs de hoje Filipos Colossos

2 Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses Estudo 08 “Há um só corpo e um só Espírito” Texto bíblico: Efésios 4 Texto áureo: Efésios 4.4-6 “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos! ”

3 Introdução I - A gradatividade espiritual dos escritos de Paulo
Neste capítulo 4, poderemos observar claramente, como Paulo sabia de forma didática encaminhar o assunto ou tema a que deseja chegar, de maneira gradativa, de forma a não espantar os seus discípulos. Observem: No capítulo 1 ele escreve sobre as bênçãos de Deus em Cristo.. No capítulo 2 ele discorre sobre a salvação gratuita decorrente desta bênção... No capítulo 3 declara que esta bênção alcança a todos, sem distinção...

4 Introdução II Para então, agora, no capítulo 4, falar finalmente sobre a unidade desta fé que a todos os crentes atinge. Sua grande preocupação era fazer com que os crentes judeus aceitassem de forma benígna os crentes gentios e que, estes, por sua vez, não se sentissem inferiorizados diante dos privilégios ou prerrogativas que os judaizantes se diziam detentores pelos seus vínculos raciais com Cristo.

5 Introdução III Assim é que depois de ter exposto que todos os crentes estão irmanados em Cristo, judeus ou gentios, ele pode então falar com segurança e sem rodeios sobre o que a “unidade desta fé” pode trazer de bênção e de realização para a vida cristã. É quando ele vai abordar os dons do Espírito como uma bênção de Deus para todos os crentes e não somente para alguns iluminados ou privilegiados

6 É com esta mensagem que ele encerra o capítulo 4.
Introdução IV Para finalizar sua exposição neste capítulo, ele vai então mencionar que tal bênção, tal salvação e tais dons, só poderão ser plenamente atuantes na vida do crente, se ele buscar viver em santidade de vida diante de Deus, da igreja e dos homens, ou seja, de forma completamente oposta àquilo que anteriormente eles, como gentios e judeus não crentes, faziam e praticavam. É com esta mensagem que ele encerra o capítulo 4.

7 Introdução V Este capítulo 4 da carta aos efésios é um verdadeiro manual de vida e prática para o crente em todos os tempos. O que ele ensinou e requereu dos efésios, é o mesmo que o Senhor Jesus espera de nós hoje. Não pode ser diferente. Como crentes hoje, devemos cultivar esta vida cristã em oposição aos costumes do mundo, para que com o nosso viver e não com o nosso falar, possamos “dizer ao mundo que somos crentes”.

8 Vamos abrir as nossas Bíblias no capítulos 4 da Carta aos Efésios
Vamos abrir as nossas Bíblias no capítulos 4 da Carta aos Efésios. Paulo estará nos pregando como acima o faz, por meio de seus escritos. O tema desta carta é um dos mais importantes para a igreja de Cristo e para os crentes em geral diante do mundo que nos confronta.


Carregar ppt "As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google