A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interpretação teológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interpretação teológica"— Transcrição da apresentação:

1 Interpretação teológica
Tipologia bíblica 1 Interpretação teológica

2 BIBLIOGRAFIA BERKHOF, Louis. Princípios de interpretação da Bíblia. Trad. Denise Meister. Cultura Cristã: São Paulo, 2008. HABERSHON, Ada. Manual de tipologia bíblica. Trad. Gordon Chown. Vida: São Paulo, 2003. MELO, Joel Leitão de,. Sombras, tipos e mistérios da Bíblia. CPAD: São Paulo, 1989.

3 SUMÁRIO 1 - INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA A. A Bíblia como uma unidade
Introdução SUMÁRIO 1 - INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA A. A Bíblia como uma unidade B. Elementos norteadores

4 1 – INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA
“Muitos escritores de Hermenêutica acham que as interpretações gramatical e histórica preenchem todos os requerimentos para a interpretação adequada da Bíblia. Eles não consideram o caráter teológico especial dessa disciplina /…/ Kuyper enfatiza a necessidade de se reconhecer o fator místico na interpretação da Escritura. /…/ Bavinck insiste em que a Bíblia deve ser lida teologicamente” (Berkhof, p.103).

5 “As considerações puramente psicológicas e históricas não explicarão os seguintes fatos: (1) que a Bíblia é a Palavra de Deus; (2) que ela constitui um todo orgânico, do qual cada livro individual é uma parte integral; (3) que o Antigo e o Novo Testamento estão relacionados um com o outro como tipo e antítipo, profecia e cumprimento, embrião e desenvolvimento perfeito; e (4) que não só as declarações da Bíblia, mas também o que pode ser deduzido a partir dela pela lógica, constitui a Palavra de Deus” (Ibid., 103).

6 A) A BÍBLIA COMO UMA UNIDADE
1. A relação entre o Antigo e o Novo Testamento. “A história passada revelou duas visões opostas que se afirmaram e reafirmaram repetidamente de várias formas. Houve o erro antinomiano de, por um lado, atribuir muito do elemento carnal ao Judaísmo, e por outro, a falácia nomística de impor Judaísmo em excesso ao Cristianismo” (Ibid., 104).

7 “Tanto o Antigo como o Novo Testamento, são partes essenciais da revelação especial de Deus. Deus é o autor de ambos e ambos tem o mesmo propósito em mente. Ambos contêm a mesma doutrina da redenção, pregam o mesmo Cristo e impõem as mesmas obrigações religiosas e morais ao ser humano. Ao mesmo tempo, a revelação que eles contêm é progressiva e aumenta gradualmente em definição, clareza e concepção espiritual” (Ibid., 104).

8 O AT E O NT CONSTITUEM UMA UNIDADE
1. A doutrina da redenção era essencialmente a mesma para aqueles que viviam sob a antiga aliança como é para a Igreja do Novo Testamento. Algumas vezes isso é esquecido por aqueles perdem de vista o caráter simbólico de muitas das suas instituições e cerimônias (Ibid., 104).

9 2. Os verdadeiros israelitas no AT, assim como no NT, não são os descendentes naturais de Abraão, mas somente aqueles que compartilham sua fé.

10 B. NA INTERPRETAÇÃO DO AT E DO NT, O INTÉRPRETE DEVE SE PREOCUPAR COM ALGUNS ELEMENTOS NORTEADORES
1. O AT oferece a chave para a interpretação correta do NT. O conteúdo do NT é fruto de um longo desenvolvimento anterior. No AT há o relato da criação, queda, pacto da graça, prenúncio do Redentor. Ainda, o AT tem elementos que servem para ilustrar o NT (Ibid., 106).

11 2. O NT é um comentário do AT
2. O NT é um comentário do AT. Enquanto o AT contém apenas uma apresentação obscura das realidades espirituais, o NT as apresenta na luz perfeita da plenitude dos tempos. Um contém tipos, o outro antítipos; um, profecia, o outro, cumprimento.

12 3. O intérprete deve tomar cuidado para não diminuir a importância do AT.

13 4. O intérprete deve cuidar para não ver no AT o que não está lá.


Carregar ppt "Interpretação teológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google