A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

conceitos importantes para o estudo da geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "conceitos importantes para o estudo da geografia"— Transcrição da apresentação:

1 conceitos importantes para o estudo da geografia

2 ESPAÇO GEOGRÁFICO Objeto de estudo da Geografia, ou seja, é o assunto estudado pela geografia. O espaço geográfico é construído pelo trabalho do homem que provoca modificações sobre a natureza e inclusive sobre o próprio espaço geográfico. O espaço geográfico é modificado ao longo da história e pode ser visualizado e estudado através de diferentes recursos. .

3 ESPAÇO GEOGRÁFICO AMAZÔNIA EM 1975 AMAZÔNIA EM 1989 AMAZÔNIA EM 2001
Estudo do espaço geográfico por imagens de satélites. AMAZÔNIA EM 1975 AMAZÔNIA EM 1989 AMAZÔNIA EM 2001

4 ESTUDO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR FOTOS AÉREAS
Madeireiros em território de índios isolados (Murunahua) na Amazônia peruana (

5 FONTE: http://blogs. discoverybrasil. uol. com. br/

6 FONTE: http://www. cabecadecuia

7 ESTUDO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MAPAS
FONTE:

8 Categorias espaciais:
Lugar – Paisagem – Território – Territorialidade

9 Categorias espaciais:
Lugar : É A PORÇÃO DO ESPAÇO QUE NOS É FAMILIAR, OU SEJA, QUE POR FAZER PARTE DAS NOSSAS VIDAS POSSUI VALOR AFETIVO. Ele é constantemente modificado sendo por isso considerado um produto da evolução histórica da humanidade. Observe essas transformações no Colégio José Ferreira nos slides a seguir.

10

11

12

13 PAISAGEM: É A PORÇÃO DO ESPAÇO QUE PODE SER VISTA EM UM DETERMINADO MOMENTO.

14 Território Espaço definido e delimitado segundo as relações de poder e de apropriação que nele se instalam; É a base física do espaço geográfico, composta pelo conjunto de paisagens e limitada por fronteiras perceptíveis ou não. É sempre representado por objetos fixos e móveis. Ex: moradia e população.

15 Territorialidade Relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do espaço territorial. Refere-se ao exercício do poder dentro de um território. Seu contraponto é a (des)territorialização – implica em perda do território e, consequentemente, perda do poder sobre o mesmo.

16 Estado de direito e paralelo.
Soberania do povo – no território – estado de direito; Soberania de grupos ilegais dentro do território – estado paralelo. Exemplo – ocupação dos morros do Rio de Janeiro por grupos marginalizados – estado paralelo; retomada do poder com uso das forças armadas – estado de direito.

17 É importante não esquecer: Espaço geográfico Lugar Paisagem Território
Territorialidade Estado de direito Estado paralelo Desterritorialização Soberania .

18 Atividades de sala 1- a imagem a seguir é uma obras de Cândido Portinari denominada “o café”. Sobre essa obra faça o que é pedido: Descreva o que é visto nessa obra justificando por que nela se aplicam os conceitos de espaço geográfico, paisagem, lugar, território e territorialidade.

19 Atividades de sala 1- a imagem a seguir é uma crítica tanto à ação do estado paralelo quanto á ação do estado de direito. Observe a imagem e faça o que é pedido a seguir: DESCREVA O QUE É VISTO NA IMAGEM E EXPLIQUE QUAL A RELAÇÃO ENTRE ELA E AS EXPRESSÕES ESTADO DE DIREITO E ESTADO PARALELO.

20


Carregar ppt "conceitos importantes para o estudo da geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google