A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecodesign e a Indústria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecodesign e a Indústria"— Transcrição da apresentação:

1 Ecodesign e a Indústria
Fórum Permanente de ENERGIA & AMBIENTE UNICAMP Ecodesign e a Indústria Carlos André Pereira de Barros Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC 15 de setembro de 2004

2 A DÉCADA DE 90 A exaustão do modelo de substituição de importações, a abertura comercial e, posteriormente, a estabilização econômica, contribuíram para criar condições necessárias à consistência de Programas Governamentais direcionados ao desenvolvimento e ao aumento da competitividade pelos setores produtivos.

3 OS PROGRAMAS IMPLANTADOS
No início da década de 90 um dos grandes problemas enfrentados pela indústria brasileira era a qualidade, foi lançado então o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade - PBQP. A partir de 95 verificamos que o salto da qualidade já se mostrava com evidência mas nossos produtos ainda necessitavam de maior valor agregado no mercado internacional. Neste contexto, foi lançado pelo Governo Federal o Programa Brasileiro do Design - PBD.

4 DESIGN RECONHECIDO COMO FUNDAMENTAL
O design se estabeleceu no século passado como alternativa às empresas na busca de um produto melhor, funcional e atraente. Hoje o produto deve ser aceito globalmente, sem deixar de manter uma identidade nacional, expressando aspectos positivos do país. Nos mercados nacionais e internacionais, os produtos competem por um espaço/diferencial no desejo do consumidor, e o design torna possível o surgimento deste diferencial.

5 DESIGN E A INDÚSTRIA O design é um dos principais instrumentos competitivos das empresas nos mercados internos e externos. “Todos têm acesso à tecnologia . A única coisa que difere é o design”.

6 ECODESIGN Ecodesign – ou Design Ambiental, promove a utilização de materiais alternativos e planeja o desenvolvimento, a produção, o uso e o descarte, procurando reduzir o impacto causado pela produção em escala industrial sobre o meio ambiente O DESIGNER AO DESENVOLVER O PRODUTO DEVE INCORPORAR O CONCEITO DO ECODESIGN.

7 O ECODESIGN DENTRO DE EMPRESA
O Ecodesign representa a convergência de duas tendências que orientam as formas atuais de produção:  INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL É a reorganização dos processos e dos sistemas de informações facilitando o desenvolvimento da empresa por meio da interligação de seus diversos setores.  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É assegurar o crescimento industrial sem causar impactos ambientais adversos, indo ao encontro da máxima de “atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”.  

8 Ecodesign Desenvolvimento Sustentável Integração Empresarial
Desenvolvimento Integrado de produto Prevenção da Poluição Gestão Ambiental Gestão da Qualidade Total Fonte: Fiksel (1996)

9 ECODESIGN - INDÚSTRIA Estímulos externos Opinião pública;
Custos energéticos; Obrigação de recolhimento; Poluidor pagador; Obrigação de fornecer informação; Subsídios; Normas padrões; Inspeção ambiental; Demandas de clientes industriais; Competição ambiental; Requisitos ambientais para prêmios de Design.

10 Estímulos internos ECODESIGN - INDÚSTRIA Senso de responsabilidade;
Elevação do nível de qualidade; Melhora da imagem; Economia nos custos; Aumento na motivação dos funcionários;

11 FATORES QUE ESTIMULAM A INDÚSTRIA A INVESTIR NO ECODESIGN
Legislação e regulamentos (governo); Demanda / consumidores (mercado); Responsabilidade socioambiental; Concorrência; Inovação tecnológica e diferenciação; Redução de custos.

12 ENFOQUE NO CICLO DE VIDA - ACV
ECODESIGN ENFOQUE NO CICLO DE VIDA - ACV Importante na medida em que permite desdobrar o conceito de prevenção de maneira a escolher a melhor solução para todo o ciclo de vida do produto. Entradas Matérias-primas, insumos e energia. Saídas Resíduos, efluentes e emissões. Do berço ao túmulo ou do berço ao berço?

13 ECODESIGN INTERFACE COM O DESIGN Visão sistêmica para o desenvolvimento do produto (trabalho em equipe multidisciplinar: Engenharia, Ergonomia, Design, Compras, Marketing, Qualidade, Meio Ambiente...); A estrutura básica existente no processo de desenvolvimento não sofre mudanças fundamentais com a integração dos requisitos ambientais.

14 BENEFÍCIOS Novos aspectos das atividades de desenvolvimento nas etapas do processo produtivo. Alternativas de produto; Substituição de matérias-primas; Alteração do processo; Melhoramento da produção; Reutilização interna; Reutilização externa; Tratamento de resíduos; Deposição de resíduos; Descontaminação; Redução dos custos.

15 OPORTUNIDADES Otimização na alocação de recursos; Definição explícita da posição da companhia em relação à opinião pública e de outras organizações / instituições; Estabelecimento de contato com novos fornecedores que proponham alternativas ecologicamente corretas; Incentivo à pesquisa para o desenvolvimento de novos materiais; Logística modificada da empresa dado que os produtos poderão ser recolhidos após o uso.

16 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Produto Exemplo Ventilador Spirit
Redução do uso de matéria-prima; 30% a mais de eficácia na geração de vento; Até 80% de economia de energia.

17 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Garrafa Térmica Futura
Redução para 4 peças de montagem ao invés das 7 tradicionais; Maior extensão da vida útil. EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

18 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Embalagem para o açúcar Native
Utilização de materiais atóxicos; Índice de biodegradabilidade de 99%, com total integridade do produto.

19 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Produtos Exemplos
Materiais de fontes renováveis na Daimler Chrysler do Brasil Custo competitivo com o material em uso na indústria; Melhoria da salubridade no ambiente de trabalho; A resistência das fibras naturais é superior à da fibra de vidro; Reaproveitamento como carga na fabricação de novas peças; Queima do material e aproveitamento da energia térmica. Cadeira Scopo Novos trançados para uso do vime proporcionando maior conforto; Uso de matérias-primas biodegradáveis; Vime de plantações sustentáveis; Eucalipto certificado.

20 “Ecodesign significa sobretudo a preocupação com o meio ambiente e ajuda a orientar a direção das decisões de Design.”

21 Muito obrigado! E-mail: carlos.barros@desenvolvimento.gov.br
Tel.: (61)


Carregar ppt "Ecodesign e a Indústria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google