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Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico

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Apresentação em tema: "Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA Departamento de Odontologia Social Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico Prof. Dr. Miguel Morano Júnior Área de Educação para a Saúde

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3 Imagem social do Cirurgião Dentista
Definições: 1 – “ O homem que arranca dentes.” (popular) 2 – O profissional com visão em Saúde Coletiva promovendo a saúde nos diversos seguimentos da comunidade.

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5 Metodologia em Educação para a Saúde
Reconhecimento do problema Análise do problema (diagnóstico) Prescrição Educacional Tratamento Educacional Registro e avaliação dos resultados (aspectos quantitativos e qualitativos)

6 Indicadores utilizados em Saúde Pública
Os indicadores mais comumente utilizados em Saúde Pública, na prática odontológica, são os instrumentos de avaliação quantitativa, tendo como referência o desempenho de alguém num espaço definido, num determinado espaço de tempo. Esses indicadores medem esforço, eficácia, rendimento, cobertura ou adequação e qualidade.

7 Aspectos sócio-econômicos e culturais
Importância Caracterização do grupo a ser atingido Aspectos folclóricos (Medicina de Folk)

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13 Experiências vivenciadas
Avaliação retrospectiva dos pacientes atendidos no serviço de emergências da FOP/UNICAMP, entre os anos de 1989 e 1997, foi feita uma abordagem com relação a satisfação do usuário nos seguintes aspectos: o que mais ou menos havia gostado, se havia indicado o serviço a outros e se apresentava sugestões de melhorias.

14 Verificou-se que: 41,7% relataram ter gostado da atenção oferecida 34,2% gostaram de tudo 24,9% acharam demorado o atendimento 10,6% sugeriram continuidade no tratamento 9,4% reclamaram do tempo de espera

15 Experiências Vivenciadas
Na sala de espera para atendimento dos pacientes da FOP Odontopediatria – crianças ocupadas com atividades didáticas ou lúdicas anterior ao tratamento não criavam problemas maiores durante o atendimento.

16 Experiências Vivenciadas
Avaliação da qualidade do atendimento odontológico oferecida aos usuários de uma Unidade Básica de Saúde inseridos no Serviço Público num Município de pequeno porte, por meio de critérios quantitativos (produção) e qualitativos (satisfação do usuário)

17 Os resultados obtidos a partir dos indicadores: cobertura e produtividade foram satisfatórios, porém insuficientes para caracterizar a qualidade do atendimento. Baseado na produção da Unidade Básica de Saúde e nas respostas do questionário, constatou-se que os pacientes estão satisfeitos com o serviço, considerando-o de boa qualidade, entretanto as dificuldades de acesso ao serviço e tempo de espera para atendimento foram os maiores problemas enfrentados.

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