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PublicouWilliam Galaz Alterado mais de 10 anos atrás
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Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Prof Dr NILDO ALVES BATISTA
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INTEGRAR NOVAS INTERAÇÕES NO TRABALHO EM EQUIPE INTERPROFISSIONAL
TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SABERES NUMA POSTURA DE RESPEITO À DIVERSIDADE COOPERAÇÃO PARA EFETIVAR PRÁTICAS TRANSFORMADORAS PARCERIAS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS EXERCÍCIO PERMANENTE DO DIÁLOGO
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EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
OS CURSOS DE GRADUAÇÃO TÊM SE COMPROMETIDO COM O DESENVOLVIMENTO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS PARA ESTE TRABALHO? COMO ESTAMOS PREPARANDO NOSSOS ESTUDANTES PARA O TRABALHO EM EQUIPE NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO? COMO PROPICIAR QUE NOSSOS ESTUDANTES CONHEÇAM MELHOR AS ESPECIFICIDADES DAS DIFERENTES PROFISSÕES DE SAÚDE? EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
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Educação Interprofissional
Inversão da lógica tradicional da formação em saúde – cada prática profissional pensada e discutida em si – abrindo espaços para a discussão do Interprofissionalismo. Proposta onde profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente
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Interprofissionalismo
Trabalho em equipe Negociação Discussão de papéis profissionais Liderança Compromisso na solução de problemas Negociação na tomada de decisão
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Educação Interprofissional
Comunicação/Interação entre os cursos/carreiras Interdisciplinaridade Entendimento dos papeis profissionais no cuidado em saúde Habilidades para o trabalho em equipe incluindo a negociação na tomada de decisão Princípios éticos interprofissionais
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Educação Interprofissional
Atitude de busca, diálogo, humildade, desafio, envolvimento e comprometimento, responsabilidade, alegria e encontro Consideração do outro como parceiro legítimo na construção de conhecimentos
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Educação Interprofissional
“Cada qual, com sua ação (liberdade) e iniciativa, no horizonte de suas circunstâncias, irá “iniciar” algo novo, instituir sua trajetória, seu mundo, sempre atento ao olhar do outro e ao reconhecimento da alteridade e da diferença, essenciais na sua própria existência.” (VON ZUBEM, 2003, p. 82)
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COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DE TRABALHO EM EQUIPE
COMUM A TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMPLEMENTAR ( ESPECÍFICA DE CADA PROFISSÃO) COLABORATIVAS, ESSENCIAL PARA O TRABALHO CONJUNTO Baar,1998
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ENFOQUES EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
MODIFICAR ATITUDE E PERCEPÇÃO NA EQUIPE MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS REFORÇAR A COMPETÊNCIA COLABORATIVA CONTRIBUIR NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO CONSTRUIR RELAÇÃO MAIS ABERTA E DIALÓGICA INTEGRAR O ESPECIALISTA NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO
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NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL SE INSERE O DESENHO CURRICULAR DO CAMPUS BAIXADA SANTISTA DA UNIFESP
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CURSOS PROPOSTOS FISIOTERAPIA – 04 anos integral
Terapia Ocupacional Psicologia Nutrição Fisioterapia Educação Física FISIOTERAPIA – 04 anos integral EDUCAÇÃO FÍSICA – bacharelado (modalidade saúde) 04 anos / integral TERAPIA OCUPACIONAL – 04 anos NUTRIÇÃO – 04 anos PSICOLOGIA – 05 anos
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PRINCÍPIOS GERAIS FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE APTO PARA O TRABALHO EM EQUIPE, COM ÊNFASE NA INTEGRALIDADE NO CUIDADO AO PACIENTE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E HUMANA DE EXCELÊNCIA EM CADA ÁREA ESPECÍFICA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SAÚDE FORMAÇÃO CIENTÍFICA, ENTENDENDO-A COMO PROPULSORA DO ENSINO E DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
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DESENHO CURRICULAR PARA OS NOVOS CURSOS
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EIXOS O Ser Humano em sua Dimensão Biológica
O Ser Humano e sua inserção social Aproximação a uma Prática Específica em Saúde Aproximação ao Trabalho em Saúde EIXOS
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APROFUNDAMENTO ESPECÍFICO A PARTIR DAS NECESSIDADES DE CADA CURSO
NÚCLEO COMUM DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE OS ALUNOS SÃO MESCLADOS NAS TURMAS APRENDIZAGEM CONJUNTA : 80% no primeiro ano 40% no segundo ano 20% no terceiro ano reuniões semanais no quarto ano APROFUNDAMENTO ESPECÍFICO A PARTIR DAS NECESSIDADES DE CADA CURSO
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O SER HUMANO EM SUA DIMENSÃO BIOLÓGICA
MÓDULO “DO ÁTOMO A CÉLULA”: engloba conteúdos de bioquímica, biofísica, biologia celular, biologia molecular, genética. MÓDULO: “DOS TECIDOS AOS SISTEMAS”: engloba conteúdos de histologia, anatomia, fisiologia, biofísica, embriologia.
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O Ser Humano e sua Inserção Social
1 º ANO: Módulo I – Indivíduo, cultura e sociedade 2º ANO: Módulo II – Sociedade, políticas e direitos 3º ANO: Módulo III - Cultura e saúde: corpo e significado CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA
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APROXIMAÇÃO AO TRABALHO EM SAÚDE
1º ANO: Módulo I – Saúde como processo: contextos, concepções e práticas 2º ANO: Módulo II – Políticas e Sistemas de Saúde 3º ANO: Módulo III - Processo de trabalho em saúde: integralidade e cuidado SAÚDE COLETIVA, EPIDEMIOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, METODOLOGIA DA PESQUISA, ÉTICA, GESTÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE
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Aprendizagem Ativa Estudo de Campo Discussões em Grupo Pesquisas
Lagoa da Saudade, na Nova Cintra: ponto de pesca e lazer Aprendizagem Ativa Estudo de Campo Discussões em Grupo Pesquisas Aulas dialogadas
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APROXIMAÇÃO A UMA PRÁTICA ESPECÍFICA EM SAÚDE
OBSERVAÇÃO E DISCUSSÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL ÁREAS DE ATUAÇÃO ASPECTOS HISTÓRICOS DA PROFISSÃO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
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DESENVOLVIMENTO DOCENTE
REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA IDENTIFICAR AVANÇOS, ZONAS DE DIFICULDADES, NÓS CRÍTICOS – ENSINO APRENDIZAGEM FORMULAR PARCERIAS COM OUTROS COLEGAS TORNAR A PRÓPRIA PRÁTICA AÇÃO-REFLEXÃO- AÇÃO – COMPREENDER TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO DE ENSINAR E APRENDER
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ENFIM...
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PARA FAZER JUNTO NO COTIDIANO DO CUIDADO EM SAÚDE É PRECISO APRENDER JUNTO SOBRE O TRABALHO EM SAÚDE. Mc Nair
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