A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Prof Dr NILDO ALVES BATISTA

2 INTEGRAR NOVAS INTERAÇÕES NO TRABALHO EM EQUIPE INTERPROFISSIONAL
TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SABERES NUMA POSTURA DE RESPEITO À DIVERSIDADE COOPERAÇÃO PARA EFETIVAR PRÁTICAS TRANSFORMADORAS PARCERIAS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS EXERCÍCIO PERMANENTE DO DIÁLOGO

3 EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
OS CURSOS DE GRADUAÇÃO TÊM SE COMPROMETIDO COM O DESENVOLVIMENTO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS PARA ESTE TRABALHO? COMO ESTAMOS PREPARANDO NOSSOS ESTUDANTES PARA O TRABALHO EM EQUIPE NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO? COMO PROPICIAR QUE NOSSOS ESTUDANTES CONHEÇAM MELHOR AS ESPECIFICIDADES DAS DIFERENTES PROFISSÕES DE SAÚDE? EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

4 Educação Interprofissional
Inversão da lógica tradicional da formação em saúde – cada prática profissional pensada e discutida em si – abrindo espaços para a discussão do Interprofissionalismo. Proposta onde profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente

5 Interprofissionalismo
Trabalho em equipe Negociação Discussão de papéis profissionais Liderança Compromisso na solução de problemas Negociação na tomada de decisão

6 Educação Interprofissional
Comunicação/Interação entre os cursos/carreiras Interdisciplinaridade Entendimento dos papeis profissionais no cuidado em saúde Habilidades para o trabalho em equipe incluindo a negociação na tomada de decisão Princípios éticos interprofissionais

7 Educação Interprofissional
Atitude de busca, diálogo, humildade, desafio, envolvimento e comprometimento, responsabilidade, alegria e encontro Consideração do outro como parceiro legítimo na construção de conhecimentos

8 Educação Interprofissional
“Cada qual, com sua ação (liberdade) e iniciativa, no horizonte de suas circunstâncias, irá “iniciar” algo novo, instituir sua trajetória, seu mundo, sempre atento ao olhar do outro e ao reconhecimento da alteridade e da diferença, essenciais na sua própria existência.” (VON ZUBEM, 2003, p. 82)

9 COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DE TRABALHO EM EQUIPE
COMUM A TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMPLEMENTAR ( ESPECÍFICA DE CADA PROFISSÃO) COLABORATIVAS, ESSENCIAL PARA O TRABALHO CONJUNTO Baar,1998

10 ENFOQUES EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
MODIFICAR ATITUDE E PERCEPÇÃO NA EQUIPE MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS REFORÇAR A COMPETÊNCIA COLABORATIVA CONTRIBUIR NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO CONSTRUIR RELAÇÃO MAIS ABERTA E DIALÓGICA INTEGRAR O ESPECIALISTA NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO

11 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL SE INSERE O DESENHO CURRICULAR DO CAMPUS BAIXADA SANTISTA DA UNIFESP

12 CURSOS PROPOSTOS FISIOTERAPIA – 04 anos integral
Terapia Ocupacional Psicologia Nutrição Fisioterapia Educação Física FISIOTERAPIA – 04 anos integral EDUCAÇÃO FÍSICA – bacharelado (modalidade saúde) 04 anos / integral TERAPIA OCUPACIONAL – 04 anos NUTRIÇÃO – 04 anos PSICOLOGIA – 05 anos

13 PRINCÍPIOS GERAIS FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE APTO PARA O TRABALHO EM EQUIPE, COM ÊNFASE NA INTEGRALIDADE NO CUIDADO AO PACIENTE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E HUMANA DE EXCELÊNCIA EM CADA ÁREA ESPECÍFICA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SAÚDE FORMAÇÃO CIENTÍFICA, ENTENDENDO-A COMO PROPULSORA DO ENSINO E DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

14 DESENHO CURRICULAR PARA OS NOVOS CURSOS

15 EIXOS O Ser Humano em sua Dimensão Biológica
O Ser Humano e sua inserção social Aproximação a uma Prática Específica em Saúde Aproximação ao Trabalho em Saúde EIXOS

16 APROFUNDAMENTO ESPECÍFICO A PARTIR DAS NECESSIDADES DE CADA CURSO
NÚCLEO COMUM DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE OS ALUNOS SÃO MESCLADOS NAS TURMAS APRENDIZAGEM CONJUNTA : 80% no primeiro ano 40% no segundo ano 20% no terceiro ano reuniões semanais no quarto ano APROFUNDAMENTO ESPECÍFICO A PARTIR DAS NECESSIDADES DE CADA CURSO

17 O SER HUMANO EM SUA DIMENSÃO BIOLÓGICA
MÓDULO “DO ÁTOMO A CÉLULA”: engloba conteúdos de bioquímica, biofísica, biologia celular, biologia molecular, genética. MÓDULO: “DOS TECIDOS AOS SISTEMAS”: engloba conteúdos de histologia, anatomia, fisiologia, biofísica, embriologia.

18 O Ser Humano e sua Inserção Social
1 º ANO: Módulo I – Indivíduo, cultura e sociedade 2º ANO: Módulo II – Sociedade, políticas e direitos 3º ANO: Módulo III - Cultura e saúde: corpo e significado CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA

19 APROXIMAÇÃO AO TRABALHO EM SAÚDE
1º ANO: Módulo I – Saúde como processo: contextos, concepções e práticas 2º ANO: Módulo II – Políticas e Sistemas de Saúde 3º ANO: Módulo III - Processo de trabalho em saúde: integralidade e cuidado SAÚDE COLETIVA, EPIDEMIOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, METODOLOGIA DA PESQUISA, ÉTICA, GESTÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

20 Aprendizagem Ativa Estudo de Campo Discussões em Grupo Pesquisas
Lagoa da Saudade, na Nova Cintra: ponto de pesca e lazer Aprendizagem Ativa Estudo de Campo Discussões em Grupo Pesquisas Aulas dialogadas

21 APROXIMAÇÃO A UMA PRÁTICA ESPECÍFICA EM SAÚDE
OBSERVAÇÃO E DISCUSSÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL ÁREAS DE ATUAÇÃO ASPECTOS HISTÓRICOS DA PROFISSÃO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

22 DESENVOLVIMENTO DOCENTE
REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA IDENTIFICAR AVANÇOS, ZONAS DE DIFICULDADES, NÓS CRÍTICOS – ENSINO APRENDIZAGEM FORMULAR PARCERIAS COM OUTROS COLEGAS TORNAR A PRÓPRIA PRÁTICA AÇÃO-REFLEXÃO- AÇÃO – COMPREENDER TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO DE ENSINAR E APRENDER

23 ENFIM...

24 PARA FAZER JUNTO NO COTIDIANO DO CUIDADO EM SAÚDE É PRECISO APRENDER JUNTO SOBRE O TRABALHO EM SAÚDE. Mc Nair


Carregar ppt "Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google