A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECENDO A MANHÃ Um diálogo entre o tecnológico e o humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECENDO A MANHÃ Um diálogo entre o tecnológico e o humano"— Transcrição da apresentação:

1 TECENDO A MANHÃ Um diálogo entre o tecnológico e o humano
João Cabral de Melo Neto Um diálogo entre o tecnológico e o humano Equipe do Colégio Dante Alighieri – SP

2

3 MASP AV. PAULISTA PARQUE TRIANON

4 CONTEXTUALIZANDO A ESCOLA (HUMANO)
93 anos Aprox. 5 mil alunos e 300 professores Aprox. 12 salas de cada série 32 alunos por sala Maternal a Ensino Médio Aulas curriculares de Informática Pedagógica Projetos informatizados Cursos extracurriculares Projetos de inclusão digital

5 CONTEXTUALIZANDO A TECNOLOGIA
Aprox. 250 computadores em rede Distribuídos em 9 laboratórios e salas de aula Computadores volantes Lousas eletrônicas 2 links de 2 Mb cada

6 DESAFIOS Coorporativismo Desconfiança em relação à tecnologia
Refração à inovação Grande número de professores e alunos (quantidade x qualidade) Imobilidade pedagógica Relações humanas Onde está a chave do laboratório?

7 Como construir o diálogo entre o contexto humano e o tecnológico?
“Um galo sozinho não tece uma manhã: META Como construir o diálogo entre o contexto humano e o tecnológico?

8 Equipe responsável Coordenação
Ele precisará sempre de outros galos.   Equipe responsável Profª Adriana da Matta Profª Adriana Freitas Profª Alexandra Lilavatti Pereira Okada Profª Irene Nedavaska Profª Luciane Pakrauskas Vellozo Profª Mara Pane de Faria Profª Maria Amélia Amato Calvoso Profª Miriam Brito Guimarães Profª Nielce Meneguelo Lobo da Costa Profª Regina Marques Profª Renata Guimarães Pastore Profº Renato Aloísio Laurato Profª Rita Maria Saraiva de Barros Profª Rosângela Mengai Profª Rosângela Tortora Rozo Profª Sandra Cintra Sueli Silva Thiago Maldonado Coordenação Profª Valdenice Minatel Melo de Cerqueira

9 De um que apanhe esse grito que ele
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

10 Responsáveis por série Delegar e validar
e o lance a outro; de um outro galo   CARACTERÍSTICAS Professores híbridos Responsáveis por série Delegar e validar

11 Inserção de computadores em sala de aula
que apanhe o grito de um galo antes Levar o computador para o professor, em laboratórios dedicados às suas necessidades e de seus alunos Inserção de computadores em sala de aula

12 e o lance a outro; e de outros galos
Laboratórios com aulas agendadas – parceria com outros departamentos do colégio Atendimento individualizado ao professor

13 que com muitos outros galos se cruzem Cursos semipresenciais:
TeleEduc Cursos semipresenciais: Planejamento anual Mapas conceituais 

14 os fios de sol de seus gritos de galo,
Trabalho de base na Educação Infantil gera demanda para as séries seguintes Família e Sociedade WebQuest

15 Estabelecimento de uma rede:
para que a manhã, desde uma teia tênue,   Estabelecimento de uma rede: Estamos enredados na solidariedade, no compromisso e na responsabilidade Estratégias de comunicação: listas, “brainstorming”

16 se vá tecendo, entre todos os galos.
Parcerias internacionais Science Across the World Update   

17 E se encorpando em tela, entre todos,
WebQuest

18 Robótica Febrace GEETec
se erguendo tenda, onde entrem todos, Robótica (curricular e extracurricular) Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) GEETec

19 Projeto de inclusão digital Prêmio “Construindo a Nação”
se entretendendo para todos, no toldo Projeto de inclusão digital Prêmio “Construindo a Nação”

20 (a manhã) que plana livre de armação.

21 A manhã, toldo de um tecido tão aéreo Desenho a partir de um traço
Alguns exemplos: Física e Arte Mondrian Desenho a partir de um traço Jogo do Bairro

22 que, tecido, se eleva por si: luz balão.” mas trabalhar com o possível
Colaboração Almejar o ideal, mas trabalhar com o possível

23

24 Um galo sozinho não tece uma manhã:   ele precisará sempre de outros galos.   De um que apanhe esse grito que ele   e o lance a outro; de um outro galo   que apanhe o grito de um galo antes   e o lance a outro; e de outros galos   que com muitos outros galos se cruzem   os fios de sol de seus gritos de galo,   para que a manhã, desde uma teia tênue,   se vá tecendo, entre todos os galos.    E se encorpando em tela, entre todos,   se erguendo tenda, onde entrem todos,   se entretendendo para todos, no toldo   (a manhã) que plana livre de armação.   A manhã, toldo de um tecido tão aéreo   que, tecido, se eleva por si: luz balão. “TECENDO A MANHÔ, João Cabral de Melo Neto

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43 UM ABRAÇO A TODOS E TODAS!!
“Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito” Paulo Freire UM ABRAÇO A TODOS E TODAS!!

44


Carregar ppt "TECENDO A MANHÃ Um diálogo entre o tecnológico e o humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google