A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TOP500 Supercomputadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TOP500 Supercomputadores."— Transcrição da apresentação:

1 TOP500 Supercomputadores

2 Iremos falar sobre o projeto Top500
Para começar... Iremos falar sobre o projeto Top500 O Top500 é um projeto que visa rankear os 500 supercomputadores de maior performance do mundo. São publicadas anualmente duas listas com o ranking . Essas listas estão disponibilizadas no site do projeto ( .

3 Atualmente utiliza o benchmark LINPACK para realização de medidas.
O Top500 Criado em Junho de 1993. Atualmente utiliza o benchmark LINPACK para realização de medidas. As listagens são disponibilizadas no mês de Junho e no mês de novembro de cada ano. Atualmente (lista de Junho de 2008) há somente um computador do ranking no Brasil.

4 LINPACK Benchmark Sobre benchmarks LINPACK benchmark O que são?
Propósitos? LINPACK benchmark Um acidente: apêndice do LINPACK User’s Guide LINPACK package: subrotinas em Fortran, BLAS 1 HPL NxN Benchmark

5 LINPACK e TOP500 Resultados:
Rmax: performance para o maior problema executado em uma máquina (em Gflop/s); Nmax: tamanho do maior problema executado em uma máquina; N1/2: tamanho quando metade de Rmax é executado; Rpeak: pico de performance teórico para a máquina (em Gflop/s).

6 Inicialmente , prover novos dados estatísticos.
Objetivos do Top500 Inicialmente , prover novos dados estatísticos. Informação de como os equipamentos de diversos tipos se comportam para casos extremos. Acompanhar o desenvolvimento dos supercomputadores

7 Supercomputadores Supercomputadores: O que são? História
Década de 60: transistors Década de 70: microchip Década de 80: marca de 1 gigaflop

8 Clusters Clusters: O que são? História: Tipos de Clusters:
IBM: clusters de mainframes Década de 80: microprocessadores, redes de alta velocidade, computação distribuída Década de 90: Projeto Beowulf Tipos de Clusters: Alto Desempenho Alta Disponibilidade Para Balanceamento de Carga

9 É o primeiro colocado do Top500.
IBM Roadrunner É o primeiro colocado do Top500. Custo aproximado em 133 milhões de dólares na época de fabricação. Projetado para o Departamento de Energia dos Estados Unidos. Inicialmente visa simular o envelhecimento de materiais nucleares. Mas será utilizado para outras finalidades também.

10 Netuno é o nome do supercomputador brasileiro rankeado.
Rankeado na posição 138. Inaugurado em 12 de maio de 2008 Localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro Custo na faixa de 5 milhões de reais na época da compra (Financiados pela Petrobras).

11 Netuno (2)‏ Visa contribuir para a interação das instituições nacionais envolvidas com projetos de infra-estrutura e de pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo , gás e energia. Além da UFRJ deverá beneficiar outras 16 instituições brasileiras entre elas a USP , a UNICAMP e a Marinha do Brasil.

12 Perguntas? Obrigado! Grupo 11 Calil Jorge Neto Erika Yamagishi
Helder Ken Sugaya


Carregar ppt "TOP500 Supercomputadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google